Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais são os benefícios do chá verde

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 18 março 2020
Quais são os benefícios do chá verde

O chá verde é uma das infusões mais populares do mundo, não só pelo seu sabor, mas também pelos seus muitos benefícios que já o tornaram famoso. No oriente consome-se com frequência há séculos, sendo um dos segredos mais bem guardados da longevidade asiática, pois em países como a China costumam ingerir 3 xícaras deste chá por dia. Mas, o que o torna tão recomendável? Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os benefícios do chá verde.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do limão
Passos a seguir:
1

O chá verde é uma bebida cheia de benefícios, mas para os obtermos é importante consumi-lo com regularidade, deste modo os seus efeitos poderão ser aproveitados e potenciados pelo nosso corpo de forma eficaz. A recomendação é beber 3 xícaras de chá verde por dia, no entanto em alguns casos esta infusão está contraindicada, por isso não se recomenda ingeri-la se:

  • Estiver grávida ou em período de lactação.
  • Se sofrer de anemia ou osteoporose, pois a sua ingestão regular em momentos próximos à refeição pode dificultar a absorção de ferro e cálcio.
  • Tiver insônias, ansiedade, taquicardia ou problemas nervosos, pois o chá verde é um forte estimulante.
  • Conta com problemas gástricos como cólon irritável, úlceras e gastrite, pois poderia piorar os sintomas.
2

Um dos benefícios do chá verde mais conhecidos são as suas propriedades antioxidantes, ajudando a prevenir de forma eficiente a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro das células e da pele e, de doenças como o câncer. Daí que seja identificado como um grande aliado para a juventude e a saúde, motivo pelo qual as culturas que durante séculos o incorporaram à sua dieta têm também uma maior longevidade.

O chá verde adicionado a outros alimentos antioxidantes, favorece em grande medida o bom estado da pele e a prevenção de câncer.

Quais são os benefícios do chá verde - Passo 2
3

O chá verde é um grande diurético que ajuda a evitar a retenção de líquidos, fazendo-nos parecer menos inchados. Por este motivo, o chá verde é uma excelente alternativa para eliminar toxinas e manter o nosso corpo muito mais saudável, reduzindo também a inflamação nas zonas problemáticas como o abdômen.

Quais são os benefícios do chá verde - Passo 3
4

Um dos benefícios mais populares do chá verde é a sua capacidade de nos ajudar a perder peso. O que acontece é que este chá ajuda a reduzir a gordura acumulada no fígado e também os níveis elevados de triglicéridos e colesterol, o que por sua vez beneficia a sua silhueta.

Mas esta propriedade não deve ser mal interpretada, o chá verde não é um remédio milagroso nem substitui uma boa dieta para perder peso, só colabora no processo quando seguimos uma alimentação saudável e realizamos atividade física frequente.

Quais são os benefícios do chá verde - Passo 4
5

Devido ao seu conteúdo de cafeína, o chá verde é uma excelente opção para nos mantermos alerta e concentrados nas nossas atividades, favorecendo notavelmente os nossos níveis de energia. Considera-se que esta bebida também pode estimular a memória melhorando-a, tudo devido ao seu conteúdo de epigalocatequina galato, por isso trata-se de uma boa opção para ingerir em substituição do café sem perder essa dose de energia diária que precisamos.

Quais são os benefícios do chá verde - Passo 5
6

Um benefício do chá verde que convém destacar é que se trata de um fantástico depurador para o corpo. No inverno ajuda-nos a manter quentes e a saciar um pouco a fome ao nos hidratarmos, enquanto que no verão podemos consumi-lo frio e acalmar a sede ao mesmo tempo que desfrutamos dos seus benefícios.

Devido às suas propriedades antioxidantes, elimina ativamente as toxinas do nosso corpo, o que nos ajuda a ter um organismo muito mais saudável.

Quais são os benefícios do chá verde - Passo 6
7

Mas, os benefícios do chá verde não se apresentam apenas quando o ingerimos, pois quando é aplicado na pele também funciona como um grande aliado para a sua saúde. São vários os remédios caseiros com chá verde que pode colocar em prática, servindo especialmente para:

  • Reduzir a presença de acne e espinhas devido ao seu poder antibacteriano e anti-inflamatório. As compressas de chá verde são ideais para melhorar a aparência das espinhas e tratar naturalmente a acne leve.
  • Diminuir as olheiras e bolsas nos olhos, pois estimula a circulação e luta contra a inflamação.
  • Tratar a psoríase e o eczema, pois estimula a desinflamação da pele.
Quais são os benefícios do chá verde - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do chá verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Quais são os benefícios do chá verde