Curar os fungos

Quais são os sintomas de impingem

Quais são os sintomas de impingem
Imagem: Blog SocioNatural 

Manchas, falhas no cabelo e descamações nos pés são alguns dos sintomas de impingem, micose contagiosa causada por fungos presentes na pele. O problema é mais comum do que se imagina, atinge 40% da população dos países tropicais já que o contágio é muito simples. Basta apenas tocar em objetos ou pessoas infectados. Mas aqui no umComo.com.br você confere quais são os sinais para identificá-la e buscar o melhor tratamento e cura.

Também lhe pode interessar: Como tratar impingem

Índice

  1. Manchas mudam de cor e aparência
  2. Formatos apresentam variações
  3. Cabeça, braços e pés são os pontos mais atingidos
  4. Exposição ao sol estimula manifestação da micose

Manchas mudam de cor e aparência

Um dos sintomas mais comuns da impingem, também é conhecida como tinea, é o surgimento de manchas com bordas ásperas e avermelhadas na pele e que no interior ficam mais claras.

Isso acontece porque alguns tipos de fungos se alimentam da queratina, proteína da camada mais superficial da pele alterando seu funcionamento.

Assim as manchas podem ainda variar de cor para branco ou do laranjado ao marrom e costumam se espalhar pelo corpo no decorrer de poucos dias.

Lesões com pápulas vermelhas semelhantes a picadas de mosquito, ou pústulas que estouram em crostas de cor dourada ou mel são outros sintomas comuns dessa micose que é um tipo de dermatofitose.

Formatos apresentam variações

As manchas começam a surgir com um pequeno ponto e crescem em formato centrífugo, com lesões arredondadas ou ovalares. As bordas ficam delimitadas, avermelhadas e descamativas, porém o centro da lesão parece que a micose já está se curando.

Diferente de outras doenças, na impingem as lesões podem ser únicas ou múltiplas. Além disso, podem formar grandes placas avermelhadas e descamativas que se extendem progressivamente.

Cabeça, braços e pés são os pontos mais atingidos

Em alguns casos percebe-se um leve inchaço na área afetada pela impingem que ainda provoca outras sintomas como coceira em zonas com maior secreção de gorduras, como pescoço, rosto, tronco, couro cabeludo e canal auditivo externo.

No couro cabeludo, por exemplo, a impingem provoca falhas no cabelo. Nos pés, causa descamações, coceiras e fissuras no meio dos dedos e sola.

Nas nádegas e coxas são comuns as manchas avermelhadas e descamações.

E mesmo sem que a pessoa tenha sintomas como febre, natural em quadros de infecção, podem surgir em seu pescoço alguns pontos dolorosos. Tratam-se de linfodonos, pequenos órgãos que fazem parte do sistema linfático que produz anticorpos quando o corpo precisa lutar contra uma bactéria ou fungo como o da impingem.

Exposição ao sol estimula manifestação da micose

É durante a primavera e o verão que a impingem costuma manifesta-se no corpo provocando alterações na coloração da lesão na pele.

Os raios solares possibilitam a ação do microrganismo causador da micose sobre a melanogênese, processo de formação de melanina, pigmento que dá cor à pele e a protege da radiação ultravioleta.

Em pessoas escuras, pode ocorrer a hipopigmentação, quando as manchas ficam brancas ou mais claras na pele.

Já na hiperpigmentação acontece o oposto. As manchas ficam mais escuras nas pele de pessoas claras.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de impingem, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Procure um dermatologista se notar alguns desses sintomas e nunca recorra a automedicação. Só um especialista poderá prescrever o melhor tratamento. Gostou do artigo? Tem dúvidas a respeito de outras micoses? Coloque sua pergunta nos comentários e a nossa equipe tentará responder.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Feliciano
Que tipo de remédio devo tomar ou que pomada preciso passar na região em que está localizada a impingem?
mari
Tenho isso há anos, some. O inverno e volta no verão quando eu pô Ho leite de mamão em toda impinge ela some após alguns dias, mas esse leite queima nela de tafona que dá vontade de coçar com um garfo, tbm queria saber remédio que curasse ora sempre
Imagem: Blog SocioNatural 
Quais são os sintomas de impingem