O câncer nos ossos

Quais são os sintomas de câncer nos ossos

Quais são os sintomas de câncer nos ossos

O câncer nos ossos é um tipo de câncer não muito frequente e que acontece quando as células cancerosas crescem destruindo o tecido normal e saudável do osso. É possível que algumas destas células se espalhem através do sangue ou do sistema linfático, chegando a afetar outros órgãos internos levando a tumores malignos secundários conhecidos como metástase. Para que possa conhecer muitos mais detalhes sobre esta doença, no seguinte artigo de umComo explicamos a você com precisão quais são os sintomas de câncer nos ossos, assim como os diferentes tipos existentes.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de câncer de tireoide

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante saber que os tumores malignos (que são cancerosos) com origem específica no osso recebem o nome de câncer de ossos primário, o que é bastante raro. O mais comum é que o tumor canceroso tenha se propagado ao osso afetado desde outras partes do corpo como, por exemplo, as mamas, os pulmões ou a próstata. Este, por sua vez, denomina-se câncer de osso secundário ou metastático

Além disso é conveniente destacar que existem três tipos diferentes de câncer de osso primário. São eles:

  • Osteossarcoma: geralmente, ocorre mais frequentemente em pacientes entre os 10 e 19 anos de idade, desenvolve-se de forma comum no joelho ou na área superior do braço.
  • Condrossarcoma: ocorre com maior frequência em pacientes adultos de mais de 40 anos de idade, e existe maior risco à medida que a pessoa envelhece.
  • Sarcoma de Edwing: acontece com maior frequência em pacientes com menos de 19 anos de idade e costuma se desenvolver nos ossos das pernas ou braços.
2

Depois de explicar isto, devemos dizer que os sintomas de câncer nos ossos variam em função da localização e do tamanho do tumor. Além disso, nem todos os pacientes que sofrem desta doença sofrem deles no início, a dor aguda no osso afetado é um dos principais sintomas. No início esta dor pode ser temporária mas à medida que o tumor canceroso cresce, o mais provável é que se torne constante e que aumente ao realizar qualquer movimento ou atividade física.

3

Esta dor aguda costuma estar acompanhada de inflamação no osso ou da parte próxima a este, e algumas vezes é possível notar uma espécie de vulto dependendo do lugar em que o tumor canceroso esteja localizado. Por exemplo, quando o tumor afeta algum dos ossos da área do pescoço é possível que apareça uma protuberância mesmo na parte traseira da garganta, o que poderia provocar ainda dificuldades no paciente para engolir e respirar corretamente.

4

Ainda que não seja o mais frequente, em certos casos a pessoa pode ter uma fratura óssea, pois existe um maior risco de que isto ocorra pois o osso afetado pelo tumor canceroso se encontra profundamente debilitado.

5

Além do que descrevemos anteriormente, é provável que os pacientes com câncer nos ossos tenham outros sintomas como:

  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso.
  • Febre.
  • Anemia.
  • Caso o câncer apareça em ossos da coluna vertebral, pode ocorrer uma pressão nos nervos que causará sensação de formigamento e entorpecimento.
  • Quando o câncer nos ossos se dissemina para outros órgãos, provocará também outro tipo de sintomas. Por exemplo, se os pulmões são afetados o mais normal é que o paciente tenha graves problemas para respirar adequadamente.
6

Tendo em conta que a presença ou manifestação de qualquer um dos sintomas mencionados não tem que indicar a condição de um câncer de ossos, ainda assim é importante que perante algum deles visite seu médico com urgência para se submeter aos exames necessários. Assim, poderá saber com segurança o que é que está causando a manifestação de tais sintomas e iniciar o tratamento apropriado para seu caso em particular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de câncer nos ossos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Edna
minha irmã teve câncer na mama,fez tratamento 1 ano atraz. agora ele voltou está na mama e parece que o tumor esta também no osso.pode dizer que isso é metastase
Bernardett Barreto
o que fazer para manter o nivel de açucar nomal
deisinha
Adorei.Bem explicado a postagem.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Deisinha, muito grata pelo seu comentário! Continue acompanhando as nossas novidades :)
Quais são os sintomas de câncer nos ossos