Medicamento Ibuprofeno Cinfa

Posso tomar ibuprofeno e paracetamol

Posso tomar ibuprofeno e paracetamol
Imagem: diariofemenino.com

Ibuprofeno e paracetamol são dois medicamentos de venda livre muito utilizados para aliviar dores leves ou moderadas ou reduzir a febre. Embora ambos sejam medicamentos com propriedades muito similares, apresentam algumas diferenças que devem ser conhecidas para fazer um consumo adequado de cada um deles. Também uma das perguntas mais frequentes que costumamos fazer é se posso tomar ibuprofeno e paracetamol juntos, isto é, alternar a ingestão de ambos ao mesmo tempo? Continue lendo este artigo de umComo.com.br para saber a resposta com todo detalhe e outros dados de interesse sobre estes medicamentos.

Também lhe pode interessar: Posso tomar Ibuprofeno grávida

Passos a seguir:

1

Primeiro, é importante estabelecer as diferenças entre ambos os medicamentos e saber que uso tem cada um deles:

  • O paracetamol é o analgésico por excelência que está indicado para aliviar dores leves ou moderadas como dores de cabeça, dentais, menstruais, musculoesqueléticas, estados gripais e dores próprias de doenças como artrite ou artrose. Também, o paracetamol é antipirético por isso é eficaz para reduzir a febre.
  • O ibuprofeno, por sua vez, é também analgésico e antipirético mas também contém um efeito anti-inflamatório.Desta forma, diante quadros febris, o paracetamol é mais eficiente e os especialistas recomendam também o consumo de paracetamol em vez do ibuprofeno para aliviar dores leves de cabeça. Como o ibuprofeno é mais lesivo para a mucosa gástrica, não deve ser ingerido com o estômago vazio.
2

Portanto, como apresentam propriedades similares, sim é possível tomar ibuprofeno e paracetamol combinados de forma segura durante períodos curtos de tempo a fim de aliviar dores leves ou moderadas e reduzir a febre. Nenhum destes medicamentos prejudica a eficiência do outro nem causa um aumento dos efeitos secundários. Porém, para um uso adequado é importante consultar as dúvidas com seu médico a respeito da dose recomendada bem como a duração do tratamento alternado destes medicamentos.

3

A forma aconselhada de combinar estes medicamentos é tomar uma dose de ibuprofeno e esperar quatro horas para tomar a dose de paracetamol e assim sucessivamente. Deste modo, estaremos tomando tanto a dose de ibuprofeno como a de paracetamol a cada oito horas.

4

Lembre-se de que sempre é fundamental ler a bula dos medicamentos e não superar em nenhum caso a dose recomendada para nossa idade e peso. Em caso de dúvida ou diante de qualquer efeito secundário durante o tratamento é imprescindível consultar um médico especialista.

5

Assim não se aconselha alternar a toma de ibuprofeno e paracetamol mais de 3 dias sem supervisão médica.

Leia também: Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar ibuprofeno e paracetamol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
uildina
Estou fazendo o uso de Flotac , gostaria de saber se posso tomar paracetamol? ?
( dor de dente)

Antonio Carlos Lopes
solicito maiores informaçoes se posso ou nao tomar os dois juntos ou com algum intervalo, intercalando, tomando um e depois o outro
Edson Souza Pinheiro
Gostaria de saber em caso de capsulite adesiva será bom me medicar com ibuprofeno com Paracetamol?
Michele gomes
Estou com um cisto no ovário esquerdo e um cisto de nabhot no colo do útero e com um sangramento bem pouco junto com uma secreção que paresce com clara de ovo, não sinto dores fui ao ginecologista e ele me receitou tomar ácido trasmetisanico e uma fórmula de ibuprofeno 400 com paracetamol 100 dizendo que é para dissolver o cisto só que não vejo nada a respeito na página, gostaria muito de saber se esse tipo de tratamento é comum?
Jaqueline
Dor nas articulações por causa da shicungunha o que fazer
Lucimara Aparecida Da Silva
Posso tomat paracetamol tenho arritimia cardíaca. ...obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucimara! O melhor é você conversar com o seu médico primeiro para saber se pode tomar ou não, ele é quem sabe o que é melhor para você. Obrigada pelo seu comentário!
Rock Brunno Moreira da Silva
Olá Sara, Gostaria de parabenizar pela sua postagem, mas ainda estou com duvidas em relação a combinação dos dois medicamentos. Em algumas pesquisas(Especialistas da área medica) que fiz, pode verificar que não pode ser indicado o uso dos dois medicamentos, por terem algumas semelhanças no tratamento os efeitos colaterais de ambos se agrava, mais não falaram nada em relação a tomar os medicamento intercaladamente como foi apresentado na sua postagem, será q realmente posso levar em consideração o que esta acima? Um exemplo básico é a situação que estamos passando que é a dengue, normalmente doutores recomendam o uso do paracetamol para esse caso mais se pararmos para pensar um dos estágios que a dengue se desenvolve no organismo do hospedeiro é o ataque direto ao figado,onde causa as dores abdominais e desconforto, se eu ingerir o medicamento(paracetamol) ele ira atacar exatamente o figado no qual ja esta passando pelo processo dos sintomas da dengue. Esta certo que cada pessoa tem um organismo diferente e ha uma variedade de reações, mas o que me garante que uma pessoa ao falecer possa ser considerada como dengue hemorrágica? Acho que entendeu onde eu quero chegar. Sei que é um caso a parte, mais como eu não entendo muito sobre essa área eu queria explicações para poder chegar em algum lugar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rock! Agradeço desde já o seu comentário, mas infelizmente não há muito que lhe possa dizer se não que deve recorrer ao seu médico para saber se é viável fazer o tratamento combinado para o seu caso. Deve compreender que sem uma observação do paciente, fica difícil fazer este tipo de recomendações. Por isso, o melhor é mesmo consultar primeiro o seu médico. Obrigada mais uma vez e continue acompanhando a nossa página :)
Tatiana Gonçalves Medina
Estava precisando de informações porque a febre do meu filho de 5 anos não baixava. Ele está empurrando muito, tosse seca. A febre chegou a dar um pico de 39,7. Agora vou ficar mais tranquila em médica lo por pelo menos 72 horas. A dúvida é que como ele pesa 19 kilos, eu dou 19 gotas de paracetamol e se não baixar a febre em 4 horas posso dar 19 gotas do ibuprofeno?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiana! O melhor é mesmo se assessorar junto do seu médico, pois ele é quem saberá o que é melhor para ele. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu filho!
Jusci
Adorei, muito bom.. Parabéns. Ajudou muito...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jusci, muito obrigada valeu! Continue a visitar o nosso site :)
Andréia Apª Marques Gratão
Forma simples e objetiva de explicar parabéns ! Deus os abençoe .amei tanto que compartilhei no face kkkkk
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e pela partilha no Face :)
Cristina
Minha dúvida não é de tomar após 6 ou 8 horas,e sim saber se,após um prazo de 1h o medicamento não fez efeito( não tirou a dor),eu posso tomar o outro.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Cristina, se após por exemplo uma hora ainda não tiver sentido o efeito do medicamento deve aguardar mais um pouco, pois é aconselhável fazer um intervalo entre tomas de 4 a 6 horas. No caso de dúvida, entre em contato com o seu médico ou farmacêutico. Obrigada por comentar e continue ligada! ;)
Imagem: diariofemenino.com
Posso tomar ibuprofeno e paracetamol