Sinais e sintomas de câncer

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta é um dos mais comuns, e quando detectado a tempo as expectativas de cura são de 90% na maior parte dos casos. A doença demora a ser descoberta, por isso é importante conhecer um pouco mais acerca dela, os seus sintomas e fatores de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta e damos-lhe toda a informação básica sobre esta doença.

Passos a seguir:

1

O câncer de garganta pode começar nessa zona e estender-se até às cordas vocais, laringe, esôfago, parte de baixo do pescoço, etc. Depois de surgir nesta zona e de se estender pelos outros órgãos do corpo o prognóstico fica mais complicado, daí a importância de o detectar a tempo e parar o seu avanço.

2

Um fator de risco importante neste tipo de câncer são os hábitos e fatores ambientais. Fumar, mascar tabaco e consumir álcool em excesso são determinantes, mas além disso, o Vírus do Papiloma Humano ou VPH é um dos principais responsáveis deste tipo de câncer. Transmitido através do sexo oral representa um fator de risco destacado. Se quer conhecer mais acerca da sua forma de transmissão, consulte o nosso sobre qual é a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta.

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta - Passo 2
3

A maior parte dos pacientes de câncer de garganta são homens adultos com mais de 50 anos. Eliminar o consumo de tabaco, controlar a ingestão de álcool, ter uma dieta saudável e usar proteção durante o sexo oral são as principais recomendações para o prevenir, no entanto se é fumador passivo ou ativo, recomenda-se que vá ao médico uma vez por ano para uma revisão de descarte.

4

Os principais sintomas de câncer de garganta incluem:

  • Perda de voz ou rouquidão persistente, que não melhora passada 1 ou 2 semanas de tratamento.
  • Dor de garganta, inclusive depois de tomar medicamento, não melhora depois de 1 ou 2 semanas.
  • Dor e desconforto no pescoço que podem vir acompanhados de nódulos nessa zona.
  • Tosse que pode vir acompanhada de sangue em algumas ocasiões.
  • Sons estranhos ao respirar e dificuldades para o fazer de forma adequada, o que pode produzir fadiga e cansaço.
  • Em casos mais avançados, dificuldade em engolir e perda de peso.
Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta - Passo 4
5

Um número significativo de casos de câncer de garganta complica-se por não serem detectados a tempo, daí a importância de diminuir ou eliminar os fatores de risco, fazer exames de saúde completos uma vez por ano e ir ao médico perante qualquer sinal ou possível sintoma.

Deixar de fumar reduz de forma considerável o risco de sofrer desta doença, por isso se tem este hábito é recomendável deixá-lo para garantir o seu bem-estar.

6

No caso de apresentar algum dos sintomas de câncer de garganta que referimos anteriormente, é importante que consulte um médico para que este o examine e indique o tratamento a seguir.

Deve ter em conta que, dependendo da evolução da sua doença, a forma de tratar este câncer pode ser com a quimioterapia ou a radioterapia ou, também pode incluir algum cirurgia para tentar remover o tumor.

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Perante qualquer incômodo na garganta que se prolongue por mais de uma semana, é conveniente ir ao médico.
  • Os sintomas do câncer de garganta podem ser também sintomas de qualquer outra condição na zona, como inflamações e infeções, por isso o melhor é consultar o seu médico para que este lhe faça o diagnóstico adequado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
123 comentários
A sua avaliação:
Julya
😍 e bom essas ajudas obg☺
Marcia aparecida Vieira
Eu tenho 2 dias que parece que tem um pedaço de osso na garganta sinto encomoda
Verônica Affonso de souza
Estou com uma bola na garganta
Dario
eu também, que tenho de fazer
Fernando Luiz
A pouco tempo fiz exame de naso fibro faringo ( laringoscopia ) não apresentou nada em minha garganta Mais senti algo como se fosse um espinho do lado direito, será que foi apenas um emcomodo momentâneo ?
GLACILENE
SINTO UMAS COISAS ESTRANHAS NA MINHA GARGANTA MAIS DE 5 ANOS E AGORA ELA DEU DE QUERER DOER SERA QUE PODE SE CANCER, SO QUE QUANDO EU INGOLO NÃO DOI SO QUANDO CANTO ALTO OU FALO ALTO ELA TIPO FICA QUEIMANDO
Heder Mendes
Boa noite, tem + ou - com três dias q estou sentindo um incômodo na garganta, estou com umas manchas tipo uns vinhos na parede da garganta, tem hora q sinto uma dor não muito forte, sinto a estou com mau hálito, parece um mau gosto na nova. Estou muito preocupado, a médico devo procurar?
Michel
Boa noite, Sou de salvador BA estou com um pigarro na garganta já faz 2 semanas e além desse pigarro já senti umas 2 vezes algumas dores na garganta como se fosse aftas, estou preocupado pois sou fumante e depois de alguns minutos q fumo sinto sensações de garganta seca, queria saber se esses são sintomas do câncer de garganta e se for qual médico posso procurar ? Obrigado !!
Márcia
Estou com um nódulo no pescoço é já tem muito tempo, agora depois de ver algumas reportagem sobre
o assunto estou preocupada e quero me consulta com um médico.Queria saber qual o médico adequado devo me consultar?
Editor umComo.com.br
Oi, Márcia. Como um nódulo podem ser várias coisas, você pode começar por um clínico geral e ele te encaminha para o especialista que achar mais adequado. Este artigo também pode ser útil: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-pode-ser-um-caroco-no-pescoco-20678.html
Wander Alves silva
Bom dia estou a 2 meses com uma dor na garganta parecendo q tem algo preso nela tem sensações de garganta seca não tenho febre nem perda da voz sera q esses sintomas podem ser d câncer observação tenho histórico d câncer na família
Geovane dos santos
bom dia, sou de Goiânia GO estou sentindo um em comodo na garganta lado direito, faz uns 6 meses
não da febre,não sangra não estou tomando remédio algum. qual seria o primeiro exame a fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Geovane! Recomendo que você consulte um médico assim que possível para que ele indique qual o melhor exame para o seu caso.
A sua avaliação:
natalinajeleite
quando uma pessoa vai escovar os dente e sai sangue da gargarta
Richard Vasco
Tem que ver se o sangue é realmente da garganta ou da gengiva; algumas gengivas são muito sensíveis e dependendo como se escova sangra um pouco. Para se saber se o sangue advém da GARGANTA ou GENGIVA escarre e cuspa na pia ou no vaso, caso o escarro saia com sangue provavelmente o sangue é da garganta, do contrário não será.
Caso o sangue seja da garganta procure um OTORRINOLARINGOLOGISTA.
A sua avaliação:
leandra ribeiro
boa tarde o meu marido fez uma ecografia das partes moles e o resultado foi imagens nodulares hipoecogenicas com 24mm a maior traduzindo provaveis adenopatias de caracter reactivo isto tem alguma coisa a ver com cancro?
A sua avaliação:
raquel
bom, quase tudo que eu como solido fica na garganta mesmo tomando agua nao desce o resto do alimento o que pode ser
A sua avaliação:
Janini Azevedo Barreto Machado
tosse com secreção espumosa e muito branca,forte dor na garganta sempre.mexe com os ouvidos mais de ano.Tenho desvio de septo nasal corneto inferior esquerdo e um esporão 0,6 cm diagnosticado pelo raio x. videolaparoscopia,e tomografia computadorizado.Mas as dores são em toda região da garganta com muita secreção branca espumosa,não presença de sangue e tosse contínua. Remédios não param as dores ,nem antibióticos nem anti-inflamatórios.
A sua avaliação:
CREUZA
ESTOU COM DOR DO LADO ESQUERDO DA GARGANTA SINTO QUANDO PEGO NO LUGA OU ABRO A BOCA NÃO ESTOU ROUCA NÃO DOI PRA INGULI AS VEZES DOI ATE O OUVIDO TEM TRES DIAS O QUE PODE SER
Richard Vasco
Boa Noite Creuza, você já sarou? fizeste os exames? estou com os mesmos sintomas.
A sua avaliação:
WELLITON
ESTOU COM UMA DOR NA GARGATA QUE PARECE QUE TEM ALGO ENROSCADO E FISGA QUE DEVO FAZER
A sua avaliação:
Adriana
To muito aflita meu pai ta com muita dificuldade pra engolir comida e liquidos tem muita dor na garganta foi alcolatra por mais de 30 anos e fumante tambem não tenho certeza de nada mas to apavorada com a possibilidade de ser cancêr o exame é dia 13-07 ele vai fazer uma endoscopia digestiva e se o medico achar necessario uma biopsia to muito angustiada
Anaira
Também to preocupada com meu pai. Nodulo na garganta, o medico passou ultrasonografia, está marcado para dia 28. Vamos torcer para nossos pais ficarem bem, em nome de Jesus.
Francisco Carlos Pereira
53 dias eu estou com dor de garganta não estou rouco só só dor na garganta esquecer é sintoma
Francisco Carlos Pereira
Faz dois meses que eu tô com dor na garganta Já tomei vários medicamentos e não passa Qual exame devo fazer pra saber que doença minha garganta dói e leva um dia sim um dia não eu como Bebo Alvino dói não bebida alcoólicas não fumo
Luiz Claudio
Já fez algum exame?
Ricard Vasco
Boa Noite Carlos, você já sarou? fizeste os exames? estou com os mesmos sintomas.
Joelma
Já tou duas semana roca pode ser cance de garganta
1 de 4
Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta