Sobre as plantas medicinais

Quais são as propriedades do boldo

Quais são as propriedades do boldo
Imagem: varimparim.com

O boldo é uma árvore que faz parte da família das monimiáceas que, por sua vez, pertencem às chamadas angiospermas da ordem do louro. Cresce, sobretudo, no centro do Chile, Argentina e sul do Peru. É conhecido pelas propriedades medicinais de suas folhas, as quais se caracterizam por seu tom verde e o forte aroma que deitam. O boldo também é usado no âmbito culinário, como aromático natural. Se quer saber quais são as propriedades do boldo e se beneficiar de todas elas, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do funcho
Passos a seguir:
1

O boldo tem sido catalogado como a planta do fígado por excelência. Sua composição formada tanto por alcaloides como por flavonoides e óleos essenciais lhe proporciona extraordinárias propriedades curativas para este órgão tão importante.

2

Entre todos os alcaloides que contém, realça seu alto conteúdo na boldina, cuja função principal é a de estimular a produção e secreção de bílis, favorecendo o correto funcionamento da vesícula biliar. Desta forma, regula a digestão e facilita a eliminação de gorduras, convertendo-se em um remédio natural muito eficaz para tratar anomalias do fígado, como a inflamação hepática ou o fígado gordo.

3

Além das propriedades digestivas e coleréticas, demonstrou-se que o boldo conta com propriedades laxantes, ideais para combater os problemas de prisão de ventre.

4

As propriedades sedativas e anestésicas do boldo sobre o sistema nervoso também se têm estendido por várias regiões do mundo. Tomá-lo em infusão não só favorece o sistema digestivo mas também permite aliviar estados leves de ansiedade ou estresse.

5

O boldo conta com propriedades diuréticas, ideais para tratar infecções de urina e combater a retenção de líquidos. Para isso, recomenda-se tomá-lo em infusão, fervendo uma colher de sopa de folhas de boldo secas moídas e uma xícara de água.

6

Suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias permitem aliviar as dores de estômago e torções intestinais, resultado de uma digestão incorreta.

7

Em geral, o boldo é uma planta medicinal ideal para combater todas aquelas anomalias e doenças, fruto do incorreto funcionamento do sistema digestivo e, em particular, do fígado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do boldo, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Assis
Boldo confio muito em questão quando estou com o fígado ruim.ou dorzinha de barriga é ótimo. ...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Assis! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
edna
boldo ele faz perde crianca
TANIA RUSSOWSKY
Realmente muito eficaz
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Tania, obrigada por comentar :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: varimparim.com
Quais são as propriedades do boldo