Câncer da língua

Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua

Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua
Imagem: fibroanestesia.com

O câncer da língua não é o mais frequente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando. É mais comum nos homens do que em mulheres, esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detetada a tempo, por isso torna-se importante saber quais são os primeiros sintomas de câncer da língua, especialmente se se encontrar no grupo de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe.

Passos a seguir:
1

Os fumadores, especialmente aqueles que consumem uma importante quantidade de tabaco por dia e que ingerem álcool com frequência apresentam um maior risco de sofrer de câncer da língua.

Quem sofre de frequentes úlceras bucais produzidas pela má higiene ou por problemas de dentes (perdas de dentes, próteses em mau estado) também correm maior risco de sofrer de câncer da língua, pois estas úlceras podem converter-se com o passar do tempo em lesões cancerosas.

2

O aparecimento de úlceras ou feridas que passado um tempo não se curam é um dos primeiros sintomas de câncer da língua. Estas lesões costumam ser dolorosas, por isso é importante prestar-lhes atenção.

3

Outro dos primeiros sintomas do câncer da língua é o aparecimento de uma pequena ou mediana mancha vermelha ou branca em qualquer zona da língua. Naqueles pontos em que é possível ver a mancha, é possível que a mesma se possa sentir ao tocar com a língua noutras partes da boca como o paladar ou as bochechas.

4

A dor e os desconfortos na língua ou na garganta enquanto se fazem atividades cotidianas como mastigar, é outro dos possíveis indicadores de câncer da língua. Lembre-se que este sintoma é um pouco geral, pelo que antes de recorrer a um médico é recomendável explorar a boca com uma pequena lanterna para detetar a presença de manchas ou lesões.

5

Devida à presença de úlceras e lesões, é normal que outro dos primeiros sintomas do câncer da garganta seja o mau hálito originado por este tipo de feridas. O odor costuma ser intenso, pelo que o paciente costuma perceber um sabor particular na sua boca, similar ao que se sente quando temos por exemplo uma amigdalite.

6

Qualquer lesão que se converta numa úlcera que apareça na sua língua, e que após duas semanas não sare, deve ser vista por um médico para descartar a presença de qualquer anomalia. Este ponto é especialmente importante se se encontrar no grupo que conta com um maior risco de sofres de câncer da língua.

Veja também: Sensação de língua queimada, o que pode ser?

7

É importante que se apresentar vários destes sintomas ou se suspeita da presença de um câncer da língua, visitar o quanto antes o seu médico. Se o tumor for detetado a tempo pode ser eliminado com maior facilidade, pelo contrário se o mesmo se detetar numa fase tardia pode gerar complicações graves e estender-se para outras zonas como a garganta ou a laringe.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
WAGNER FORTES
Bom dia apareceu uma bolinha preta na minha lingua o que seria isso
A sua avaliação:
Idenor Consoli
Que especialidade médica devo procurar ao constatar pequena lesão (indolor) na língua?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Idenor! Procure primeiro o seu médico de família, depois ele te indicará o que deve fazer. Obrigada pelo comentário!
beatriz
vc deve procurar urgente cirurgiao cabeça pescoço, é a especialidade certa melhor que estomatologista que é dentista
oncologico, sei pq tive cancer de lingua, feridas
A sua avaliação:
Wanderson peres
Olá, estou essas manchas brancas e nuncam saram... Que tipo de médico devo procurar.
fabio
cirurgiao cabeç E PESCOÇO ONDE ETE FARA UMA AVALIÇÃO E BIOPSA
A sua avaliação:
meire
estou com uma mancha escura na lingua tenho a sensaçao de estar engolinndo alguma coisa o tempo todo sou fumante
A sua avaliação:
Narciza Pereira de Lima
a algum tempo sinto um desconforto na língua, é uma sensação de que comi algo com muito sal e também observei que tenho uma espécie de rachadura na língua que antes não tinha, estou preocupada e a parte central esta levemente com uma cor mais escura, percebi q isso aconteceu depois q coloquei uma prótese com um dente na parte superior frontal, parece que o espaço dentro da boca ficou muito pequeno, ou seja o espaço ficou pequeno para a língua.
Ingrid marcia de Oliveira barcelos praxedes
A uma semana detectei algumas bolhas na minha língua são duas do tam de uma lentilha e de cor esbranquiçada e tem mas bem menores estou muito preocupada segunda feira vou consultar um clínico para saber como proceder
Marinetr
So fumante que pode ter cancer lingual?
ionara mama
As vezes sai firas na minha língua dos lados, umas bolas, pequenas feridas queria saber oque é, e porque sai isso em mim,obrigada
LAEDSON RICIERI COSTA DA SILVA
MATERIA BEM CLARA E OBJETIVA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laedson! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
aurea maria da silva
tem um pntinho preto na panta da lingua sera cancer qual medico devo procura
aurea maria da silva
oq e o pontinho preto
António José Ferreira
Apareceu uma pequena bolinha no lado direito da minha língua, que incomoda e provoca dor. Frequente e inadvertidamente a mordo, o que não é nada agradável. Há motivo para me preocupar? O que devo fazer? Obrigado
Ivete regina schmitt
Tenho uma mancha encima da lingua no inicio;sensibilidade de alimentos...me incomoda.faz um mês que apareceu...Há motivo de me preocupar?obrigada
GORETTI MENEZES
BOA TARDE, MEU IRMÃO DE 68 ANOS DESCOBRIU HÁ DOIS MESES UM PEQUENO INCÔMODO NA GARGANTA, COMO SE TIVESSE UM FIO DE CABELO NA BASE DA LÍNGUA. PASSARAM-SE ALGUNS DIAS E PASSOU A SER COMO SE FOSSE UMA CASQUINHA DE CAMARÃO E EM SEGUIDA APARECERAM GÂNGLIOS NO PESCOÇO. PARECE QUE É O CARCINOMA. DESEJO SABER MAIS SOBRE ISSO. OBRIGADA
valter pereira
sou fumante por bastante tempo agora quando eu fumo a ponta da língua fica ardendo e pelo menos três dias atras começou ter dor na garganta quando eu engulo saliva
ELISABETE
O QUE FAZER PRA PARAR DE ARDER
ELISABETE DE OLIVEIRA
LESAO DE BAIXO DA LINGUA NAO PARA DE QUEIMAR
patricia
eu queria saber que tem cura o meu pai ta com cançe de lingua
Patricia Blois
Algum tempo atrás escrevi sobre minha experiência com câncer bucal. Peço desculpas àqueles que não respondi e já digo aos que fizeram os novos comentários: o melhor quando se suspeita de uma lesão na boca é procurar um médico, só ele poderá dar um diagnóstico correto. No meu caso procurei um cirurgião de cabeça e pescoço. Se fumantes, também aconselho abandonar o hábito de fumar, afinal o fumo antecipa as coisas. Eu abandonei. Boa sorte a todos e sejam rápidos, quanto mais cedo o diagnóstico maior a chance de cura.
josianebulhoes@ig.com.br
Apareceu uma mancha vermelha em minha língua sou fumante e estou com muito medo. O que devo fazer?
TRISHA BOY
PARE DE FUMAR
Heloisa
Bom dia estou preuculpada porque sempre fasso atenção no meu corpo, persebir que estou com uma pinta preta na minha lingua e minha lingua sempre foi muito limpa, tenho abito de escovar a lingua fasso higiene bucal sempre,tenho 62 anos Muito obrigado se puder me respnder
trisha boy
percebi ok? p e r c e b i . . .
Imagem: fibroanestesia.com
Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua