Doenças renais

Quais são os valores normais de creatinina

Quais são os valores normais de creatinina
Imagem: microrespuestas.com

A creatinina é um produto da decomposição de uma parte importante do músculo: a creatina. Sua eliminação do organismo é feita através dos rins, de tal forma que seus valores analisados mostram o funcionamento destes. Os valores de creatinina podem ser calculados por dois tipos de vias: a urinária e asanguínea. Quando a função renal é anormal a creatinina aumenta no sangue e diminui na urina uma vez que é eliminada através desta. Os valores da creatinina podem variar segundo o sexo, o tamanho e o peso do indivíduo. Em umComo.com.br explicamos quais são os valores normais de creatinina.

Também lhe pode interessar: O que é a creatinina

Índice

  1. Valores normais de creatinina no sangue
  2. Valores anormais de creatinina no sangue
  3. Valores normais de creatinina na urina
  4. Valores anormais de creatinina na urina

Valores normais de creatinina no sangue

Para poder obter os valores de creatinina no sangue é necessário uma amostra desta, sque será extraída por um profissional de enfermaria mediante a punção venosa. Na leitura dos resultados da análise, você encontrará os resultados da creatinina na seção bioquímica.

É possível que antes de colher a sua amostra seu médico lhe peça que deixe de tomar temporariamente certos medicamentos que podem modificar o resultado da análise. É o caso de medicamentos nefrotóxicos, anti-inflamatórios não esteroides, aminoglicosídeos, quimioterapêuticos de fármacos pesados, entre outros.

Para a leitura dos resultados deve ter em conta que as mulheres costumam ter níveis de creatinina mais baixos comparados com os homens já que, normalmente, têm menos massa muscular. Por conseguinte, os valores normais de creatinina no sangue são para:

  • Mulheres: entre 0,6 e 1,1 mg/dl.
  • Homens: entre 0,7 e 1,3 mg/dl.

Valores anormais de creatinina no sangue

Se os valores de creatinina são inferiores aos corretos costuma-se associar a um problema muscular, como a perda de massa ou a um problema de compromisso a nível nervoso.

Os indivíduos que, na sua análise de sangue, obtenham níveis altos de creatinina, podem procurar sua causa na desidratação, problemas de gravidez (eclampsia, convulsões), obstrução das vias urinárias ou algum tipo de problema renal (infecção, dano)

Valores normais de creatinina na urina

No caso da creatinina na urina é necessário uma amostra de urina recolhida durante 24 horas em uma embalagem especial. O correto é urinar em uma garrafa desde a hora que o indivíduo se levanta, até à hora em que vai dormir. A amostra deve ser conservada refrigerada até à entrega no laboratório.

É importante informar o médico que pediu a análise se está tomando algum fármaco como antibiótico, cimetidina ou cisplatino, pois estes poderiam interferir nos resultados. Mesmo assim, não abandone o tratamento se seu médico não o indicar.

Os valores de creatinina na urina (amostra de 24 horas) podem variar de 500 aos 2000 mg/dia. Os resultados dependerão da idade e da massa corporal magra. A faixa normal segundo o sexo pode ser interpretada da seguinte forma:

  • Nas mulheres: entre 11 e 20 mg por kg de massa corporal.
  • Nos homens: entre 14 e 26 mg por kg de massa corporal.

Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa

Valores anormais de creatinina na urina

Quando os resultados de creatinina na urina não estão entre os valores normais, pode ser devido a uma dieta rica em carne, infecção renal, escasso fluxo de sangue nos rins, problemas renais ou perda do tecido muscular.

Se quer saber mais sobre este assunto, convidamos você a consultar nosso artigo como normalizar os níveis de creatinina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
55 comentários
Benedicto Francisco Dos Reis
O valor de creatinina para o Homem é 0,7 e 1,3 mg/ dl a minha esta em 2,5 mg/dl o que devo fazer
EDSON GODOY DOS SANTOS
Minha creatinina está em 2,02. Qual o perigo?
GENOEFA DI LUCCIO
MEU ESPOSO FAZ TRATAMENTO COM HUROLOGISTA HA QUASE TRES ANOS PORQUE NOS EXAMES DERAM CREATININA MUITO BAIXA 1.7 ELE TOMA MEDICAMENTO MAIS ME PARECEM QUE NÃO ESTÃO SURTINDO EFEITO ELE QUASE NÃO TEM MAIS POTENCIA SEXUAL FICAMOS MUITOS DIAS MAIS DE 1 MES SEM TER SEXO POIS ELE NÃO CONSEGUE FAZER COM QUE SEU PENIS FICA HERETO E QUANDO FICA É RUIM MEU ESPOSO ANDA DESANIMADO E FRUSTRADO VC PODEM ME AJUDAR ELE FAZ USO DO MEDICAMENTO TADALAFILA MANIPULAÇÃO PEÇO QUE SE POSSIVEL VCS ME ORIENTE MUITO OBRIGADO
ANA
Colega, pede ele pra fazer o exame de tireóide também. Ela causa esses problemas nos homens. Causa também muito sono e fadiga!
Jaqueline neves
O meu marido tem nas análises albuminuria 53 mg/l e creatinuria 114 mg/dl. Alguém me sabe explicar estes valores
Janiele
Minha filha tem 12 anos o resultado Da creatinina deu 0.66 , isso e rui?
MARISA
O VALO NO EXAME DO MEU FILHO DE 17 ANOS CREATININA FOI DE 1,11 mg/dL ESSE RESULTADO É BOM?
Clynton Pereira
creatinina no soro : 1,1 mg/dL e Creatinina na Urina 38,6 mg /dL , clearence 69,77 mL/min/l,73 m2. Com esses dados devo procurar um nefrologista . Obrigado
joao
qual valores microalbuminuria em amostra isolada graves
Regia
meu exame creatinina de 0,8mg/dL esse resultando é muito rui?
jaoa
minha creatinina esta 08mg/dl estar normal
ernest scott
realizao exama creatina urina no lavosieur deu resultado de 1.640.Esse lab.nao tem valores de referencia. gostaria saber significado desse resultado. grato
ana
minha creatinina deu v.r.
Fernando Correia
Desejo saber uma melhor informação sobre um resultado de uma exame de creatinina (sangue). Duas vezes realizado em 2016, de como resultado, 0,7 MG/DC e 08 MG/DC, o último feito esta semana veio com um resultado que achei estranho, 0,70 MG/DC, me tirem essa dúvida!
Misael José
Olá eu fiz exames de urina deu 1.12 mg/dl sendo que o valor da referência é de 0,7 a 1.2mg/dl Ta muito alterado?
Debora
fiz o exame de urina e deu no de creatinina 0,83 mg/ dl esta normal
Fernanda machado de Melo Borges
Meu resultado da creatinina deu0,64 mg/dl tenho 37 anos sou do sexo feminino
renan
fiz exame de creatina deu 0.55 mg/dl isso é normal?
Jorge Nogueira
fiz exame de urina 24 h. e sangue, resultado= ceatinina serica 1,14 mg/dl ; creatinina urinaria= 169,7 mg/dl; clearence de creatinina 144,7 mL/min e clearance de creatinina corrigido= 118,1 mL/min/1.73m2 e o volume foi de 1400 mL, gostaria de saber se o exame está normal
simone
Resulta do meu exame creatina 0,8 Esta normal?
MANOEL DONIZETE MENDES DE ANDRADE
MEU CREARENCE DE CREATININA DEU RESULTADO DE 146,5mg /dl/24H/1,73m²
sergio antonio do nascimento
meu exame deu de acm1 acido metil hiporico 0,01 g,g de creatinina ta normal
Imagem: microrespuestas.com
Quais são os valores normais de creatinina