Os alimentos com tiamina

Quais as vitaminas do feijão

Samanta Fluture
Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as vitaminas do feijão
Imagem: hipertrofia.org

O feijão é um alimento típico do prato dos brasileiros. Seu sabor delicioso e a variedade de receitas não somente evocam a cultuda do país como tornam o elemento uma rica fonte de vitaminas e diversos outro nutrientes que podem fazer a diferença na sua saúde.

Tais benefícios fazem bem tanto para quem está de dieta como para o corpo no geral. Para saber quais as vitaminas do feijão e todos os seus benefícios para a sua saúde, o Umcomo.com.br separou uma lista de seus principais nutrientes e como eles podem ajudar você a manter uma vida saudável e equilibrada.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do abacate

Índice

  1. Tiamina (vitamina B1)
  2. Ácido fólico (vitamina B9)
  3. Proteína vegetal
  4. Magnésio
  5. Fibras
  6. Ferro
  7. Feijão ajuda a controlar o peso
  8. Combinação arroz com feijão

Tiamina (vitamina B1)

A tiamina (ou vitamina B1) está presente no feijão e é fundamental para o desenvolvimento das células do cérebro. Sua importância está ligada à prevenção da memória e também ajuda a evitar convulsões.

Ácido fólico (vitamina B9)

A vitamina B9 (ou ácido fólico) é um dos destaques do feijão para mulheres grávidas. Isso porque é extremamente importante que se faça sua ingestão durante a gestação, para prevenir deformidades no feto. Além disso, a falta de ácido fólico no corpo de qualquer pessoa pode causar alterações no humor e gerar anemia. Por isso, tal nutriente é muito importante na hora de repor energias e combater o cansaço e a fraqueza.

Proteína vegetal

O feijão é um fonte de proteína vegetal, do tipo que é formada por aminoácidos chamados lisinas. O corpo humano não produz esse tipo de proteína naturalmente, por isso é extremamente recomendado seu consumo através dos elementos que a possuem, como o feijão. Essa proteína é essencial para a saúde dos tecidos do corpo, como a pele, os ossos, os músculos e os órgãos.

Magnésio

O feijão é uma rica fonte em magnésio, que é um bloqueador natural do canal do cálcio. Isso significa que, quando ingerido, ele ajuda a melhorar a circulação do sangue, de nutrientes e do próprio oxigênio pelo corpo humano, ao fazer com que as veias e artérias relaxem e não permaneçam obstruídas.

Fibras

Um dos principais e mais populares benefícios do feijão é a sua grande quantidade de fibras, em dois diferentes tipos, cada qual com suas vantagens. As fibras insolúveis, por exemplo, ajudam na prevenção de doenças digestivas e também a reduzir os riscos quanto às doenças cardiovasculares. Já as fibras solúveis ajudam a estabilizar o nível de açúcar no sangue, o que diminui o risco de diabetes.

Além de ajudar na prevenção de doenças, no dia a dia as fibras podem ser também de muito ajuda. Elas não só regulam o intestino, como são também fornecedoras de energia, dando uma força extra para que as células do intestino e de todo o corpo desempenhem bem suas funções.

Ferro

O feijão é também uma das principais fontes de ferro. Esse nutriente é ótimo para gerar energia no corpo. Em especial, é muito indicado em dietas de mulheres menstruadas ou grávidas, pois costuma perder grandes quantidades de ferro nestes períodos.

O feijão como fonte de ferro também é muito indicado para combater a anemia ferropriva, causada pela redução de hemoglobina no sangue devido à falta desse mineral.

Feijão ajuda a controlar o peso

Outro benefício importante para quem está buscando emagrecer ou apenas manter uma vida saudável é que o feijão ajuda no controle de peso. Porém, para que isso aconteça, é preciso moderação em seu consumo. Afinal, o alimento também é rico em carboidratos e pode sim engordar. Além de todos os outros nutrientes, sua maior vantagem quanto à dieta é possuir uma rica quantidade de fibras. Como falamos acima, elas regulam o intestino, fornecem energia e também aumentam a sensação de saciedade. Dessa forma, seu corpo irá demorar mais para sentir fome.

Combinação arroz com feijão

Você sabia que a combinação de arroz com feijão pode proporcionar uma dose diária de flúor, ajudando no combate das cáries nos dentes? Isso acontece porque essa, ao unir os nutrientes de ambos os alimentos, é possível absorver o flúor que está presente na água tratada que é usada durante o preparo da comida. Dessa retenção, está presente a dose diária de flúor necessária para a nossa saúde dental.

Quais as vitaminas do feijão - Combinação arroz com feijão
Imagem: hypescience.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vitaminas do feijão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hipertrofia.org
Imagem: hypescience.com
1 de 2
Quais as vitaminas do feijão