Aloe (babosa)

Quais são as propriedades da babosa

Quais são as propriedades da babosa

O aloe vera ou babosa é uma das plantas com mais propriedades benéficas para curar diferentes doenças e problemas de saúde. Ainda que seja uma planta originária da África e do Oriente, estendeu-se por todo mundo para assim poder aproveitar os benefícios das folhas e do suco do babosa. Para que você também possa desfrutar ao máximo desta planta, em umComo explicamos com detalhe quais são as propriedades da babosa.

Também lhe pode interessar: Quais são as espécies de babosa
Passos a seguir:
1

Um dos principais usos da babosa é aliviar e curar doenças da pele, com as folhas e gel que tem no seu interior. Esta planta conta com propriedades cicatrizantes, umectantes e regeneradoras, o que ajudará a fechar feridas superficiais e ao mesmo tempo a nutrir a pele.

É por isso que pode ser útil para você saber:

Quais são as propriedades da babosa - Passo 1
2

Dessa forma, a babosa também conta com um poder calmante que poderá ser aproveitado no caso de queimaduras na pele por causa do sol porque, além de reduzir a dor que estas provocam, hidratará a pele e melhorará a sua recuperação.

Também poderá ser usada no caso de picadas de inseto ou reações alérgicas. Recomendamos consultar aqui uns bons conselhos sobre como fazer cubos de aloe vera para as queimaduras.

Quais são as propriedades da babosa - Passo 2
3

Outro dos usos do aloe ou da babosa é como remédio contra a acne, já que conta com propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação das espinhas e pontos negros.

É por isso que muitos dos cosméticos e outros produtos para combater o acne estão feitos à base de aloe vera e, do mesmo modo, poderá preparar você mesmo em casa máscaras de aloe que lhe ajudem a desinflamar os sintomas da acne.

Quais são as propriedades da babosa - Passo 3
4

Também podemos favorecer a digestão se tomarmos regularmente suco de babosa, uma vez que regula o trânsito intestinal e ajuda a eliminar toxinas. Por isso, é benéfico para as pessoas que sofrem de prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais.

Isto deve-se ao fato de contribuir com uma dose importante de vitaminas do complexo B, que ajudam o sistema digestivo a realizar a sua função.

Quais são as propriedades da babosa - Passo 4
5

O aloe vera conta com benefícios para a saúde, e também no âmbito da beleza e do cuidado pessoal. Desta forma, a babosa é bastante apropriada para manter o cabelo e a pele em perfeitas condições, já que são muitos os truques de beleza com aloe vera como a elaboração de cremes hidratantes, máscaras para o cabelo oleoso, loção anti-caspa... Parecem infinitos os usos da babosa!

Quais são as propriedades da babosa - Passo 5
6

É importante destacar que as mulheres grávidas ou em período de lactação não devem tomar aloe vera ou babosa, visto que pode gerar contrações uterinas e até mesmo levar a um aborto ou nascimento prematuro, assim como passar ao leite materno.

Quais são as propriedades da babosa - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da babosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Renaldo Carvalho Peres
Olá boa tarde, gostaria de saber se o uso do gel da babosa, serve também para rugas da face, de pessoas com mais de 65 anos. muito obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renaldo! O aloe também é bom para as rugas sim, veja como usar aqui: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-usar-o-aloe-vera-para-as-rugas-17850.html
Salete Pimentel
uso para queda de cabelo é muito bom ,para de cair e hidrata ,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Salete, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Eliza Lopes
Já usei o suco da babosa misturado com mel e uma pequena dose de conhaque (usado para conservar o suco) no combate à herpes labial o resultado foi muito bom, curou a pessoa que fez uso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliza, muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência. Continue seguindo as nossas novidades ;)
1 de 7
Quais são as propriedades da babosa