Exames de sangue

Quais são as causas da fosfatase alcalina baixa

Quais são as causas da fosfatase alcalina baixa
Imagem: veja.abril.com.br

A fosfatase alcalina (FA) é uma enzima hidrolase produzida em vários órgãos, incluindo ossos, fígado e intestinos. Esta enzima tem como função retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, como as proteínas, os nucleotídeos e os alcaloides. A concentração de fosfatase alcanina pode aumentar sempre que haja um aumento na atividade das células ósseas, como durante o crescimento dos ossos ou depois de uma fratura. Para saber os seus valores relativos a esta enzima, basta realizar apenas uma análise ao sangue. Embora seja raro, os níveis de fosfatase alcanina baixos podem ocorrer. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são as causas da fosfatase alcalina baixa.

Passos a seguir:

1

Os valores normais da fosfatase alcanina (FA), em diferentes unidades são:

  • 1,5 a 4,0 unidades Bodanske;
  • 3,0 a 13 unidades King Armstrong;
  • 1,0 a 2,5 unidades Bessee.
2

São várias as condições médicas que podem envolver a fosfatase alcanina baixa no organismo. De seguida, mostramos-lhe as mais importantes.

3

Hipofosfatasia. A hipofosfatasia é uma doença genética que afeta os ossos e dentes. Ocorre devido ao desenvolvimento anormal do osso e é causada por um defeito na mineralização do osso. Alguns dos sintomas identificáveis são membros curtos, problemas respiratórios, osteomalacia progressiva, entre outros. Os pacientes que sofrem de hipofosfatasia apresentam níveis baixos de fosfatase alcanina no sangue.

4

Anemia plástica. A anemia plástica resulta devido ao fracasso do corpo em formar novas células sanguíneas suficientes. Esta condição apresenta alguns sintomas perceptíveis como fadiga e hemorragia descontrolada.

5

Subnutrição. A má nutrição pode ser uma das causas de níveis baixos de fosfatase alcanina. A falta de vitamina B6, ácido fólico e vitamina C pode levar a baixos níveis de fosfatase alcanina no sangue, assim como também a ingestão excessiva de vitamina D.

6

Níveis baixos de fosfatase alcalina podem ser um sinal de muitas outras condições médicas. Estas incluem hipotireoidismo, escorbuto, cretinismo, acondroplasia, deficiência de magnésio, cirurgia cardíaca e enterite grave.

7

Através de uma análise ao sangue, também pode saber os níveis de outras enzimas como a gama glutamil transferase. Veja o nosso artigo sobre o que significa gama glutamil transferase.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da fosfatase alcalina baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Deverá fazer a análise ao sangue em jejum, pois se não o fizer os resultados poderão ser imprecisos, uma vez que os níveis de fosfatase alcanina aumentam depois das refeições.
  • Caso apresente valores alterados de fosfatase alcanina, consulte o seu médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
maria cristina gomes da silva dos santos
gostaria de saber o porque de tao alta fosfatase alcalina alp alta . 480 u/l.
elietepeninga monteiro
fosfatose de eucalina e enzima na idade de 25 anos dar 174 que pode ser estou preucupada ?
João Martins
Tenho 66 anos fiz o exame e deu o valor de 32,0 u/l. É preocupante ou está razoável o meu PSA está em 6,4. Gostaria de receber algum comentário. Atenciosamente
Andréa seabra
Gostei muito do artigo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Andréa! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
lucia santos
Muito bom e esclarecedor
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucia, muito obrigada e continue acompanhando o nosso site :)
Lili
Não apresentaram o valor utilizando a unidade mais comum em nosso país (U/L), não relataram a fonte de onde tiraram os dados...
gabino azevedo junior
Vi meu resultado num recente exame de fosfatose alcalina, com o resultado de 53, sendo valor de referencia maior que 13 e menor que 390 U/L, será que eu entendi que está correto.
Carla
Bom dia Gostaria de interpetrar o resultado: Fosfatase Alcalina 25 - 100 - 1450 ul Este restultado é do meu pai, que tem 86 anos
Usuário anônimo
pq eu nao entendir,pois a minha ta baixa gostaria de saber mais.pq o meu resultado ta de 65 a 300 o meu estar 35u/i.
Imagem: veja.abril.com.br
Quais são as causas da fosfatase alcalina baixa