A osteoporose

Quais são os sintomas da osteoporose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 abril 2020
Quais são os sintomas da osteoporose

A osteoporose é uma das doenças ósseas mais comuns, especialmente nas mulheres, e representa uma perda da massa óssea e uma consequente fragilidade dos ossos. Em muitos casos, torna-se complicado detectar a osteoporose em seu primeiro estágio, já que costuma ser uma condição assintomática e sem manifestações evidentes. No entanto, algumas pessoas sofrem de fato alguma sintomatologia causada por esta doença, de modo que em umComo explicamos a você em detalhe quais são os sintomas da osteoporose.

Também lhe pode interessar: Quais são os fatores de risco da osteoporose
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que a osteoporose é também conhecida como a 'doença silenciosa', já que pode ocorrer sem o aparecimento de sintomas. Deste modo, quem sofre dela não é consciente disso e não costuma ser diagnosticado até que esteja em um estágio avançado ou seja descoberta de forma casual, através de exames de rotina ou exames como radiografias.

2

Também se destaca que existem algumas condições ou fatores de risco que representam uma maior propensão a contrair osteoporose, tais como:

  • Ser mulher e, especialmente, de constituição delgada ou osso fino.
  • Idade avançada.
  • Raça caucasiana ou asiática.
  • Antecedentes familiares com osteoporose.
  • Menopausa.
  • Tabagismo.
  • Alcoolismo.
  • Transtornos alimentares como a anorexia nervosa e a bulimia.
  • Sofrer de artrite reumatoide.
  • Dieta pobres em cálcio.
  • Ingestão de determinados medicamentos.
  • Vida sedentária.
3

Os casos de osteoporose em que há sintomas costumam ser aqueles nos quais a perda óssea é já importante e gera fraturas ósseas, especialmente vertebrais. Como consequência disso, é comum que ocorram deformações na coluna vertebral que provocam uma postura encurvada, o que comumente se conhece como corcunda ou corcova.

4

Do mesmo modo, é possível que os pacientes de osteoporose apresentem dor muscular aguda ou crônica, bem como uma dor intensa no pescoço, causada pelas lesões da coluna.

5

Do mesmo modo, a fratura de ossos por causa de pequenos golpes ou sem motivo aparente também será indício de que essa pessoa sofre de osteoporose. As fraturas de quadril tornam-se uma das causas mais comuns nestes casos.

6

A perda de peso e redução na estatura também podem ser evidências de uma pessoa com osteoporose. De modo que, se isto ocorrer sem causa aparente, será fundamental procurar rapidamente um médico para que ele realize o exame pertinente e o diagnóstico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da osteoporose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os sintomas da osteoporose