Dor abdominal

Quais são as causas da dor abdominal

Quais são as causas da dor abdominal

A dor abdominal é um dos incômodos mais frequentes que podemos ter no nosso dia a dia, mas determinar a origem desta condição nem sempre é simples uma vez que muitas condições podem causá-la. Apesar disso, os incômodos nesta zona não são necessariamente causados por uma doença grave, por vezes patologias leves podem se manifestar com este incômodo. Quer saber quais são as causas da dor abdominal? Em umComo.com.br explicamos-lhe as principais.

Passos a seguir:
1

Os gases são uma das condições mais comuns que produzem dor abdominal. Originados na sua maioria por uma dieta muito alta em fibra e em alimentos difíceis de digerir, por hábitos alimentares inadequados e pelo consumo de produtos gasosos, este incômodo manifesta-se através da dor de estômago, a inflamação abdominal e a sensação de peso. No nosso artigo por que tenho tantos gases explicamos-lhe com detalhe os motivos porque ocorrem.

2

As gastroenterites e os problemas estomacais, quer sejam virais ou por infeções, provocam igualmente muito desconforto na zona abdominal. Estas condições costumam vir acompanhadas de sintomas como a diarreia, os vômitos e as dores tipo pontadas no estômago. Para detetar exatamente de que vírus ou infeção se trata é importante consultar um especialista.

3

A ingestão de alimentos em mau estado também provoca uma grande dor estomacal. Costuma se concentrar por toda a zona abdominal e provocar outros sintomas como febres, vômitos e tonturas. Na maior parte dos casos as intoxicações alimentares passam por si mesmas quando o corpo consegue eliminar a substância que causou o dano, no entanto perante dores muito fortes, diarreias e vômitos intensos ou no caso de bebês, crianças pequenas ou idosos, o melhor é consultar um médico.

4

Uma das causas da dor abdominal mais frequentes ocorre quando o apêndice se inflama, dando origem à apendicite. O incômodo começa na zona do umbigo, até passar para a zona abdominal direita e inferior. Os sintomas da apendicite vão aumentando à medida que passam as horas, pelo que chegará a um ponto em que a dor será tão intensa que deverá consultar um médico.

Se suspeita de apendicite consulte um médico de imediato para evitar que a situação se complique.

5

Outra causa frequente são as úlceras estomacais que ocorrem por uma inflamação na boca do estômago, a qual gera dor constante e prolongada. Para determinar as causas e o tratamento da úlcera é necessário consultar um médico, deste modo poderemos encontrar a cura adequada para o nosso problema.

No nosso artigo sobre o que comer se tenho uma úlcera damos-lhe alguns conselhos para melhorar a sua alimentação e diminuir os incômodos estomacais.

6

Existem outras condições comuns que também podem causar dor abdominal, por exemplo:

  • Uma má digestão ou a ingestão excessiva de comida costumam traduzir-se em dores de estômago e incômodos gástricos. Algumas infusões digestivas podem ajudar a resolver facilmente o problema.
  • Infeções de urina intensas, que podem gerar dor na parte inferior do abdômen.
  • A tosse intensa também pode provocar dor abdominal devido aos espasmos musculares que ocorrem com o ato de tossir. Bastará apenas resolver o problema principal para encontrar alívio.
  • Se você tiver muito tempo sem exercitar o abdômen e agora voltou a fazer exercício, essa pode ser a causa destes incômodos.
  • Outras doenças nos órgãos como o pâncreas, rins ou condições do coração, em algum determinado momento podem provocar como sintoma uma dor prolongada no abdômen.

Dica: Esclareça também a dúvida - dor abdominal após evacuar, o que pode ser?

7

Lembre-se que para tirar dúvidas e garantir a sua saúde, o melhor é consultar um médico para uma revisão que permita detetar a causa da dor abdominal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte sempre um especialista. Ele irá informá-lo sobre a origem da dor, causas e medicação adequada.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
maria lucia
quando comece a tosse da uma dor muito forte do lado direito perto da costela quando vou tosse tenho que aperta para diminuir a dor se nao aperta e como enfiar em fiar um punhal
Poliana
Incômodo na barriga toda,tem hora que bem em baixo ,depois dos lados,debaixo da Castela,nas pernas ,costas,no lugar que fiz a cesária,queima tbm
Jennifer
Sinto dor abdominal quando tursso e Rio e uma dor forte
lia
Sinto dores no lado superior das costas ja fui no médico e me passou um Remédio e passou enquato tava tomando mas deois voltou a entao nao sei se é por causa do meu trabalho.trabalho pois sou cabecabeleireira. O q vc acha?
evelize milsone
qdo faço exercícios de panturrilha, fico de imediato dores abdominais e dor de barriga, indo logo ao banheiro. o q pode ser ?
gisely
Faz 6 meses que tenho dor no abdomem e nas costas perto dos rins fiz exames e ultassom do rins e nso deu nada mas a dor e terrivel as vezes melhora mas e todo dia essa dor e ta pegando na perna tbm td no lado esquerdo ja fui nos medicos e nada nao sei o pq dessa dor eu amamento mha bebe tem nove mesese to com gastriste tomo omemprazol por 6 meses
Pinto
Tenho todas essas mesmas dores que você já faz dois anos Fiz muitos exames e nenhuma cura Já não aguento mais são dores insuportáveis Qualquer ajuda era bom demais As melhoras para quem tem dores e não se encontram curas
mirian lavor
Fiz uma conização há quarenta dias e fui fazer uma faxina com bastante esforço,baixando carregando água,subindo escadas e descendo e agora me vejo com dores embaixo da barriga,será alteraç~~oes no útero ou somente do esforço?
Bárbara Rodrigues
Dores abdominais superior acompanhado com inchaço pode ser gastrite ou gases?
Quais são as causas da dor abdominal