Dislexia

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 fevereiro 2021
Quais são os sinais da dislexia segundo a idade

A dislexia é um transtorno de desenvolvimento que normalmente aparece em idades jovens e costuma dificultar a aprendizagem das crianças, pois confundem letras, sílabas e sons e isso representa um desafio para escrever, ler, expressar-se e comunicar. Embora pareça algo grave, uma vez que se diagnostica a dislexia é fácil de enfrentar uma vez habituados. É muito importante o apoio de um especialista e praticar certos exercícios de aprendizagem adaptados desde o momento em que somos conscientes de sofrer dela e seguir assim uma vida completamente normal. Segunda a idade, os sinais e sintomas desta condição podem variar e, por isso, pode ser difícil identificá-la. Se quer saber quais são os sintomas da dislexia segundo a idade, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe vamos explicar tudo.

Também lhe pode interessar: Quais são as possíveis causas da dislexia

Índice

  1. O histórico familiar pode ser importante para detetar a dislexia
  2. Os sintomas da dislexia em menores de 6 anos
  3. Os sinais da dislexia em crianças dos 6 aos 9 anos
  4. Os sinais da dislexia em crianças dos 9 aos 12 anos
  5. Os sintomas da dislexia em maiores de 12 anos
  6. Os sinais da dislexia em pessoas adultas

O histórico familiar pode ser importante para detetar a dislexia

Atualmente ainda não está de todo confirmado cientificamente se a genética é uma causa determinante e direta da dislexia, continuando existindo muitos debates sobre quais são as possíveis causas da dislexia. Mas, no geral no mundo científico e nos estudos que se continuam realizando, tem-se presente que é muito provável que exista um fator genético que predispõe a pessoa a sofrer de dislexia, visto que há famílias nas quais muitos membros sofrem desta condição. É por isso que o histórico médico familiar é muito importante para saber se alguém tem mais chances de ter dislexia e, em caso de suspeitas por alguns sinais e comportamentos já observados no comportamento de alguém, podemos ter mais uma pista se virmos os casos que ocorreram na árvore genológica dessa pessoa.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - O histórico familiar pode ser importante para detetar a dislexia

Os sintomas da dislexia em menores de 6 anos

Desde que as crianças começam a comunicar com o meio de forma mais ativa já podemos começar a observar alguns sinais de dislexia. Nas creches os pequenos já começam a realizar exercícios de psicomotricidade e, no caso dos disléxicos, podemos observar que apresentam dificuldades para ter equilíbrio e para dançar ao ritmo da música, entre outras coisas. Quando já começam a ir para a escola, por volta dos 3 anos, vemos que isso não vai melhorando, a criança não consegue aprender a andar de bicicleta sozinha, patins ou patinete devido à falta de equilíbrio. Além disso, quando pegam num lápis para desenhar vemos que lhes custa aprender a pegar nele bem ou que apertam demasiado. Os disléxicos desde muito pequenos são desajeitados a nível motriz.

Além disso, os sinais da dislexia até aos 6 anos de idade também incluem atraso na linguagem e em aprender a falar com clareza, confusão na pronunciação de palavras que são parecidas foneticamente e inclusive gaguejar, dificuldade para se lembrar dos nomes das coisas e as coisas em si a curto prazo, confusão no vocabulário da orientação espacial como direita e esquerda ou cima e baixo, maior habilidade manual que verbal, problemas para aprender rimas infantis e sequências e a esta idade também se começam a ver problemas de comportamento como a frustração e a falta de atenção que muitas vezes levam a um mau comportamento.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - Os sintomas da dislexia em menores de 6 anos

Os sinais da dislexia em crianças dos 6 aos 9 anos

A dislexia pode diagnosticar-se a qualquer idade, mas é sempre melhor detetá-la o quanto antes para que o desenvolvimento da criança seja muito melhor desde o início, evitando assim muitos outros problemas secundários que podem acabar surgindo com o tempo como a discriminação ou a depressão. Quando lhe confirmarem que o seu filho tem este transtorno de aprendizagem e de desenvolvimento, deverá recorrer a um especialista para o ajudar a enfrentá-lo e a escola deverá adaptar os seus métodos de ensino, mas em casa também deverá envolver-se para ajudar uma criança com dislexia.

As crianças entre os 6 e os 9 anos já começam a escrever e a trabalhar com os números. Por isso, nas crianças desta idade que são disléxicas observa-se uma grande dificuldade para aprender tanto a ler como a escrever letras e números, visto que continua desordenado as sílabas e as letras, tem problemas para distinguir a esquerda e direita, falta de atenção e de concentração mais marcada que na fase anterior, escrita em espelho ou orientação inadequada das grafias que aprendem, dificuldade para aprender o alfabeto, a tabuada, os dias da semana, as horas e todo o tipo de sequências, derivado de todos estes problemas referidos. Em uma criança entre os 6 e 9 anos podemos observar que começam a ocorrer problemas no comportamento pela frustração que sente e, às vezes, inclusive pelo tratamento discriminatório que sofre por parte dos seus colegas por ter um ritmo diferente de aprendizagem.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - Os sinais da dislexia em crianças dos 6 aos 9 anos

Os sinais da dislexia em crianças dos 9 aos 12 anos

Os sinais da dislexia segundo a idade compreendida entre os 9 e os 12 anos evoluem um pouco em relação aos anteriores. Como já passou bastante tempo desde que a criança está sofrendo das dificuldades de ter dislexia, se não for tratado nem ajudado, a criança não consegue gerir e conviver com este transtorno e, portanto poderá apresentar problemas de comportamento mais graves, pois estarão desmotivados, discriminados por vários dos seus companheiros de aula e inclusive se auto-discriminam, ficando assim com tendência a depressão, desinteresse pelas coisas e serão imaturos e demasiados impulsivos para a sua idade.

Além disso, mostram mais sintomas relacionados com uma má compreensão de leitura, alterações na escrita, desorganização das tarefas a realizar tanto em casa como na escola, dificuldades para seguir instruções tanto verbais como escritas, para copiar sejam textos ou desenhos, para realizar ditados, para se expressar e comunicar adequadamente ao nível da sua idade, entre outras coisas, e as crianças disléxicas nesta idade continua mostrando imaturidade para a sua idade, frustração, baixa auto-estima, pouca confiança neles próprios e outros problemas de comportamento e desenvolvimento como déficit de atenção.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - Os sinais da dislexia em crianças dos 9 aos 12 anos

Os sintomas da dislexia em maiores de 12 anos

A partir dos 12 anos se a dislexia não tiver sido diagnosticada e tratada, de certeza que os problemas da criança ficaram pior e, por isso os maus comportamentos piorarão e cada vez se torna mais difícil conviver com o transtorno. Uma criança com dislexia a esta idade sem ter recebido ajuda terá uma auto-estima muito baixa, estará muito frustrada, terá graves problemas para socializar e estar bem com outras pessoas e será uma pessoa bem mais introvertida.

Quanto ao estudo, continuam tendo sérias dificuldades para seguir o mesmo ritmo que os seus companheiros, não entendem muitas coisas das aulas tanto de língua e matemática como de outras aulas, como por exemplo a geografia, uma vez que têm má orientação no espaço e a história, uma vez que também se orientam mal no tempo. Além disso, custa-lhe fazer os trabalhos de casa e os exames. A sua letra costuma ser descuidada, desordenada e incompreensível, com erros ortográficos, e tem baixa compreensão de leitura e má redação de textos para a sua idade. Tem tantas dificuldades neste sentido que é um grande desafio aprender novos idiomas e normalmente não querem se inscrever em cursos extracurriculares, nem são fãs de ler.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - Os sintomas da dislexia em maiores de 12 anos

Os sinais da dislexia em pessoas adultas

Também é possível detetar esta condição segundo os sintomas que apresenta a dislexia na idade adulta, mas será muito mais complicado de a tratar, embora seja igualmente recomendável consultar um especialista que nos ajude a realizar exercícios para melhorar pouco a pouco e a não desistir de aprender a conviver melhor com a nossa condição e sentirmo-nos melhor em relação a ela. Quando não se deteta a dislexia antes da idade adulta, costuma ser porque a pessoa não realizou os estudos escolares completados, ou nunca chegou a ir à escola ou apenas foi nos primeiros anos e, por isso, não foi diagnosticada antes.

Entre os sintomas e sinais que podemos encontrar em um adulto que sofre de dislexia e até agora não foi tratado, encontramos uma letra incompreensível, uma escrita cheia de erros de ortografia, má orientação e organização tanto no espaço como no tempo, problemas para se concentrar e memorizar coisas, dificuldades para falar a palavra que quer expressar, não é capaz de realizar cálculos simples cotidianos como quanto é o troco numa compra, não consegue diferenciar a direita da esquerda, entre outras coisas. Além disso, ao ver-se com dificuldades deste tipo toda a vida é possível que seja alguém introvertido e com problemas de auto-estima ou outros transtornos de desenvolvimento além da dislexia.

Agora que já conhece quais são os sinais da dislexia segundo a idade, lembre-se que é fundamental consultar um especialista quando se detetarem os primeiros sintomas, idealmente a uma idade jovem, para lhe assessorar sobre como se trata a dislexia e evitar que se converta em um grande obstáculo.

Quais são os sinais da dislexia segundo a idade - Os sinais da dislexia em pessoas adultas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sinais da dislexia segundo a idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Quais são os sinais da dislexia segundo a idade