Orégano

Quais são as propriedades do orégano

Quais são as propriedades do orégano
Imagem: healthylivingadviser.com

O orégano é uma das ervas aromáticas mais utilizadas no âmbito culinário. Tanto é assim, que o usamos para condimentar praticamente qualquer prato de comida, seja carne, peixe ou pasta. Podemos utilizar suas folhas secas ou frescas, tudo dependerá do tipo de uso que queiramos dar a ele. Provavelmente em sua cozinha você terá esta erva, mas sabia que além de complementar nossos pratos o orégano conta com muitas propriedades benéficas para nossa saúde? Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são as propriedades do orégano.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do funcho
Passos a seguir:
1

Graças a seu alto conteúdo em timol e ácido rosmarínico, o orégano é um potente antioxidante natural. Estas propriedades antioxidantes ajudam nosso organismo a eliminar os radicais livres, favorecendo a saúde de nossas células e evitando o envelhecimento precoce.

2

Outra das propriedades mais difundidas do orégano é a antifungicida. Isto quer dizer que tem a capacidade de combater os fungos. Desde a antiguidade, tem sido utilizado para conservar os alimentos por mais tempo, bem como ingrediente natural para elaborar remédios caseiros contra doenças de caráter micótico.

Quais são as propriedades do orégano - Passo 2
Imagem: flickr.com
3

Do mesmo modo, o orégano também conta com propriedades antibióticas e antibacterianas. Numerosos estudos demonstram que seu alto teor em carvacrol, um tipo de fenol, favorece a eliminação de bactérias de nosso organismo. Ao ser um potente antibiótico natural, também podemos utilizá-lo para tratar problemas da pele de caráter bacteriano como a acne.

4

Além disso, graças a esta concentração de carvacrol e timol, o orégano também tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, ideais para manter a saúde dos nossos músculos em perfeitas condições e combater doenças de caráter inflamatório, como a artrite.

5

Outro dos benefícios mais populares do orégano é sua capacidade de combater problemas ocasionados por parasitas internos. Assim, suas propriedades antiparasitárias são perfeitas para tratar doenças deste calibre, como lombrigas intestinais.

6

Por último, destacam-se suas propriedades digestivas, já que o orégano favorece o correto funcionamento do sistema digestivo e permite tratar e evitar problemas derivados da indigestão, como vômitos, diarreias, flatulência, constipação, etc.

Veja também: Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

7

Uma das melhores formas de incluir esta erva aromática tão benéfica em nossa alimentação é através do óleo de orégano. Podemos fazer vapores com ele e inalá-los, misturar umas gotas em nosso xampu habitual para combater os piolhos, ou consumi-lo diretamente em saladas, por exemplo.

Dica: Acesse também o artigo "Orégano ajuda a emagrecer? Descubra como usar!"

Quais são as propriedades do orégano - Passo 7
Imagem: mailce.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do orégano, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julio Fernando
utilidades e beneficios do oleo de oregano
Imagem: healthylivingadviser.com
Imagem: flickr.com
Imagem: mailce.com
1 de 3
Quais são as propriedades do orégano