Os tratamentos de próstata

Prostatite - causas, sintomas e tratamento

Prostatite - causas, sintomas e tratamento

A prostatite é uma inflamação da próstata que causa dor e desconforto ao urinar (ardor, aumento do número de micções, etc.). Neste artigo explicamos-lhe quais são os sintomas, as causas e o tratamento desta doença mais comum do que acreditamos nos homens. Continue atento às explicações, mas não duvide de consultar o seu médico de família ou um urologista se tiver alguns dos sintomas que aqui se falam. Aqui tem mais informação sobre a próstata.

Também lhe pode interessar: Como tratar prostatite

Índice

  1. Sintomas da prostatite
  2. Causas da prostatite bacteriana
  3. Causas da prostatite aguda
  4. Causas da prostatite crônica
  5. Tratamento da prostatite

Sintomas da prostatite

Os sintomas da prostatite são os seguintes:

  • ardor ao urinar
  • vontade de urinar com mais frequência
  • febre
  • cansaço

Alguns tipos de prostatite são causados por bactérias, que são pequenos organismos que podem causar infeção ou doença. Se tem prostatite bacteriana, o médico pode ver as bactérias ao examinar uma amostra da sua urina no microscópio. Depois, o médico pode dar-lhe um antibiótico, um medicamente que destrói as bactérias.

No geral, os médicos não encontram bactérias nos homens com prostatite. Se tem problemas urinários, o médico procurará outras possíveis causas, como uma pedra no rim, ou câncer.

Causas da prostatite bacteriana

Há três tipos de prostatite, as causas da bactéria são:

  • Estresse, produz tensão nos músculos pélvicos produzindo fluxo reverso da urina até à próstata.
  • Atividade sexual irregular: com falta de ejaculação, a qual congestiona e inflama a próstata.

Causas da prostatite aguda

  • Bactérias ou vírus.
  • Doenças de transmissão sexual.

Causas da prostatite crônica

Pode ser devido a uma prostatite bacteriana que não tenha sido bem curada, a uma inflamação permanente da próstata ou o estresse e a atividade sexual irregular de forma mantida.

Tratamento da prostatite

Não é simples encontrar um tratamento contra esta doença da próstata rapidamente, provavelmente o seu médico vai tentar alguns tratamentos como por exemplo:

  • Mudar o regime alimentar.
  • Tomar banhos quentes.
  • Pode até receitar um bloqueador alfa para relaxar o tecido muscular da próstata.

Não há uma única solução que seja eficaz para todos os que têm esta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prostatite - causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
MARCELINO FERREIRA
tenho 55 anos, meu psa E 0,26 e minha prostata esta com 30 gramas, mais sinto muita dificuldade, em urinar, e dor na bexiga, isso aconteceu depois que tive clamidia. me ajude, obigado.
A sua avaliação:
jose cyrino da conceiçao
não sinto nenhum sintoma tenho 62 anos fiz um exame e o medico recomendou fazer uma biopia isto e grave
A sua avaliação:
jose claudio queiroz das chagas
tive no e horologista fiz o exame psa e uma ultra son minha prostata aumentou .ele me falou que pelanha idade isto e comun mais teno alguas dificuldades nos dia de hoje como a perca do libido ma dificuldade do penis ficar ireto ( duro) com antes a falta de potencia caiu muito nao consigo ter ereção como antes estive numa farmacia de manipulação o rapaz me disse qe pra prostati e bom salpamito minha testoterona esta boa me responda
Sonia Maria Lopes
O homem que sofre de próstata aumentada, pode transmitir para a companheira alguma infecção através do sexo?
Luiz Carlos ramos
Remédio para tratar da protetores e tenho uma doença colite e não é qualquer remédio que posso tomar o flocasino me faz um mal terrível o que tomar
helio
quantos dias dura o tratamento de prostatite bacteriana
Joaquim Joao Manuel
tenho sintomas da prostatite,acredito mesmo na infecçao por bacterias ou virus na prostata,ja fiz alguns antibioticos mais as dores persistem,eu gostaria saber se o individo com essa patologia deve fazer o tratamento em conjunto com a sua companheira,e qual dos paises onde existem bons especialista e hospitais para o tratamento desta doença?
walter Pereira Lopes
o tratamento com argila é uma benção, tem feito o uso da terra virgem e melhorei muito gostaria de mais informações sobre este assunto, bem detalhado e obrigado pelas informações prestadas sobre o tratamento da prsotatite
jose carlos nascimento
Bom dia eu tenho 43 anos fiz uma utrasson e minha próstata de 57,3 e de um tratamento natural especifico para eu possa me cuidar
Noeci Ferreira Salgado
Eu sinto muito ardor ao urinar,tenho perda de líquido,dia 23/02,fiz toque retal com meu médico urologista,mostrei a ele,um PSA uma ulta sonografia retal e exames de sangue e urina,solicitados pelo meu médico clínico e tanto um quanto disse que tenho um pouco de infecção urinaria e que a minha próstata está um poco grande, o uro mim receitou ciprofloxacina (como hsl monoh) e mim encaminhou para fazer uma urodinâmica .estou preocupado é assim mesmo ou que devo fazer.
Ademir Ortiz
o problema é de como não ter as infecções urinárias causadas pela prostatite.
eduardo
Tenho muita dores nas pernas pode ser da prostatite???
paulo sergio de lima
estou tomando prosteim e eficaz para o tratamento
mari
conheço uma pessoa que foi internada em estado grave com sintomas confirmados de prostatite e calcificação renal depois e ter sido submetido a uma biopsia na prostata febre alta e muita dor abdominal e nos rins,foi constatado sepssemia e possivel que isso tenha algo a ver com cancer de prostata?
Antônio José martins Filho
Muito esclarecedoras, bate com o quadro que estou passando. Obrigado pelas explicações!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Antônio, obrigada nós pela sua visita :) Ainda bem que podemos ajudar!
Usuário anônimo
eu acada dois mes tenho esse problema de prostatite e ate agora ñ acharão a causa da minha doença
Emanoel
Tenho 50 anos e já fiz duas biopsias, uma quando o meu PSA DE 9 e a outra quando deu 4, mas nenhuma deu neoplasia, isto é, meu médico estava suspeitando de câncer, mas graças a Deus, todo bem.Agora eu pergunto: A prostatite pode esta causando um aumento no PSA? Como também estou percebendo meu esperma fino e incolor, será que também é alguma coisa relacionado com a prostatite ou é outra coisa? Gostaria de uma resposta antes de ir ao meu médico.
Prostatite - causas, sintomas e tratamento