A osteoporose

Quais são os fatores de risco da osteoporose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Quais são os fatores de risco da osteoporose
Imagem: portalesmedicos.com

A osteoporose é caracterizada pela deterioração progressiva dos ossos devido à diminuição da massa óssea. Qualquer pessoa pode sofrer desta doença, mas é verdade que algumas têm propensão a contrair osteoporose devido a determinados fatores. É por isso que para prevenir a osteoporose é indispensável conhecer quais são os fatores de risco da osteoporose e na umComo queremos explicar a você.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da osteoporose

Índice

  1. Fatores de risco fixos
  2. Fatores de risco variáveis
  3. Informação sobre a osteoporose

Fatores de risco fixos

Os fatores de risco fixos são aqueles que não podem ser controlados nem modificados, entre os quais encontramos:

  • Idade: à medida que passam os anos, aumenta também o risco de ter osteoporose. É por isso que a maioria dos casos desta doença óssea acontecem em pessoas de idade avançada.
  • Sexo: do mesmo modo, as mulheres têm mais possibilidades de sofrer perda óssea devido à produção de estrogênio, que é menor.
  • Antecedentes familiares: as pessoas com antepassados que foram detectados com osteoporose também são mais propensas à doença.
  • Fratura prévia: ter sofrido uma fratura anteriormente apresenta maior risco de contrair outra fratura.
  • Menopausa/histerectomia: as mulheres em idade menopáusica, assim como as mulheres que realizaram uma histerectomia - extração do útero - são mais propensas a sofrer osteoporose já que seu organismo produzirá menos estrogênio.
  • Raça/etnia: além disso, apesar de que qualquer pessoa pode ter osteoporose sem distinção de raça, foi demonstrada maior propensão à osteoporose em populações caucásicas e asiáticas, enquanto as afroamericanas tendem a ter menos risco.

Fatores de risco variáveis

Por outro lado, entre os fatores de risco da osteoporose estão os variáveis, isto é, aqueles que podemos controlar para tentar diminuir a possibilidade de ter osteoporose:

  • Álcool: estudos médicos têm demonstrado que um consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar a deterioração óssea, em parte devido à diminuição da densidade mineral óssea por causa dos efeitos tóxicos do álcool sobre as células.
  • Cigarro: do mesmo modo, o tabagismo aumenta o risco de fraturas por osteoporose, já que - entre outros - prejudica a absorção de cálcio.
  • Peso e IMC: as pessoas com um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 19 contarão com um fator de risco de ter osteoporose mais alto, por contar com ossos menores e, algumas vezes, mais frágeis.
  • Alimentação: é fundamental seguir uma dieta equilibrada para prevenir a osteoporose, já que o déficit de determinados nutrientes como o cálcio especificamente pode provocar a deterioração óssea.
  • Exercício físico: as pessoas com uma vida sedentária têm mais possibilidades de contrair osteoporose que quem pratica exercício regularmente, já que estes fortalecem seu organismo e os ossos também.

Informação sobre a osteoporose

Você pode conhecer mais a respeito desta doença óssea com os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os fatores de risco da osteoporose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: portalesmedicos.com
Quais são os fatores de risco da osteoporose