Calos nos pés

Quais são as causas das calosidades nos pés

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Quais são as causas das calosidades nos pés
Imagem: hobyto.com

A hiperqueratose ou calosidades produz-se quando a pele, especialmente dos pés e das mãos, se engrossa formando uma calosidade. Essas são incômodas ou até mesmo dolorosas, por essa razão as pessoas que as padecem procuram a melhor forma de eliminar as calosidades dos pés. Também, é indispensável tomar as medidas adequadas para prevenir e evitar as calosidades e não ter que sofrer por causa delas. Se você quer saber quais são as causas das calosidades nos pés, não perca este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da fascite plantar

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que as calosidades ou hiperqueratose se produz pelo engrossamento da pele por causa do atrito ou pressão exercida sobre ela. Trata-se de um sistema de proteção normal da pele contra o atrito ou excesso de esforço nessa região do corpo, normalmente pés e mãos, provocando o aparecimento de calosidades.

2

Desta forma, uma das causas mais comuns no aparecimento das calosidades é o uso de calçado incômodo ou inadequado. Sempre deveremos escolher sapatos adaptados ao nosso pé e forma de caminhar, bem como prestar atenção que estejam fabricados com material de qualidade que não prejudique o nosso pé.

3

Por outro lado, as pessoas com excesso de peso ou obesidade tendem a padecer calosidades nos pés com maior facilidade porque suas extremidades inferiores devem suportar mais peso do que o normal. Por isso, a pele reage fabricando mais queratina para proteger as partes macias e articulações.

4

As más posturas corporais também podem facilitar o aparecimento de calosidades nos pés e, portanto, provocar dor nessa área. Caso seja assim, provavelmente você precise usar modelos ortopédicos que possam corrigir o problema podal. Você pode ler neste artigo Como saber se preciso de palmilhas ortopédicas.

5

Com a idade o aparecimento de calosidades faz-se mais visível e costuma provocar mais desconfortos, por essa razão muitas vezes é indispensável visitar o podólogo para procurar o tratamento mais adequado.

6

Seja qual for a causa das calosidades nos pés, em umComo.com.br queremos ajudar você a combatê-las:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas das calosidades nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hobyto.com
Quais são as causas das calosidades nos pés