Distúrbios digestivos

Quais são os sintomas da esofagite

Quais são os sintomas da esofagite

O esôfago é o tubo que vai da boca até ao estômago e quando este se inflama ou irrita, ocorre a esofagite. São diversas as causas que podem provocar esta afecção gástrica, ainda que uma das mais comuns seja o refluxo gastresofágico e em alguns casos podem ocorrer úlceras relacionadas com a esofagite. Para conhecer mais a respeito deste problema do sistema digestivo, em umComo.com.br queremos explicar a você em detalhe quais são os sintomas da esofagite.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da esofagite
Passos a seguir:
1

Um dos principais sintomas da esofagite é o ardor devido ao refluxo, trata-se de uma espécie de queimação que vai do estômago à garganta. Em alguns casos, pode-se sentir inclusive dor no peito, na parte superior do abdômen ou em direção às costas.

2

Com a esofagite também é possível que ocorra regurgitação de líquido amargo ou, o que é a mesma coisa, sentir que o conteúdo do estômago retorna para a boca.

3

É comum que as pessoas que sofrem de esofagite sintam dificuldade para deglutir - o que se denomina em medicina disfagia - ou dor ao engolir alimentos e inclusive saliva. É por isso que comer pode ser complicado com esta afecção gástrica.

4

Entre a sintomatologia da esofagite também encontramos a tosse e as complicações respiratórias, do tipo asma, por causa de irritação das vias respiratórias e da laringe pelo líquido que retorna.

5

Os arrotos repetidos, náuseas e vômitos podem estar também relacionados com esta inflamação do esôfago, apesar de poderem estar relacionados com muitas outras complicações e doenças do sistema digestivo. Alguns pacientes podem sentir uma notável perda de apetite devida à esofagite.

6

Nos casos de esofagite com maiores complicações, podem ocorrer chagas ou úlceras no esôfago que poderiam também sangrar. É por isso que as pessoas que repetidamente sofrem desta afecção gástrica, deverão visitar sem falta seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da esofagite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Mércia
sinto um entalo na garganta, sendo que nao me incomoda quando engulo os alimentos, este é um dos sintomas de esofagite?
Rafael Cantarella
Quero receber assuntos sobre esofagite de refluxo erosivo e má digestão
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafael, nesses dois links encontrará mais informação sobre esofagite e má digestão: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=esofagite http://www.umcomo.com.br/search/index?q=m%C3%A1+digestao
Quais são os sintomas da esofagite