Fístula

Quais são os sintomas de uma fístula perianal

Quais são os sintomas de uma fístula perianal
Imagem: gastroenterologos.net

A fístula perianal ou anal é um problema mais comum do que se pensa. Trata-se de um abscesso que ocorre na zona retal gerando uma infecção sintomática que, para ser eliminada, deve ser drenada por meio de uma pequena cirurgia. Nesta zona é comum aparecerem outros problemas como pelos encravados, que ainda que possam ter alguns sinais em comum, não devem ser confundidos com a fístula. Em umComo.com.br informamos a respeito desta condição e revelamos quais são os sintomas de uma fístula perianal.

Também lhe pode interessar: Como tratar a fístula anal

Índice

  1. O que é uma fístula perianal?
  2. Quais são as causas de uma fístula perianal?
  3. Sintomas de uma fístula perianal
  4. O que fazer se desconfio que tenho uma fístula retal?

O que é uma fístula perianal?

Nosso intestino, dividido em delgado e grosso, desenvolve funções vitais para nosso organismo. No intestino delgado é onde são absorvidas as vitaminas e nutrientes dos alimentos e no grosso onde são processados e eliminados aqueles restos que nosso corpo não aproveita em forma de evacuações que passarão pela zona retal e sairão pelo ânus. E é bem na zona retal quando, por condições diversas, pode ocorrer a formação de uma fístula.

A fístula é um conduto ou abscesso que se forma na pele ou nas mucosas. Neste caso concreto trata-se de um túnel que é produzido na zona do reto enchendo-se de líquido e pus e que, devido à sua localização, costuma apresentar-se com sintomas notórios que criam desconfortos significativos no paciente.

Quais são as causas de uma fístula perianal?

A fístula perianal habitualmente costuma aparecer em determinados pacientes com certas condições, por exemplo:

  • Pacientes que tiveram no passado algum abscesso retal que não drenou de forma adequada, o que com o tempo leva a uma fístula.
  • Pessoas que sofreram alguma lesão, intervenção cirúrgica ou traumatismo na zona anal que tenha levado à formação de uma fístula.
  • A obstrução de alguma glândula na zona retal que ocasiona a formação de um canal.
  • Pode ser comum em pacientes com determinados transtornos intestinais como constipação, diarreias frequentes, Doença de Crohn, colite ulcerosa ou enterite.
  • Também é frequente em pacientes com hemorroidas, em pessoas que praticam sexo anal ou em quem sofreu intervenção cirúrgica por casos de diverticulose, apendicite, entre outros.

Sintomas de uma fístula perianal

Então como saber se se padece de uma fístula perianal ou retal? Os principais sintomas são:

  • Dor no momento de evacuar na zona na qual se localiza a fístula. A dor pode ser muito persistente e manter-se inclusive horas após a evacuação.
  • Na zona em que se localiza a fístula pode-se apalpar uma massa dura que por dentro contém líquido, pus ou matéria fecal. Estas secreções podem chegar a manchar a roupa interior.
  • Coceira e incômodos na zona em que se localiza a massa.
  • Evacuações que podem vir acompanhadas de sangue.
  • Incômodos ao permanecer sentado.
  • Em casos mais severos apresenta-se febre devido à infecção.

O que fazer se desconfio que tenho uma fístula retal?

Uma avaliação médica servirá para determinar se efetivamente existe uma fístula anal ou se se trata de outro tipo de problema, como um pelo encravado ou um abscesso simples. Se você apresentar vários dos sintomas anteriormente descritos é importante procurar seu médico para uma revisão.

Caso efetivamente se diagnostique uma fístula deverá ser feita uma intervenção cirúrgica para drenar o abscesso e prevenir um novo aparecimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma fístula perianal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
lourdes maria
estou com muita coseira muito grande e corte e cara ço ano retor do reto
A sua avaliação:
isabel batista alves
ola tudo bem eu to com esse problema de fistula perianal gostaria de saber quais procedimentos devo tomar qual alimento tenho que evitar se poderem me ajudar agradeço
A sua avaliação:
josiel
Tenho dois meses que fiz uma cirurgia de fistula perianal.e voltou tudo como antes.oque faço.?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Josiel! Nesse caso o melhor é mesmo consultar o médico que o operou para fazer um correto seguimento.
Leidiane
Oi boa noite,tenho um bebê de 3 anos,quando ele tinha uns 4 meses,apareceu um furúnculo no anus dele na parte interna,percebemos pelo fato de ter aparecido um caroço e estava muito vermelho,dai tratamos com antibiótico, sumiu não apareceu mais, depois disso com o tempo ele sempre tá reclamando de incômodos nesta região,alguem sabe mim dizer se é por causa desse abcesso que ele teve?
Igor
Fis uma cirrugia de Fistula a dois dias no hospital da cidade com Dr Rosy muito boa prosedimento muito rapido não lembro de nada anestesista equipe otima
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Igor! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Paula
Oi boa noite eu sofri muito com essa tal de fístula perianal mas depois de muito sofrimento eu já fiz a cirurgia no começo ficou tudo normal ,mas depois da cirurgia eu vou no banheiro diariamente p evacuar isso é normal
Kátia Mota
O único tratamento é por intervenção cirúrgica? Depois de tratada pode reincidir?
Juliana
Fiz a 3 dias uma cirurgia de fistula perianal doi mto ja drenei a dois anos atras um abcesso mas voltou este ano e estou em recuperacao da fistulectomia, se alguém tem não tenha vergonha vá a um coloproctologista ou proctologista
Claudio Zunguze
Gostei da explicação obrigado, gostaria de ter mais esclarecimentos sobre os cuidados que a pessoa deve ter para não contrair a Fistula.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudio, de momento esta é a única informação que temos sobre a fístula perianal. Mas vamos ter em conta o seu pedido. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Claudio
Bom dia Sara muito obrigado pela atenção.
mauro césar silva anjos
já drenei tres abscesso anorrental . gostaria de saber porque volta e qual é o tratamento
Rafael Vieira
Não adianta apenas drenar, porque a drenagem apenas retira o conteúdo líquido da fistula. Vc deve fazer uma micro cirurgia para retirar a fistula. E vc não deve ter medo ou vergonha. O importante é resolver o problema.
ivani
na verdade ja fui diagnostica com hemorróidas,fissura,retocolite ulcerativa,ja nao sei na verdade qual é minha enfermidade,sei que sofro com muito gases intestinais,dor abdominais de ambos os lados,quando defeco sinto dores terriveis,chega até vagina,estou usando um supositório de mesalazina,e buscopan para dor,fazem longos 4 meses que me encontro assim,gostaria de mais esclarecimentos,ja fiz exame abdomem total e rx do intestino...
Imagem: gastroenterologos.net
Quais são os sintomas de uma fístula perianal