Os primeiros sinais da gravidez

Quais são os sintomas de nidação

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 19 dezembro 2018
Quais são os sintomas de nidação
Imagem: piracurucaaovivo.com

Logo após a fecundação do óvulo, ocorre a chamada nidação, e isso quer dizer que um bebê estará sendo formado ao longo dos próximos nove meses. As mamães que guardam ansiosas por esse momento podem ter alguns sinais do processo e, por isso, o umComo.com.br vai mostrar quais são os sintomas de nidação.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas de fecundação

O que é a nidação

Depois que o óvulo da mulher é fecundado pelo espermatozoide e inicia o processo de gestação, o organismo feminino passa por uma série de etapas, as quais apresentam alguns sintomas.

Na fase de nidação, ocorre a implantação do óvulo fecundado, que agora se chama zigoto, no útero. Para tanto, o óvulo depois de fecundado nas trompas de Falópio viaja pelo útero até ao endométrio, um tipo de parede do útero, sendo que é nesse local onde ele se implantará.

Essa viagem que o futuro embrião faz até ao local da sua implantação pode levar de quatro a 15 dias, sendo que depois de sua chegada é que podem aparecer os sintomas de nidação. Além disso, é após a fixação do óvulo que começa a produção do hormônio HCG.

É essa a substância a responsável pelo resultado positivo nos testes de gravidez. Por isso, às vezes, a mulher deu início à gestação, mas o teste dá negativo porque não ocorreu ainda a nidação.

Também faz parte desse processo as divisões celulares, que acontecem enquanto o zigoto se desloca pelo útero. Porém, o óvulo fecundado está muito vulnerável nesse período, pois o corpo da mãe pode considerá-lo nocivo e tentar exterminá-lo. Por isso, é normal que a cada três zigotos que fazem essa árdua jornada apenas um chega ao endométrio para a nidação.

Leia também: Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

Quais são os sintomas de nidação - O que é a nidação
Imagem: plenaclinica.com.br

Sintomas de nidação

Quando o óvulo fecundado consegue finalmente se prender à parede do útero, então, é que podem aparecer os sintomas de nidação. Mas isso não é regra, sendo que os organismos mais sensíveis é que podem sentir os primeiros sinais do início do processo de gestação.

Além disso, os sintomas de nidação não se assemelham aos sinais mais típicos da gravidez, nem indicam a mesma de modo contundente, apenas que alguma coisa está ocorrendo de diferente no corpo da mulher. De qualquer forma, nesse período, portanto, a mulher pode ter pequenos sangramentos que mais parecem corrimentos de cor rosada, amarronzada ou mesmo com aspecto aguado, os quais coincidem com a época em que a menstruação deveria vir.

Esse sintoma pode durar até três dias, sem fluxo intenso ou cor viva. Outros dos sintomas de nidação são as cólicas que se assemelham às da menstruação. Leves pontadas no baixo ventre também são sinais do processo de fixação do zigoto no útero. Saiba mais no artigo "quanto tempo dura o sangramento de nidação?"

Porém, é o sangramento anormal o sintoma mais comum. No entanto, se ele se prolongar por mais de três dias, possivelmente, não se trata de um dos sintomas de nidação e, nesse caso, é importante buscar ajuda médica.

Além disso, por mais que o comum seja que os sinais da nidação apareçam em até 15 dias após a ovulação, não é raro que os sintomas surjam depois do esperado.

Leia mais em: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

Quais são os sintomas de nidação - Sintomas de nidação
Imagem: women24.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de nidação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
sarah raquel ferreira
olá minha mestruação esta quase dois meses atrasada e eu tive um pequeno corrimento cor de rosa e dores de cólicas isso pode ser gravide?
katia leticia
tive relaçoes esse mês inteiro sem proteçao,até perdi a conta de quantas vzs foram.a ultima foi a dois dias atrás e hj de tarde desceu um pouquinho de sangue marrom pastoso,só melou a calcinha e agr a noite,já parou. posso estar grávida? não tô com sintoma nenhum
Editor umComo.com.br
Oi Katia! Se você teve relações sem proteção, corre o risco de engravidar sim. O melhor momento para fazer um teste de gravidez é quando já tiver a menstruação atrasada há uma semana. Obrigada pelo seu comentário!
luh
Bom dia,tive um sangramento de cinco dias porem a quantidade nn foi tão pouca,e a cor era como de menstruação,porém tive umas pontadas no utero do lado esquerdo bem fraca. Ñ acho q tenha ocorrido nidação ,mais quero tirar essa duvida,pois ñ quero ter mais filhos,alguém pode me ajudar???
Imagem: piracurucaaovivo.com
Imagem: plenaclinica.com.br
Imagem: women24.com
1 de 3
Quais são os sintomas de nidação