Os antidepressivos

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina
Imagem: buscasaude.com.br

Os antidepressivos são drogas que podem viciar nosso organismo, fazendo com que nos sintamos ótimos enquanto os tomamos e péssimos quando paramos. O conjunto dessas reações de mau estar após a descontinuação ou diminuição acentuada da dose de uma droga tem o nome de "Síndrome de Abstinência", e este estado pode ser identificado claramente através dos sintomas, que surgem cerca de 24 a 72 horas após a interrupção da toma. Se você está procurando saber quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina, saiba que preparámos este artigo umComo.com.br acerca disso. Continue lendo para descobrir!

Passos a seguir:
1

A venlafaxina, ou cloridrato de venlafaxina, é o princípio ativo de alguns medicamentos antidepressivos tais como Efexor, Venlift e Venlaxin. É uma substância indicada para o tratamento de depressão, estados de ansiedade e fobias.

2

Quando a administração de um antidepressivo baseado em venlafaxina é interrompida, surgem, após 24 a 72 horas, vários efeitos negativos no paciente, aos quais se dá o nome de Síndrome de Abstinência da venlafaxina.

3

A nível neurológico e motor o usuário da venlafaxina que vê seu tratamento interrompido passa pela experiência de sentir cefaleia, falta de coordenação motora, tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia, alterações de sensibilidade da pele e tremores.

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina - Passo 3
Imagem: menhealthiswealth.wordpress.com
4

A nível psiquiátrico os sintomas não são muito melhores: insônia, irritabilidade, ansiedade, choro espontâneo, sonhos vívidos e distúrbios de humor são os mais frequentes.

5

A Síndrome de Abstinência da venlafaxina apresenta ainda sintomas gastrintestinais, tais como diminuição do apetite, alterações do hábito intestinal, náuseas e vômitos.

6

A nível somático, o paciente sente fadiga, letargia, calafrios, dores musculares e congestão nasal.

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina - Passo 6
Imagem: zerottonove.it
7

A intensidade e frequência dos sintomas varia de caso para caso, sendo uma experiência sobretudo intensa para quem está sendo tratado com venlafaxina há mais tempo.

8

Os sintomas podem durar entre 1 a 3 semanas e, depois desse período, geralmente observa-se um fenômeno conhecido como “rebote”, ou seja, o paciente volta à condição psiquiátrica na qual se encontrava antes de iniciar a toma do medicamento.

9

O tratamento para parar os sintomas da Síndrome de Abstinência consiste em voltar a tomar a medicação em causa, neste caso a venlafaxina, e melhorias são observadas dentro de 24 horas.

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina - Passo 9
Imagem: be-slim.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Os sintomas da Síndrome de Abstinência podem ser evitados com reduções graduais e diárias da dose do medicamento, ao longo de quatro a seis semanas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Alessandro
Olá, meu nome é Alessandro. Tem cinco dias que parei de tomar venlafaxina e venho sentindo uns sintomas nada bom. Fiz tratamento de 3 meses comecei a tomar 74 mm a 37 mm. Após termina comecei a sentir vertigem ao movimentar ou virar a cabeça de um lado para o outro, cefaléia, e sinto pequenas câimbras e formigamento pelo corpo mas sinto mais pela madrugada quando estou dormindo. Queria saber se isso é normal?
A sua avaliação:
Isabel
Hoje faz 8 dias que não tomo o venlafaxina 150 mg, não consigo levantar da cama, meu corpo esta péssimo, estou chorando demais, dor de cabeça há 4 dias, agora que vi esse artigo, que esta obvio que é por causa disso, enfim vou voltar a tomar, faz 7 anos que tomo, mas como já tomo diversos remédios, achei que esse não iria fazer falta, pois o médico me receitou por causa da fibromialgia. agradeço tudo que li, vou voltar no médico e imediatamente a tomar, se for o melhor pra mim.
Wall Rocha
ja tentei parar sozinho. senti td oque o artigo fala....é incrível !!! o jeito é parar com acompanhamento medico. esse remedio mudou minha vida, Mas ele passa de mocinho a vilão derrepente..... CUIDADO
A sua avaliação:
Luanda
Oii eu estou querendo para de uma vez com a velfxina . Meu médico fica me enrolando e não quer tirar . Estou me sentindo escrava desse remédio mais fico com medo dos sintomas . Queria que alguém me encoraja se kkkk
Quanto tempo dura e essa abstinencia ?????
Jair
Olá Luanda, eu estou diminuindo de 150 para 75. Diminui primeiro 37,5 deu muita ansiedade e irritação, com 05 dias melhorou. Hoje diminui mais 37,5, voltou a irritação e sintomas de ansiedade.
aida
quanto tempo posso sofrer depois que parei de tomar efexor xr 75 e quais sintomas ainda posso sentir depois de um mês de interrupção do tratamento de uma so vez
Carol
Olá Aida, parei de tomar a venlafaxina de 75mg tomando por apenas uma semana o de 37,5 (sendo acompanhada por uma psiquiatra). Foi a maior burrice que eu fiz!
Senti vários sintomas de abstinencia. Nas tres primeiras semanas eu chorava, não queria levantar da cama, tonteira, desânimo... Na quarta semana fiquei elétrica, parecia que meu corpo estava vibrando, muito irritada, parecia que nada dava certo, senti um zumbido no ouvido, suava muito, sentia muito calor, me tremia toda em alguns momentos e aí voltei a chorar, insônia, etc... HORRÍVEL. Tive que voltar com a venlafaxina hoje, 75mg. E ontem tive que tomar 150mg de quetiapina, pq no inicio eu sentia sono, mas agora fico tão elétrica, irritada e agitada que não consigo dormir. Essa noite eu dormi e hoje iniciei de manhã a venlafaxina e me sinto muito melhor. Não desejo a ninguem o que eu passei... Mas depois disso tudo acho que não é a hora para fazer o desmame... Vou aguardar mais um pouco.
Adriana
Melhor parar de uma vez mesmo. Os efeitos negativos são devastadores, mas resolvi aguentar firme e parar de vez. foi um misto de mal estar com ansia de vomito, e com tudo isso só aprendi que os médicos ficam mantendo a gente em cativeiro, e essas drogas escravizam a gente mais ainda. Aguentar firme e decidir mudar o rumo da nossa história e largar a muleta dos remedios foi minha decisao. Desejo que todas as pessoas aqui encontrem um caminho a seguir e repensem se vale a pena tudo isso. Boa sorte a todos, eu não tomo mais a venlafaxina.
GISELE
Oi Adriana, pode me ajudar. Estou querendo parar também, mas tenho medo dos sintomas, meu médico também está me enrolando. Estou tomando 75mg , faz tres dias que não tomo, estou nervosa e melancolica. Estou com um pouco de medo, mas quero deixar a medicação. Como foi pra vc largar?
FRANCINE
Por gentileza por qual tempo sofreu para de vez 3 dia, mas estou desesperada.
A sua avaliação:
Douglas
Pessoal. Deixei de tomar o remédio por dois dias por conta de um cálculo mal feito. Fiquei sem remédio e sem receita. Foi o suficiente para iniciar todos os sintomas descritos neste artigo. Ruim demais!!!
geana
Gente pra quem quer desmamar de vez eu sugiro entrar para o Club da Cachola. Ali tem um acompanhamento de semanas, uma trajetória para quem quer se curar e viver a melhor vida nessa vida. Eu ainda estou no processo de desmame mas entrar para o Club foi um divisor de águas na minha vida!!
A sua avaliação:
Cleiton Moreira
Eu estou parando de tomar venlafaxina diminuindo a dosagem de 150 miligramas para 75 e agora estouestou na dosedose de 37,5 à dois dias sem tomar o medicamento ,e sentindo todos os sintomas descritos acima.
Ainda não sei se vou conseguir parar de ver nesta etapa porque estou passando por muitas pressões psicológicas e talvez isso não era o momento confortável para fazer continuação. Gostaria de saber depois de desmamado o medicamento é possível ter uma grande recaída e ter que voltar o tratamento todo novamente?
RENATO GOMES DE SOUZA
ESTOU TOMANDO DE 75 MG ALENTHUS E ALENTHUS XR 150MG DE UM MODO GERAL ATÉ QUE NÃO ESTOU SENTINDO MUITOS EFEITOS COLATERAIS, SINTO APENAS BOCA SECA, UMA SENSAÇÃO AS VEZES DE CABEÇA VAZIA E ESTRANHA, CANSAÇO E UMA SENSAÇÃO DE MAL ESTAR QUE TOMA CONTA DOS MEUS BRAÇOS E PEITO PARECENDO QUE ESTOU PERDENDO AS FORÇAS, AI ACHO QUE É MINHA PRESSÃO, MAS TOMO MEDICAÇÃO PARA PRESSAO TODOS OS DIAS ,SERA QUE TUDO ISSO É POR CAUSA DA MEDICAÇÃO FICO MUITO ANSIOSO E SO MELHORO QUANDO TOMO UMA METADE DE CLONAZEPAN
Simone
E você ainda diz que quase não tem efeitos colaterais?!!! Rsrs. Eu tomo Alenthus 150mg e sinto tudo isso que vc descreveu e estou desanimada com tudo isso. Estou pensando em procurar ajuda pra minha depressão com médico Ortomolecular.
A sua avaliação:
patricia
li o comentário voltei tomar a medicação e depois de 12 horas voltei ao normal sem abstinência . obgda pois ja estava achando que estava com alguma coisa seria. obgda
marcos
Bom dia...estou tentando parar com a venlafaxina,estou aumentando o espaço de tempo entre um comprimido e outro até ver se consigo parar....mais estou com coceira no corpo,como se fosse uma alergia...isso pode ser por causa de processo que estou fazendo ?
Marcos
Com certeza! Volte com a dose inicial e vai diminuindo ais poucos.
A sua avaliação:
Caroline
Me ajudou a esclarecer o que estou vivendo.
Muito Obrigada!!!!
Adriana
Até dois dias atrás achava esse o melhor medicamento do mundo, afinal aumenta a o hormônio do bem-estar(serotonina) e eu me sentia plena e feliz. Tomo há apenas 03 meses e foi ótimo, mas agora que acabou e minha consulta está marcada para daqui uma semana, estou decidida a parar antes que seja tarde. Tudo que o artigo fala é a mais pura verdade. Parece que minha cabeça tá rodando, tô chorona, é muito chato. Estou decidida a dedicar-me aos exercícios físicos em busca do bem estar. Quem precisa desse medicamento realmente ele é um ótimo aliado, mas pra mim não dá mais.Vou tentar viver sem ele, mas foi muito bom enquanto durou.
Andrei
Vim parar nesse poste, por conta dessas sensações físicas e emocionais infernal que estão me assombrando praticamente a dois dias. Sei a importância dos medicamentos, mas de todos que já consumi, esse foi o único que está dando uma abstinência maldita. Não desejo essa sensação nem pro pior inimigo. Tudo isso começou por conta de ter acabado meus remédios e a farmácia atrasar meu pedido.
patricia
realmente Andrei, a venlafaxina foi o unico medicamento que me causa abstinência, os outros eu parava de boa sem problema algum,porém também é o unico que realmente me fez bem, as vezes quero parar mas a abstinência me obriga a voltar rsrsrsr pelo menos continuamos o tratamento obgdo kkkkk mas concordo com vc
ge
Sabe já tomei vários antidepressivos e agora estou voltando para o Exodus e como está difícil os efeitos da abstinência da venfalaxina!!! Se soubesse não tomaria esse medicamento. Também estou fazendo yoga, exercícios físicos etc
ANDRESSA
reduzi o alenthus de 75 mg para 50 mg a uma semana. sinto choques eletricos horriveis na cabeça, e meu olho parece que estou drogada, fico com olhar fundo, e um cansaço extremo. em quanto tempo o organismo se acostuma com a nova dosagem? pois eestou fazendo desmame, o medico indicou diminuir mais só quando o corpo acostumar . o que seria 2 semanas em media?
Mariana
Os sintomas do rebote passam quando o paciente volta a tomar? E aí, não para nunca mais? N tem como ir diminuindo, não importa, sempre dá esse rebote, é um labirinto
Regina
Muito triste, sinto o mesmo!
A sua avaliação:
Jeane
Não voltarei a usar esse medicamento, venlafaxina. Existe alguma forma de amenizar os sintomas de cefaleia e vertigem? Estava usando a dose de 75mg há 6 semanas e há 36h que parei.
Fabiano
comecei com 150 mg depois 75mg já tem uns 2 anos que tomo 37,5 mg...tem um ano que comecei intercalar dia sim dia não, parei a uma semana, os sintomas de cefaleia e vertigem estão menores do que as outras vezes que tentei para de uma vez... bom não sei se ainda é cedo!!!
A sua avaliação:
Vitoria
Nossa tudo que foi dito nessa materia é o que estou passando, tomei esse medicamento por apeans 5 meses, e foi o suficiente pra que eu sentisse tudo isso, fui diminuindo a dosagem aos poucos ate tomar um dia sim e outro nao, no primeiro dia que fiquei sem tomar essa dose achei que ia morrer, pois minha boca formigava, sentia choques nas mão, a cabeça pesava muito e ao mesmo tempo era oca, parecia estar em outro planeta sentia que as pessoas falavam comigo e eu nao consegui me sintonizar, tontura era intensa....espero que consiga sair desse medicamento pois esta judiando....
Caroline
Olá, quanto tempo demorou até não sentir mais os efeitos da abstinencia? Tomei por 5 meses e estou há 3 dias sem tomar, tontura quase me derrubando na rua, enjoo, diarréia
Fabiano
E ai Vitória, conseguiu parar de tomar o remédio?
Cleiton Moreira
Também faço a mesma pergunta Estou tomando a dois anos e agora decidi parar foi diminuindo a dosagem até chegar a 37 meses estou a dois dias sem tomar e estou sentindo tudo o que estava escrito no antigo até agora não me levantei da cama hoje para decidir se paro de vez ou não
A sua avaliação:
Simone
Se soubesse dos efeitos da abstinência desse medicamento, JAMAIS teria aceito tomar! Fui retirando gradualmente, entretanto, estou sentindo tudo o que foi descrito nesta matéria e de forma extrema! Não recomendo para ninguém, mesmo porque não achei que seu uso foi positivo tampouco!
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Muito obrigada pelo seu depoimento valeu!
Imagem: buscasaude.com.br
Imagem: menhealthiswealth.wordpress.com
Imagem: zerottonove.it
Imagem: be-slim.pt
1 de 4
Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina