Remédios caseiros para reduzir a dor

Quais são os benefícios do Chá de Cravo

Quais são os benefícios do Chá de Cravo
Imagem: alimentarium.blogspot.pt

O cravo-da-índia é também conhecido por cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia. Desde a antiguidade, que o botão da sua flor seco, é utilizado como especiaria na culinária e utilizado na fabricação de medicamentos. O óleo desta planta medicinal tem propriedades antissépticas e por isso, é bastante utilizado na odontologia. O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais, especialmente em eugenol, que tem uma ação analgésica a anti-séptica. O cravo-da-índia tem diversas aplicações, dependendo da sua utilização. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os benefícios do Chá de Cravo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do cravo-da-índia

Índice

  1. Benefícios do chá de cravo-da-índia
  2. Chá de cravo-da-índia
  3. Tintura de cravo-da-índia
  4. Óleo essencial de cravo-da-índia
  5. Pó de cravo-da-índia

Benefícios do chá de cravo-da-índia

São vários os benefícios do chá de cravo-da-índia, de seguida enumeramos alguns:

  • Esta planta é um ótimo anti-séptico e analgésico;
  • Tem um ótimo efeito aromático;
  • Pode ser utilizado para aliviar a dor de dentes;
  • Combate os gases intestinais;
  • Auxilia a digestão, estimulando o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e as secreções gástricas;
  • E também pode ser utilizado para eliminar parasitas intestinais.

Chá de cravo-da-índia

Para preparar chá de cravo-da-índia coloque água a ferver e quando estiver a borbulhar, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 3 xícaras por dia. Esta infusão tem inúmeros benefícios, tal como descrevemos no ponto anterior.

Tintura de cravo-da-índia

Também poderá fazer tintura de cravo-da-índia. Para isso, basta colocar 50 gramas de cravo num litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Deixe repousar durante uma semana e já está pronta para usar. A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Pode ainda utilizá-la para tratar de problemas de prisão de ventre. Basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

Óleo essencial de cravo-da-índia

O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado em dentes cariados. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pó de cravo-da-índia

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Veja também: Chá de cravo faz a menstruação descer? - Receitas e alternativas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do Chá de Cravo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Não é recomendável utilizar o chá de cravo-da-índia em casos de gravidez, amamentação, em crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com doenças gastrointestinais ou doenças neurológicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Célia Silva Tavares
Quero saber de remédio natural, para todos tipos de dor. inclusive, no lado direito todinho. Dos ombros até o dedão do pé. Em especial dor no Nervo Ciático. Na verdade, eu quero um banho, que vcs ensinam para dor. Obrigada.
valdemar costa matos
qual a melhora para mal halito pode ser mascado?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Valdemar, pode experimentar sim mascar cravo para o mau hálito. Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Imagem: alimentarium.blogspot.pt
Quais são os benefícios do Chá de Cravo