Glóbulos vermelhos

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento

O hematócrito refere-se à porcentagem de glóbulos vermelhos presentes no nosso corpo em relação à quantidade de sangue que temos. Quando os seus valores são muito baixos ou altos pode ser devido a diversas condições de saúde que convém determinar para tratar de forma adequada. Por isso, quando o resultado de nosso exame de sangue não é satisfatório neste aspecto é imprescindível consultar um hematologista. Enquanto um profissional dá a você o seu diagnóstico, no umCOMO explicamos a você algumas das causas mais comuns pelas quais você tem o hematócrito baixo.

Também lhe pode interessar: Por que tenho o hematócrito alto

Índice

  1. Hematócrito: valores de referência e níveis normais
  2. Anemia
  3. Deficiência de nutrientes
  4. Hemorragia ou sangramento excessivo
  5. Excesso de hidratação
  6. Destruição dos glóbulos vermelhos
  7. Leucemia

Hematócrito: valores de referência e níveis normais

Antes de determinar as causas pelas quais se tem o hematócrito baixo, é importante conhecer quais são seus valores para hematócrito normal. Estas quantidades podem variar ligeiramente de um laboratório para outro, por isso é importante prestar atenção à referência de nível normal que se encontra sempre nos exames de sangue. Tendo em conta este aspecto, os valores habituais costumam ser:

  • Mulheres: 36,1% a 44,3%
  • Homens: 40,7% a 50,3%

Com base nas referências, você considera que os valores para hematócrito alto são acima disso e os abaixo, os que corresponde a um número percentual menor que estes.

Se o seu caso é de hematócrito alto, sugerimos o artigo 'Por que tenho o hematócrito alto'.

VCM e VGM - Entenda as siglas

É possível que você tenha se deparado com essas siglas acompanhas de valores no seu examen de sangue. Saiba que respectivamente ela siglas significam volume corpuscular médio e volume globular médio, que são os valores que indicam o tamanho das hemácias: grandes ou pequenas.

Anemia

A anemia apresenta-se quando a quantidade de glóbulos vermelhos em nosso corpo fica reduzida (hemoglobina baixa) devido a diferentes causas como a falta de ferro, vitamina B12, deficiências da medula óssea, entre outros. Esta condição afeta também o nível de hematócrito em nosso corpo, reduzindo-o. Encontrar as causas da anemia e tratá-la de forma oportuna será fundamental para garantir o bem-estar e saúde do paciente.

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento - Anemia

Deficiência de nutrientes

Relacionado com a explicação no passo anterior, quando uma pessoa tem desnutrição ou deficiências nutricionais de elementos como o ferro, a vitamina B12, B6 ou o fosfato, os níveis de hematócrito diminuem e a saúde de nosso corpo se debilita.

Atender a estas carências nutricionais e estabelecer uma adequada alimentação é imprescindível para garantir a recuperação do nosso organismo.

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento - Deficiência de nutrientes

Hemorragia ou sangramento excessivo

Uma hemorragia ou sangramento excessivo devido a um acidente, lesão ou traumatismo também pode originar uma rápida queda nos glóbulos brancos, sendo a razão pela qual o hematócrito está baixo. Este resultado costuma ser facilmente reversível com transfusões sanguíneas ou a recuperação do paciente.

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento - Hemorragia ou sangramento excessivo

Excesso de hidratação

A quantidade de água que nosso corpo precisa varia segundo o clima no qual nos encontremos e a atividade física que realizemos. Em média, recomenda-se ingerir 2 litros por dia, mas esta quantidade pode ser maior quando há temperaturas muito altas e excesso de transpiração.

No entanto, um excesso de líquido pode fazer com que o hematócrito baixe do mesmo modo que a desidratação faz que estes valores aumentem. Só um especialista poderá determinar se esta é a razão dos resultados elevados.

Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento - Excesso de hidratação

Destruição dos glóbulos vermelhos

Diversas condições de saúde podem produzir a destruição dos glóbulos vermelhos, que não se trata de uma doença em si, mas de um sintoma de outra patologia. A revisão e diagnóstico por parte de um hematologista será fundamental para determinar o que produz a destruição dos eritrócitos e resolver o problema.

Leucemia

O câncer nos glóbulos brancos, conhecido como leucemia, pode afetar também a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue fazendo que o hematócrito fique baixo. Determinar a presença desta condição requer extensos estudos que se realizarão apenas quando hajam indicadores que permitam suspeitar desta condição.

Como o hematócrito baixo pode ocorrer devido a diversas causas, uma revisão médica é imprescindível para determinar a razão da queda destes valores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Dalma
Gostei muito do artigo e aprendi bastante. Meus níveis estão normais. Parabéns pelo site que é de grande utilidade. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dalma, que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
jorge armando jorge
foi muito util pra mim porque estou passando por tenção baixa! Me ajudem como posso fazer subir a tenção baixa? Fazer exercicio pode ajudar subir a presao baixa?
1 de 5
Por que tenho o hematócrito baixo - Causas e tratamento