Outros Saúde gastrointestinal

Por que é importante mastigar os alimentos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que é importante mastigar os alimentos

Nem sempre temos tanto tempo como desejamos para comer, e às vezes quando o temos continuamos alimentando-nos de forma rápida como um hábito. Mas há algo em que tanto gastroenterologistas como nutricionistas concordam: é muito importante mastigar os alimentos de forma adequada para garantir nossa saúde e evitar comer em excesso. A que se deve isto? Em umComo.com.br explicamos a você em detalhe por que é importante mastigar os alimentos.

Também lhe pode interessar: O que é bom para azia

Índice

  1. Porque favorece uma boa digestão
  2. Porque ajuda a digerir melhor os nutrientes
  3. Porque nos ajuda a comer menos
  4. Porque desfrutamos mais do sabor dos alimentos
  5. Outros benefícios de mastigar bem

Porque favorece uma boa digestão

Uma das principais razões pelas quais é importante mastigar bem os alimentos é porque este processo favorece a adequada digestão, reduzindo assim a possibilidade de sofrer de peso no estômago, gases e incômodos gástricos.

Ao mastigar nossa saliva segrega enzimas que favorecem a formação do bolo alimentar, lubrificando a comida e desintegrando-a com a ajuda de nossos dentes, deste modo quando o alimento chega ao nosso estômago digeri-lo requer menos trabalho, pelo que as digestões serão bem mais leves e rápidas.

Porque ajuda a digerir melhor os nutrientes

O mesmo processo que permite a segregação de enzimas para a formação de um bolo alimentar adequado para ser digerido, é o que garante que, uma vez dentro do estômago, possam ser separados adequadamente os nutrientes, aproveitando ao máximo os benefícios de cada alimento.

Quando não mastigamos bem este processo é dificultado, pelo que, além de contar com uma digestão lenta, nosso corpo não será capaz de aproveitar efetivamente os nutrientes de cada alimento nem de separar as substâncias tóxicas dos mesmos, o que favorece uma má nutrição e um armazenamento alto de toxinas no corpo.

Porque nos ajuda a comer menos

Além de todos os benefícios de mastigar os alimentos que mencionamos anteriormente, este processo tem outra vantagem: ao mastigar muitas vezes os alimentos mandamos sinais ao nosso cérebro do que estamos consumindo; por meio deste processo recebemos mais rápido os sinais que nos indicam que estamos satisfeitos e, portanto, comemos menos.

Vários estudos demonstram que quem mastiga mais vezes os alimentos e come em um ambiente tranquilo e sem pressa tem menos risco de sofrer de obesidade.

Porque desfrutamos mais do sabor dos alimentos

Outras das razões que destacam a importância de mastigar bem os alimentos é que através deste processo desfrutamos melhor de seu sabor devido à segregação de saliva. Acontece que ao comer muito rápido nossas papilas gustativas não detectam adequadamente os sabores, por isso não se potencializa completamente o gosto do prato ou alimento que estamos consumindo.

Outros benefícios de mastigar bem

  • Favorece a prevenção das cáries, pois uma maior segregação de saliva evita que os alimentos fiquem aderidos aos dentes e regula os níveis de pH na boca.
  • Ajuda na oxigenação do organismo, incluindo o cérebro, o que nos faz estar mais atentos e de melhor humor.
  • Diminui transtornos gástricos como o cólon irritável ou gastrite, além de reduzir a tensão ao comer, pois nos obriga a alimentarmo-nos lentamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que é importante mastigar os alimentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que é importante mastigar os alimentos