Úlceras gástricas

Quais os sintomas da gastrite nervosa

Quais os sintomas da gastrite nervosa
Imagem: portaldepaulinia.com.br

Os sintomas mais comuns da gastrite são o inchaço da barriga, e a indigestão, principalmente logo após as refeições. Tanto o inchaço como a indigestão e o desconforto podem durar horas e horas após a ingestão da refeição. Estes sintomas são os mais comuns e mais fáceis de identificar uma gastrite.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da úlcera de estômago

Índice

  1. O que é a gastrite nervosa
  2. Os sintomas que identificam a gastrite nervosa
  3. Diagnóstico
  4. O tratamento
  5. Alimentação como remédio

O que é a gastrite nervosa

No caso da gastrite nervosa, os sintomas se manifestam, principalmente, em pessoas que se encontram em uma situação de desgaste emocional muito grande. Pessoas que passam por uma carga muito alta de estresse podem apresentar os mesmo sintomas da gastrite, como o inchaço e a dor no estômago, e outros, como o vômito e azia. É bom lembrar, também, que esses sintomas pode ser desencadeados pelo consumo de comidas muito gordurosas, condimentadas e com muita pimenta, além de bebidas gasosas e a alcoólica.

 

Identificar os sintomas iniciais e saber o que os causa é o segredo para conter algo mais grave e desenvolver o tratamento adequado da gastrite nervosa.

Os sintomas que identificam a gastrite nervosa

  • Cefaleia ( Dor de cabeça)
  • Enjoo e náuseas
  • Indigestão, embrulho no estômago e gases
  • Sensação de empachamento e dor na região do abdômen
  • Indisposição
  • Falta apetite
  • Vômitos constantes ou ânsia de vômito

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Para a gastrite ser diagnosticada, você deverá procurar um gastroenterologista. Ele irá solicitar uma endoscopia digestiva e, com base no resultado desse exame, Irã identificar se existe inflamações, lesões ou algum ferimento mais grave na região. A gastrite nervosa pode ter várias causas, mas quando é tratada de forma correta, não oferece grande perigo.

  • Possíveis complicações da gastrite
  • Caso o tratamento não seja feito da forma devida, pode acontecer:
  • Úlcera gástrica: A úlcera é uma ferida no estômago que provoca muita dor no estômago, vômito com sangue, e fezes na cor mais escura.
  • Câncer de estômago, por conta da desregularão do ácido no tecido do estômago.

Para evitar passar por essas complicações, faça a prevenção, tomes os cuidados corretos e siga a risca o tratamento proposto pelo seu médico.

O tratamento

O tratamento da gastrite nervosa pode ser feito com um protetor gástrico, ou um supressor, como é o caso do Omeprazol.

Cuidar em ter uma alimentação mais saudável. Uma dieta para cuidar da gastrite deve ser com poucos vegetais crus, alimentos muito ácidos, com muita pimenta, gordurosos ou que causam fermentação no estômago, como o pão, por exemplo.

As causas:

  • Uso excessivo do álcool
  • Cigarro
  • Péssima alimentação

A exposição a situações de grande estresse pode estar diretamente ligados ao surgimento dessa gastrite, e para ter sucesso no tratamento, é preciso se manter longe de situações que possam causam um abalo emocional.

Alimentação como remédio

A alimentação pode e é um aliado importantíssimo no caso da gastrite nervosa. Alimentos crus devem ser mantidos a distancia, pois para a digestão desses alimentos, o estômago realiza um trabalho bem mais intenso, e por isso, agravar as lesões já existentes. Além disso, esses alimentos, os crus, podem ter bactérias que se instalam na mucosa do estômago, e transformar uma lesão simples em algo bem mais grave.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da gastrite nervosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
SUELY O RODRIGUES
Ola Amigos, Por favor quais sao os alimentos, que uma pessoa com distensao apos ingesta de alimentação sem gordura pode comer? Legumes/ saladas/ Proteinas/ Nao tenho Ulcera nem dores/ so que apos um simples lanche meu estomago parece dobrar de tamanho/ independente do que eu possa estar ingerindo/ Nao me alimento de glutens e nem de Lactoses , muito menos de gorduras.
adriana
minha mãe tem gastrite nervosa,ela estava rachando os pés com conceira e irritação e arde e esquenta,já foi no medico e ele disse que pode ser micose e passou produtos para passa mesmo assim não melhorou,eu queria saber se essa rachadura pode ser da gastrite nervosa,pois ela passa muito nervoso em casa.
Imagem: portaldepaulinia.com.br
Quais os sintomas da gastrite nervosa