Hemoglobina

Quais são as causas da hemoglobina baixa

Quais são as causas da hemoglobina baixa
Imagem: otramedicina.imujer.com

A hemoglobina é uma proteína que se encontra nos glóbulos vermelhos, encarregada de transportar o oxigênio às células, por isso conta com uma função fundamental para o organismo. Por este motivo é importante que seus níveis se mantenham nas faixas normais, mas o que ocorre quando se apresenta uma queda? Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as causas da hemoglobina baixa.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar a hemoglobina

Passos a seguir:

1

Ao fazer um exame de sangue é frequente que os valores normais de cada elemento analisado apareçam ao lado dos resultados. Estes níveis podem variar ligeiramente de um laboratório para outro, no entanto, a média normal de hemoglobina oscila entre:

  • Mulheres: de 12.1 a 15.1 g/dL
  • Homens: de 13.8 a 17.2 g/dL
  • Bebês: recém-nascidos de 14 a 24 g/dL. Em outras etapas de 9.5 a 13 g/dL.
2

Se os resultados indicarem que a hemoglobina se encontra bem mais baixa do que o normal, será necessário ir a um clínico geral ou a um hematologista para determinar o motivo desta condição.

Uma das causas da hemoglobina baixa mais comum é a anemia, uma doença que consiste na diminuição desta proteína no corpo. Todos os pacientes com anemia terão um valor de hemoglobina baixo.

3

Os problemas nutricionais, os baixos níveis de ferro, de folato ou de nutrientes do complexo B, como as vitaminas B6 ou B12, também produzem hemoglobina baixa. Nestes casos será necessário ajustar a dieta para receber todos os ingredientes de que o corpo precisa e regularizar os níveis de hemoglobina.

4

A hemoglobina pode baixar diante de certas doenças crônicas, como a artrite reumatoide ou problemas renais. Será importante determinar se a condição crônica do paciente afeta os níveis desta proteína.

5

As mulheres com menstruação muito abundante poderiam apresentar hemoglobina baixa devido à perda de ferro. Outro tipo de sangramento, como o do tubo digestivo ou da bexiga, também podem levar a esta condição.

6

Outra das causas da hemoglobina baixa sugere problemas na medula óssea para produzir glóbulos vermelhos, isto pode ser devido a:

  • Vício em drogas
  • Transtornos da medula óssea
  • Radioterapia
  • Leucemia
  • Diferentes tipos de câncer
7

Se depois de uma análise de sangue os resultados forem bem mais baixos do que a média indicada, será importante ir a um especialista para determinar a causa desta queda e aplicar o tratamento necessário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da hemoglobina baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Maria de Fatima Andrade
Estou com a Hemoglobina em 11.3 e preciso passar por uma cirurgia dia 26 de Setembro, esse valor pode me prejudicar na hora dos exames pré-cirurgicos?
pericles lima rattes
achei muito esclarecedor.
Editor umComo.com.br
Oi Pericles! Que bom que o artigo foi útil. Continue acompanhando nossas dicas :)
Amine Jesus oliveira
sou doadora e derepente mim encontro com emoglobina baixa e não pude fazer a doação, a minha alimentação continua a mesma só que fiz em acirurgia em setembro do ano passado será esse o problema, pois fiz diversos ezames e e pra o meu medico está tudo ok so deu um pouco de gordura no figado.
A sua avaliação:
Aline
Estou com a hemoglobina 11.3 , é muito perigoso?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline! Os valores normais de hemoglobina em mulheres encontram-se entre 12 e 16 g/dL. Os seus valores estão um pouco abaixo do normal, apesar de não ser preocupante convém sempre consultar o médico sempre que fizer exames para mostrar os resultados. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Regina Pacheco
Fui operada recentemente há 4 dias para cá sinto muitas tonturas e vertigens será a hemoglobina baixa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina, se você tem esses incômodos sintomas, sugeria que consultasse o seu médico.
Imagem: otramedicina.imujer.com
Quais são as causas da hemoglobina baixa