Outros Saúde gastrointestinal

Para que serve o sal de frutas Eno

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve o sal de frutas Eno

O sal de frutas é um produto muito popular presente em muitas casa. Mas o fato de ser conhecido não implica que estejamos conscientes dos seus usos, nem que saibamos a forma correta de o utilizar.

Este produto efervescente, que deve ser misturado sempre com água, utiliza-se para o tratamento do mal-estar gastrointestinal, atuando de forma eficaz especialmente quando comemos mais do que devíamos. Está composto maioritariamente por bicarbonato de sódio e aromatizado com cítricos para lhe dar um gosto agradável, fazendo com que seja fácil de ingerir. Se quer saber em detalhes para que serve o sal de frutas Eno, neste artigo de umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: O que é bom para azia

Índice

  1. Para diminuir a acidez estomacal
  2. Para combater o refluxo gastresofágico
  3. Para diminuir o peso estomacal e a indigestão
  4. Para aliviar o mal-estar depois de uma refeição pesada
  5. Como tomar sal de frutas Eno?

Para diminuir a acidez estomacal

A acidez estomacal, conhecida também como queimação, se caracteriza precisamente por uma sensação de ardor e desconforto na boca do estômago, acompanhada de náuseas e mal-estar gástrico. Costuma apresentar-se quando ingerimos determinados alimentos como o chocolate, os produtos de confeitaria, o café, os produtos ricos em gordura, o álcool ou as frutas muito cítricas. Quando comemos algum alimento que nos causa acidez ou se a mesma se apresentar depois de uma refeição abundante, o sal de frutas pode ajudar a aliviar este ardor e a melhorar o sofrimento de forma rápida.

Se estes desconfortos se apresentarem com frequência podem evidenciar um problema de saúde importante como o refluxo gastresofágico ou a hérnia hiatal.

Para que serve o sal de frutas Eno - Para diminuir a acidez estomacal

Para combater o refluxo gastresofágico

Alguma vez sentiu como um líquido ácido e desagradável sobe do seu estômago até chegar quase à sua garganta? A esta desconfortável condição chamamos de refluxo gastresofágico e se apresenta quando o líquido e os alimentos do estômago voltam para o esôfago, causando uma sensação de ardor intensa que, se se repetir com muita frequência, pode chegar a originar danos e levar a uma patologia conhecida como esôfago de Barrett.

Ingerir alimentos que causam acidez, comer em abundância, beber álcool, fumar ou se deitar depois de comer são alguns dos causadores do refluxo. Esta condição pode ser aliviada tomando sal de frutas, ainda que se ocorrer com muita frequência é imprescindível consultar um gastroenterologista para uma revisão.

Para que serve o sal de frutas Eno - Para combater o refluxo gastresofágico

Para diminuir o peso estomacal e a indigestão

Outra das condições para que serve o sal de frutas Eno é para aliviar o peso estomacal e a indigestão originada por uma comida que caiu mal. Sintomas como a inflamação abdominal, as náuseas, o ardor estomacal ou a flatulência são comuns quando não digerimos de forma adequada, para aliviar esse desconforto o sal de frutas é um grande aliado graças ao seu conteúdo de bicarbonato de sódio, que diminui o ardor, o peso e melhora a digestão, reduzindo também as flatulências.

Para que serve o sal de frutas Eno - Para diminuir o peso estomacal e a indigestão

Para aliviar o mal-estar depois de uma refeição pesada

Não há necessidade de ter problemas gastrointestinais para que uma refeição abundante nos caia mal. Quando comemos mais do que deveríamos ou ingerimos alimentos processados ou muito ricos em gorduras, é normal que o nosso estômago custe mais digerir, por isso o sal de frutas é utilizado para aliviar o desconforto originado por comer demais, facilitando a digestão.

Para que serve o sal de frutas Eno - Para aliviar o mal-estar depois de uma refeição pesada

Como tomar sal de frutas Eno?

Agora que já sabe para que serve o sal de frutas, é provável que se pergunte como tomá-lo adequadamente. Esta alternativa é apropriada para adultos e crianças com mais de 12 anos, deve-se consumir 5 gramas de produto diluído em um copo de água, caso o desconforto seja intenso pode-se tomar novamente depois de duas ou três horas da ingestão anterior.

A dose máxima são 5 gramas de produto 5 vezes ao dia. Não deve ser ingerido por mais de 14 dias seguidos. Ao consumi-lo, o sal de frutas pode causar arrotos e flatulência, algo que faz parte dos seus efeitos e que ajuda a aliviar o mal-estar gástrico.

Advertências

  • No caso de mulheres grávidas e amamentando é importante consultar o médico antes da sua ingestão.
  • Não se recomenda ingerir este produto de forma excessiva em pessoas que devem seguir uma dieta baixa em sódio.
  • Para crianças com menos de 12 anos deve ser consultada a dose com um especialista.
  • Se os sintomas e desconfortos se prolongarem é importante ir ao médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o sal de frutas Eno, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Para que serve o sal de frutas Eno