Síndrome do túnel do carpo

Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo

Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo
Imagem: buenaforma.org

A síndrome do túnel do carpo se converteu em uma condição cada vez mais comum, já que costuma se apresentar naquelas pessoas que realizam atividades repetitivas com as mãos e pulsos, o que acaba sendo habitual quando se praticam certos ofícios. Mas este não é o único fator que pode desencadear neste sofrimento, por isso devemos estar atentos à propensão que temos a desenvolver esta síndrome e também a seus claros sinais, de modo que possamos tratar a tempo para garantir a correta recuperação. Por isso, em umComo explicamos a você quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Passos a seguir:
1

A síndrome do túnel do carpo se apresenta quando há uma pressão excessiva no nervo médio do pulso, o qual influencia na sensibilidade e movimento das mãos. O túnel carpiano é um conduto estreito por onde o nervo médio passa à nossa mão, quando o mesmo se inflama, gera uma pressão importante que pode levar a dor e incômodos, chegando a afetar a realização de tarefas cotidianas.

 

Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo - Passo 1
2

Ainda que a realização de movimentos repetitivos com os pulsos de forma frequente, trabalhar com objetos manuais vibratórios ou digitando podem aumentar as possibilidades de sofrer desta condição, existem outros fatores que aumentam o risco, por exemplo:

  • Sofrer de artrite reumatoide.
  • Ter sofrido de fraturas, entorses ou lesões nos pulsos.
  • Ter entre 30 e 60 anos e ser do sexo masculino, pois a condição apresenta-se mais frequentemente em homens que em mulheres.
  • Sofrer de obesidade.
  • Sofrer de retenção de líquidos.
3

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo costumam apresentar-se gradualmente e evoluir aos poucos. Os sinais mais comuns desta condição são:

  • Sensação de formigamento e entorpecimento no dedo polegar e nos três dedos seguintes.
  • Sensação de formigamento na palma da mão.
  • Mãos que dormem durante o sono; isto sucede especialmente em pacientes que descansam sobre os pulsos.
  • Dor nos pulsos ou mãos que pode se estender até ao cotovelo.
  • Fraqueza nas mãos.
  • Dificuldade para segurar objetos pequenos ou pesados.
  • Torpeza nos movimentos dos dedos, sintoma que se apresenta em casos mais avançados.
4

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo podem se apresentar em uma ou ambas as mãos. É importante estar atento aos primeiros sinais, pois durante esta etapa a inflamação pode ser reduzida com alguns tratamentos simples, o uso de talas e algumas mudanças nos hábitos do paciente.

Em casos mais avançados pode se considerar a possibilidade de realizar uma intervenção cirúrgica. No entanto, isso só poderá ser determinado por um traumatologista depois de uma revisão detalhada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Thadeu Soares
Fui diagnosticado com Dupuytren palmar e também com Tunel do carpo , isto me dificultou em certas atividades , não consigo mais andar de moto, perdi meu porte de arma , não consigo mais tocar violão , perdi a mobilidade das mão para muitas atividades , tenho 67 anos e sou diabético, tentei isenção de IRPF conforme pericia médica ! mas não foi aceita considerando que estes problemas de saúde não estão no Rol de doenças crônicas ! Pergunto ? mais essas doenças não podem ser caracterizadas como imobilidade reduzida ? posso conseguir na Justiça?
Imagem: buenaforma.org
1 de 2
Quais são os sintomas da síndrome do túnel do carpo