O ácido úrico

Quais são as causas do ácido úrico elevado

Quais são as causas do ácido úrico elevado
Imagem: blogdejocassan.blogspot.com

O ácido úrico elevado ou hiperuricemia deve-se à elevada quantidade deste químico no sangue. Isto costuma desencadear a formação de cristais nas articulações que geram inflamação e dor. O aumento de ácido úrico pode se dever a diversos motivos, tanto internos como externos ao organismo. Assim sendo, em umComo.com.br aumentamos-lhe a informação sobre quais são as causas do ácido úrico elevado.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas do ácido úrico baixo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar devemos destacar que o ácido úrico por si só não é um problema para a saúde, uma vez que é o próprio organismo que produz uma parte deste químico ao decompor umas substâncias chamadas purinas. É quando a produção de ácido úrico é excessiva ou não se elimina o suficiente que acontecem alguns problemas.

2

Em condições normais, um terço do ácido úrico do organismo provém dos alimentos e os outros dois terços do metabolismo interno. De tal forma que as causas do excesso de ácido úrico podem ser:

  • Má alimentação (ingestão excessiva de alimentos ricos em purinas)
  • Excesso de produção
  • Ineficiência ou defeito na eliminação do ácido úrico

Sugestão: Confira também esse artigo e esclareça a dúvida - Limão aumenta ácido úrico?

3

Desta forma, uma das causas mais comuns que fazem com que os níveis de ácido úrico sejam elevados é a alimentação. A ingestão de determinados alimentos ricos em purinas pode provocar hiperuricemia, pelo que se deverá evitar as carnes vermelhas, enchidos, marisco, etc, e optar por alimentos bons para baixar o ácido úrico.

4

O consumo de bebidas alcoólicas também é um dos desencadeadores dos níveis de ácido úrico elevado. Assim sendo, aquelas pessoas que sofrem de hiperuricemia devem evitar o consumo de qualquer tipo de álcool.

5

A causa do ácido úrico elevado também pode ser o fato de os rins não conseguirem eliminar de forma correta o ácido úrico do sangue. Ou seja, supera-se o nível normal de ácido úrico devido a problemas renais que impedem a sua eliminação.

6

Alguns medicamentos também podem causar níveis excessivos de ácido úrico no sangue. Será necessário consultar o seu médico sobre o melhor tratamento para manter o ácido úrico dentro dos seus valores normais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do ácido úrico elevado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
alcides gomes
meus pés soltam pele, é sintoma de acido urico elevado?
mario buraccgi
Estoumcom coceira em algumas partes do corpo - é devido aureia alta (111) ou ao remedio Alopurunol
remedio quetomo a bastante tempo -Hoje comi carne e bebi umpuco de vinho -Obrigado,pela ajuda
mariana martinelly kampf
Eu fiz exames e deu o ácido úrico 5, 4 parece e vivo com dores nos tornozelos e nos dedos, tenho dificuldades pra realizar meu trabalho que é pintar telas e desenhar, eu não fumo nunca bebi e evito sal gordura , como mais salada verde e arroz integral carne magra e frutas, não sei o que fez este mau, pensei ser o limão tomo muito limão pra baixar a pressão, será que existe remédio pra isto?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariana!

Confira como baixar o ácido úrico com as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-baixar-o-acido-urico-3014.html
A sua avaliação:
justino borges
Gostei muito da dica
A sua avaliação:
EDIELMA das Neves
Quando pego uma caneta pra escrever começa a dá câimbra na minha mão. E quando pego o celular pra teclar tenho que deixar de lado ou vai da minha mão e eu tenho que fazer massagem. o que faço me diga por favor?
Cleiaaguiar
Oi tive muita dor nas mãos era túnel do carpo,sofri até uma ótima fisioterapeuta me ensinar e fazer em mim alguns exercícios,posso te ensinar se realmente tiver, faça exames.
A sua avaliação:
Katia
Sinto dores nos meus pés e nos meus dedos das mãos já fiz resonancia, mais não deu nenhuma alteração, RX,
A sua avaliação:
Marcelo
Pessoal estou sempre vendo sites a respeito do ácido úrico e não vejo ninguém falar da banana tenho ácido úrico alto e estou praticamente toda semana com crises meus pés doem e o inchaço logo em seguida ,e vendo uma matéria a respeito da banana comecei a comer e por conhecidencia eu estava em crise desde então não tenho mais nenhuma dor me sinto ótimo acho que vale a pena como também frutas secas tipo uva passa junto com a banana ,espero que com esse comentário consiga ajudar alguém.
A sua avaliação:
jose carisvaldo dos santos
Bebida destilada, enlatados, carne moida,batatinha, e prejudicial
A sua avaliação:
Maria auxiliadora Dos Santos
gostaria de saber de tudo sobre acido urico elevado.
Clarisbela de Sousa
Meu marido vive com ácido úrico .Santa muita dor. Não consegue colocar os pés no chão. Tomou duas injeções no pronto socorro que o médico passou e também alopurinol 300mg. Mas no outro dia a dor voltou forte novamente. Tem algum exame específico que possa fazer?
Cleiaaguiar
Exame de urina,fale com o médico.
Rosângela de Paula
Bom dia meu marido com ácido úrico um pouco alto 8.2 , lendo as explicações estou entendendo agora ele é alcoólatra está com gama glutamil 361.0, colesterol alto tbm 388 e sente muitas dores na barriga e não deixa de beber,fez exames de sangue e não foi no médico. Os médicos já passaram vários exames pra ele fazer como ultra do abdômen, tomografia ele não fez eu acho q ele sabe q está com alguma doença e ta com medo de encarar o q posso fazer pra ajudar em grande abraço
eslaine do nascimdnto
o . Acido urico. causa. Rachaduras nos pe?
daniel
cerveja sem alco é prejudicial a saúde
lenilda
Olá fiz enxame de sangue e a triglecide está em 200 será que está normal ou acima do valor sáb pq Est perguntando pq inda vou demora pra ter retorno com meu médico muito anciosa e preocupada porq fiz enxame não passado estava com 73 achei strango subiu demais de um ano pra ca desde já agrdeco
Joaquim Geraldo Freitas
Adorei o esclarecimento sobre ácido úrico , assim descobri que estava com o meu ácido úrico elevado e que as dores no dedo do pé sem levar pancada era proveniente do alto nível do ácido úrico. fui ao médico e foi constatado .
David Orestes
Olha a lista do que nós não podemos ingerir é muito extença daí a dificuldade de lembrar o que pode e o que não.
Rosane Caldas
Gostaria de saber se ácido úrico elevado mexe com o intestino?
Luci Virginia de Morais
boa tarde! Quais especialistas devo consultar para melhores resultados do tratamento? O acido no meu exame de sangue detectou 6,5 e para mulher é de 5,7 no maximo. não tomo bebida alcolica devido tratamento rematologico como minimo de carnes vermelhas como verduras e legumes frutas. urino consideravelmente bem ,mais tomo sempre anti-inflamatório e remedios de dor comecei , iniciei faz 03 dias com omega 3 devo parar por ser oleo de peixe? tenho interesse em me cuidar obrigada
Imagem: blogdejocassan.blogspot.com
Quais são as causas do ácido úrico elevado