Descida de plaquetas

Quais são os sintomas da dengue hemorrágica

Quais são os sintomas da dengue hemorrágica
Imagem: mdcurrent.in

O vírus da dengue, muito comum em países em via de desenvolvimento, é produzido pela picada infectada do mosquito Aedes Aegypti. Trata-se de uma doença muito sintomática que começa em sua forma clássica, mas que, devido à descida de plaquetas que esta condição ocasiona, pode tornar-se dengue hemorrágica. Em umComo.com.br explicamos tudo o que você precisa saber a respeito desta doença, e te contamos quais são os sintomas da dengue hemorrágica.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da Dengue

Passos a seguir:

1

Para entender como a dengue hemorrágica ocorre, é importante compreender primeiro o que são e para que servem as plaquetas. Os trombócitos ou plaquetas participam no processo de coagulação do sangue.

Um dos sintomas da dengue clássica é a descida das plaquetas. Os níveis normais destas vão de 150.000 a 450.000, mas quando devido à dengue caem para 10.000 ou menos, o paciente entra em um quadro no qual é muito possível que comece a sofrer de dengue hemorrágica.

2

No começo, os sintomas da dengue hemorrágica são iguais aos da dengue clássica, pois como se explica no ponto anterior, a doença começa do mesmo modo:

  • Dor de cabeça e dor nos fundo dos olhos
  • Febre
  • Esgotamento e debilidade
  • Dor muscular e nas articulações
  • Perda de apetite
  • Erupção na pele, especialmente em braços e pernas

Nesta etapa as plaquetas começam também a baixar, mas se o paciente conseguir identificar que se trata de dengue e ir ao médico, poderá receber uma confirmação do diagnóstico e seguir as instruções do especialista para a pronta recuperação. O repouso e a ingestão de alguns alimentos que favoreçam a subida de plaquetas, são importantes nesta etapa.

3

No entanto, nos pacientes que não identificam a tempo a doença, ou nos quais as plaquetas descem de forma muito violenta e rápida, costuma apresentar-se a dengue hemorrágica. Esta ocorre quando a contagem de plaquetas chegou a 10.000 ou menos.

Os sintomas da dengue hemorrágica são:

  • Febre que se estende de 2 a 7 dias
  • Presença dos sintomas anteriores de forma mais intensa
  • Presença de hematomas na pele, resultado dos problemas para coagular o sangue
  • Hemorragias como sangramento das gengivas, do nariz, sangue na urina, etc.
4

Neste ponto é fundamental ir ao médico. Em caso de dengue hemorrágica o mais normal é que o paciente seja internado para um melhor acompanhamento médico, como se as plaquetas baixarem demais corre-se o risco de sofrer de falhas no sistema circulatório e um posterior choque que poderia levar à morte.

5

Se você desconfia de que tem dengue, não hesite em ir a um médico. Um check-up e uma simples análise de sangue confirmarão o diagnóstico. Lembre-se de que a dengue não tem cura, o vírus simplesmente é eliminado pelo corpo. No entanto, para uma rápida recuperação o tratamento consiste na ingestão de medicamentos para aliviar os sintomas, em repouso, em muita hidratação e em seguir alguns conselhos para aumentar as plaquetas e melhorar nossa condição. Normalmente no prazo de uma semana a 15 dias o paciente pode retornar à sua rotina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da dengue hemorrágica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Camila
Eu acho que estou com dengue estou com dor de cabeca a sete dias e ontem comecei a passar mal frio mal estar dor no pescoço e no corpo todo hj to com uma dor insuportável no corpo principalmente nas pernas e costas e nao consigo nem senta de dor no pe da barriga e normal em caso de dengue
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila! Se você acredita estar com dengue e está sofrendo desses incômodos, o melhor é ir ao médico para que um diagnóstico adequado seja realizado e, indicado o melhor tratamento a seguir.
simone moura
boatarde meu filho esta com dengue e gostaria de saber quais alimentos q pode comer para aumentar as plaquetas porque a cada dia esta baixando e estou muito preocupada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, nesses links poderá encontrar várias dicas para subir as plaquetas, nomeadamente alimentos que poderão ajudar a aumentar os valores: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Porém é sempre bom se aconselhar junto do seu médico :)
Imagem: mdcurrent.in
Quais são os sintomas da dengue hemorrágica