Álcool, Tabaco e Drogas

Mal-estar após fumar cigarro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 abril 2023
Mal-estar após fumar cigarro

As pessoas fumadoras estão perante um vício letal cujos efeitos nocivos foram sendo descobertos com o passar dos anos e com os diferentes estudos científicos. Agora pode-se afirmar que o tabaco mata, que leva a sofrer de doenças crônicas do tipo respiratório e vascular e que, além disso, causa câncer.

Este vício também pode originar certos desconfortos no corpo, um deles é o enjoo, que muitos fumadores já sentiram alguma vez. Para saber por que se sente mal-estar após fumar cigarro, em umCOMO vamos te explicar as razões e como sentir-se melhor diante do quadro.

Também lhe pode interessar: Porque o cigarro vicia?

Índice

  1. Por que sentimos mal-estar após cigarro?
  2. Sintomas do cigarro
  3. Pressão baixa após fumar cigarro
  4. Dor de barriga após fumar
  5. Por que parar de fumar cigarro

Por que sentimos mal-estar após cigarro?

O fumo contém muitas substâncias nocivas que o tornam prejudicial para a saúde. O alcatrão e a nicotina são as piores e deterioram o nosso sistema dando origem a múltiplas doenças e sintomas associados ao tabagismo. É muito comum que se começamos a fumar e nunca tínhamos fumado antes, sintamos enjoo. O mesmo acontece quando não fumamos durante um tempo prolongado e depois caímos neste vício.

Está comprovado que fumar provoca falta de oxigênio no cérebro, por isso podemos ter sintomas de enjoo e tontura quando acendemos um cigarro, especialmente se ainda não somos fumadores habituais.

Mal-estar após fumar cigarro - Por que sentimos mal-estar após cigarro?

Sintomas do cigarro

Doenças respiratórias

Fumar danifica o nosso aparelho respiratório, deixando-o frágil e suscetível a contrair doenças do tipo respiratório como asma, DPOC ou insuficiência respiratória. Podemos enjoar ao ter uma destas doenças não diagnosticada ainda. Assim, se já fumados há muitos anos, este pode ser um dos motivos.

Enjoos

Quando temos uma overdose de nicotina no corpo, como qualquer excesso que fizermos, podemos enjoar ao descompensar a dose habitual no nosso organismo. Isto pode ocorrer naqueles dias em que fumamos mais que o habitual, como noites de festa ou eventos sociais onde, sem darmos conta, estamos acendendo um cigarro depois do outro.

Se estamos há vários dias sem fumar, a volta repentina provocará enjoos no nosso corpo devido a essa overdose com a qual o nosso organismo não contava.

Aumento da pressão

O efeito da nicotina no organismo contribui para que aumentem os níveis de umas substâncias chamadas catecolaminas que geram a contração dos nossos vasos sanguíneos, pelo que se torna necessário que o sangue faça mais força para atravessar estes condutos contraídos. É assim que sobe a pressão arterial do nosso organismo e podemos enjoar devido a este aumento da tensão, sobretudo com o primeiro cigarro do dia.

Alterações cardíacas

O enjoo não termina quando deixamos de fumar, porque é precisamente neste momento em que o organismo começa a se regular e a assimilar essa falta de nicotina no sangue, pode quebrar a nossa tensão arterial, por isso é frequente sentir-se mal e enjoar ao deixar de fumar até o seu corpo se habituar. Lembramos que os fumadores têm um ritmo cardíaco mais rápido que os não fumadores, assim, estas mudanças que o corpo recebe têm que se harmonizar de novo.

Mal-estar após fumar cigarro - Sintomas do cigarro

Pressão baixa após fumar cigarro

Muitas pessoas têm a sensação de pressão baixa após fumar cigarro, mas isso é mesmo real? Nicotina abaixa a pressão? Na verdade, não é bem assim.

A nicotina aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Portanto, essa sensação de pressão baixa após fumar cigarro deve-se ao fato de que quando se está fumando a pressão sobe e após 20 minutos, em média, ao terminar de fumar a frequência cardíaca e a pressão voltam a baixar. Essa diferença é que dá a sensação de mal-estar e pressão abixa após fumar cigarro.

Mal-estar após fumar cigarro - Pressão baixa após fumar cigarro

Dor de barriga após fumar

Outros dos mal-estares que podemos experimentar após fumar é a dor de barriga. Isso acontece porque quando se fuma, puxa-se o ar pelos pulmões e para o estômago e intestino aumentando os gases. Além disso, o cigarro irrita o aparelho digestivo.

Por que parar de fumar cigarro

Até aqui você já viu todos os males e sintomas do cigarro, por isso, pode ser que esteja convencido/a a deixar de fumar. Esta não é uma tarefa fácil, mas é a única maneira de evitar o mal-estar causado pelo cigarro e também evitar problemas de saúde futuros.

Se você quer saber como renunciar a este hábito que é um dos melhores passos que pode dar pela sua saúde e bem-estar, e no nosso artigo explicamos-lhe todos os benefícios de deixar de fumar e como fazê-lo.

Mal-estar após fumar cigarro - Por que parar de fumar cigarro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mal-estar após fumar cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Nelson
Esre arrigo SÓ FALA EM "ENJOOS". Nao era o tema proposro que desde inicio foi o tonturas ao fumar. ARTIGO QUE NAO AJUDOU EM NADA!
1 de 5
Mal-estar após fumar cigarro