Câncer de tiroide

Quais os sintomas de câncer de tireoide

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas de câncer de tireoide

Entre os cânceres que se desenvolvem na região do pescoço e cabeça, o de tireoide é o mais comum, inclusive, entre as mulheres após os 40 anos. Nem sempre o inchaço do pescoço indica que a pessoa esteja com um câncer na glândula, embora esse seja também um dos sinais da doença. Por isso, é importante saber quais os sintomas de câncer de tireoide para assim saber, quando é preciso buscar ajuda médica. Para tanto, confira as informações do umComo.com.br.

Passos a seguir:

1

O câncer da tireoide, também conhecido como carcinoma papilífero da tireoide, acomete a glândula que existe na parte da frente do pescoço, que possui forma de borboleta e é responsável pela produção dos hormônios que controlam o metabolismo. Embora nem todos os pacientes tenham sintomas que indiquem a presença da doença, quando eles surgem o mais comum é que haja um nódulo, caroço ou inchaço no pescoço. Mesmo que não seja regra, essa anomalia tende a crescer em uma velocidade rápida. Além disso, o nódulo nem sempre indica a presença de um câncer, pois pode se tratar apenas de alterações na tireoide.

Quais os sintomas de câncer de tireoide - Passo 1
2

No entanto, pacientes que possuem histórico familiar de câncer da tireoide ou que já passaram por radiação nas glândulas tireoides estão mais sujeitos a ter a doença. Além disso, existem outros sintomas de câncer de tireoide, como a existência de linfonodomegalia cervical, que se refere aos gânglios linfáticos que crescem no pescoço. Além disso, o paciente pode estar ainda com rouquidão ou demais mudanças na voz que persistem, dificuldade em engolir e episódios de tosse que se tornam constantes.

3

Além disso, outros sinais que indicam a doença são as dores que acometem a parte anterior do pescoço, sendo que elas podem se alastrar até próximo dos ouvidos. Fecha a lista de sintomas do quadro os problemas respiratórios. Existem diferentes tipos de câncer da tireoide, sendo que os sintomas não diferem. O carcinoma papilífero é o mais comum, cresce lentamente e ataca as células foliculares. Já o carcinoma folicular pode atingir ossos e pulmões, sendo mais comum em populações com deficiência de iodo.

4

O tipo de câncer chamado células de Hurthle é o que surge mais tardiamente, podendo atacar o pescoço ou se disseminar para o fígado e ossos. O medular é bastante esporádico, sendo também uma doença hereditária autossômica dominante. Por fim, o anaplásico é muito raro, porém, é altamente agressivo e geralmente fatal. Embora a medicina não conheça a origem do câncer de tireoide, é possível que esteja associada às questões hormonais, o que explicaria a sua maior frequência no sexo feminino.

Quais os sintomas de câncer de tireoide - Passo 4
5

De qualquer forma, especialistas ressaltam que existem outros cânceres de pescoço e outras doenças benignas que contam com os mesmos sintomas do câncer de tireoide e, por isso, antes de haver preocupação é necessário consultar um especialista, que vai fazer os exames necessários para diagnosticar a situação. Já quando a doença é diagnosticada, o tratamento pode ser cirúrgico, podendo ser tireoidectomia total ou parcial. É possível tratar ainda com iodo radioativo, terapia hormonal, radioterapia ou quimioterapia, conforme o caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de câncer de tireoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os sintomas de câncer de tireoide