Cúrcuma

Quais são os benefícios da cúrcuma

Quais são os benefícios da cúrcuma
Imagem: adelgazarrapidoweb.com

A cúrcuma é uma planta de origem asiática e da Índia, embora atualmente se cultive em muitas partes do mundo com clima quente e úmido. A cúrcuma utiliza-se na cozinha como tempero de alimentos. Além de dar um toque aromático às comidas e talvez algo exótico, também conta com muitos benefícios para a saúde. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são os benefícios da cúrcuma para que deste modo, se decida a experimentá-la nos seus pratos.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da vitamina B12

Índice

  1. Benefícios da cúrcuma na vida diária
  2. Propriedades medicinais
  3. A curcumina
  4. Usar a cúrcuma pelos seus benefícios

Benefícios da cúrcuma na vida diária

  • A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.
  • É uma boa aliada para os diabéticos, uma vez que ajuda a reduzir o açúcar no sangue.
  • Também pode ser um expectorante pelo que pode ser utilizada nos resfriados para aliviar os pulmões e eliminar a mucosidade bronquial, abrindo as vias respiratórias.
  • A cúrcuma também é benéfica se se aplicar de forma tópica podendo tratar doenças na pele como a psoríase.
  • Ao ter propriedades antissépticas também é benéfica para tratar cortes e feridas.
  • O seu consumo também aumento o fluxo de bílis e ajuda a decompor a gordura das comidas, podendo-se utilizar como suplemento nas dietas e sendo benéfica para o fígado.

Propriedades medicinais

A cúrcuma não serve apenas como especiaria para a cozinha, mas também tem propriedades medicinais. Desde os tempos antigos que é utilizada para aliviar mau-estar sobretudo gastrointestinal. Também é conhecida como antisséptica para feridas e queimaduras.

Os cientistas encontraram um composto na cúrcuma chamado curcumina que é a maior responsável dos benefícios para a saúde. Este composto possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A curcumina

A curcumina faz com que a cúrcuma tenha propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Quanto às propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é popular entre as pessoas que sofrem dor nas articulações ou que sofrem de artrite. Para os desportistas também será recomendada porque ajuda a manter as articulações em bom estado evitando que se inflamem.

Também tem outras propriedades bastante importantes como anti-cancerígenas. Além disso, a curcumina também ajuda as funções cerebrais através da proteção das neuronas. Trás consigo a esperança para ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

Outro benefício é que tem propriedades anti-coagulantes, tendo a capacidade de ajudar a diluir o sangue reduzindo a oxigenação da placa nas paredes das artérias. Por isso, é benéfica também para as pessoas com a pressão arterial alta ou o colesterol alto, protegendo contra os ataques de coração e acidentes cerebrovasculares.

Usar a cúrcuma pelos seus benefícios

Se quiser utilizar a cúrcuma como um suplemento alimentar, aconselhamos a consultar o seu médico para o orientar na dose. Na ervanária podem-lhe vender em doses de 400 mg para tomar duas ou três vezes ao dias nas refeições. Se o suplemento for de 1000 mg do extrato de cúrcuma apenas deverá tomar uma vez ao dia.

No caso de estar grávida, em período de lactação ou se estiver tomando medicamentos consulte o seu médico se desejar utilizar a cúrcuma como suplemento uma vez que pode interagir.

Se tiver problemas renais ou obstrução do ducto biliar, não deve tomar cúrcuma porque pode retardar a coagulação sanguínea, mas em todo o caso, não se esqueça de consultar o seu médico para o aconselhar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da cúrcuma, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
sonia Eduardo dos santos
Estou usando cúrcuma na comida uma colhe rãzinha pequena no arroz,no feijao ,n carne sera q serei beneficiada de alguma forma
carla
Gostaria de mais informação sobre a cúrcuma
maria
gostei imenso desta informacao.... e realmente um bom produto natural.... mas preciso de um escarecimento.... eu tenho pedra na vesicula. .. nao tenho tido crises pois tenho muito cuidado com a alimentacao . A mnhas pergunta e... posso utilizada curcuma? Muito obrigado
Claudia Sandim
Maria, já operei a vesicula .Te alerto que nao ter crises nada sgnifica pois minha irmã teve a pedra já instalada no colédoco já indo para o pâncreas e varias na vesicula e só tinha poucos gases.Quase teve uma Pancreatite o que é risco de vida. Se cuide!!!! Não aguarde crises! Vesicula não pode ter pdras!!!!
sueli paes
Sofro de PTI (púrpura trombocitopenica imunilogoca) hoje com 48mil plaquetas, sendo o minimo 150mil. Seria a curcuma contra indicada para meu consumo? Obrigada,aguardo resposta.
Therezinha Silva
Parabens pelas orientacoes sobre curcuma estava precisando muito destas informacoes. muito grata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Therezinha, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Carlos Ferreira
Achei o artigo interessante.Dado ter insuficiência renal a cúrcuma é desaconselhada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, deverá fazer essa questão ao seu médico.
Leide Maria de Araujo Nascimento
Doutora tenho muitas pintas brancas por todo o corpo, devido ñ ter cuidado com minha pele quando ficava exposta ao sol, fui no dermatologista e ele falou q ñ tem cura, falou q tenho só q usar protetor solar. Quero saber se o tratamento com curcumina vai resolver o meu problema. Obg.
vaniamiranda
gostaria de saber se a minha mae pode usar curcumina.ela sofre de hipertensao arterial; colesterol triglicerideos ma circulaçao e osteoporose, qual a maneira correta que se deve usar ela tem 85 anos. espero obter resposta
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania, o melhor será fazer essa pergunta para seu médico.
maria socorro batista tapume
olá dotora, me chamo maria do socorro e gostaria de sabe da senora se a cuncuma é boa para quem possui rugas tipo pão de cheneke alem disso, se ela é boa para outras coisas até logoo.
Firmino Silva
Li na revista Saúde e Lar um artigo sobre a curcuma e seus benefícios.Como controlo diariamente os meus diabetes vai ser relativamente fácil confirmar ou n s realmente contribui para a reduçao dos mesmos.So n sei s passe a usar o pó em tudo o k é comida.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Firmino, você pode usar a cúrcuma para temperar a comida sim, mas tenha em atenção para não abusar do tempero. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! :)
aparecida almeida
Ola ,gostei de saber sobre curcuma,estou usando o po na alimentação,como uma farinha sobre o prato feito .Gostaria de saber se é a mesma coisa ,se vai ter o mesmo resultados. Obrigada Aparecida Almeida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aparecida :) A cúrcuma em pó tem os mesmos efeitos, para além disso deixa os alimentos com um aspeto muito mais colorido! Obrigada pelo comentário e continue e acompanhar-nos!
Américo D'Almeida
Gostei muito de saber sobre os benefícios da cúrcuma. Foi muito esclarecedor saber tantas benfeitorias que a cúrcuma pode fazer em nosso organismo. Obrigado! Pois voltarei a pesquisar sobre e planta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Américo, obrigada pelo comentário valeu :)
Imagem: adelgazarrapidoweb.com
Quais são os benefícios da cúrcuma