Educação sobre a diabetes

Quais são os valores normais de glicose no sangue?

Quais são os valores normais de glicose no sangue?

A glicemia é a concentração de glicose que circula pela corrente sanguínea. Para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de um organismo saudável, é necessário que os seus níveis estejam estáveis. Os valores normais de glicemia são detectados através de uma amostra de sangue que pode ser coletada através de uma pequena punção na polpa de um dedo da mão ou através de uma colheita de sangue venoso em laboratório de análises. A glicose deve ser medida em jejum e o seu valor é medido em mg/dL. Se você está tentando saber a quantidade normal desta substância no organismo, confira quais são os valores normais de glicose no sangue nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da diabetes

Índice

  1. Normoglicemia: qual o normal da glicose?
  2. Taxa de glicose no sangue por idade
  3. Como saber se estou com diabetes no exame de sangue
  4. Hiperglicemia: superiores a 126mg/dL
  5. Hipoglicemia: abaixo de 70mg/dL
  6. Recomendações de acordo com o seu nível de glicose
  7. Alimentos que contêm muito açúcar e devem ser evitados

Normoglicemia: qual o normal da glicose?

Normoglicemia é o nome dado aos parâmetros resultantes da medição de valores normais de glicose no sangue (valores normais de glicemia):

Glicose normal em jejum: entre 80 e 110 mg/dl

Os valores normais de glicose no sangue devem mostrar valores entre 80 e 110 mg/dL nos testes, quando você está em jejum. Valores inferiores a 70 ou superiores a 110 mg/dL, respectivamente, hipo e hiperglicemia poderão indicar problemas como a diabetes mellitus. Glicose 96 é mg/dL normal, assim como todos os valores que estão neste intervalo,.

Glicose normal depois de comer: entre 70 e 140 mg/dL

Depois de uma refeição, o nível normal é entre 70 e 140 mg/dL. Depois de comer, os pacientes com diabetes não controlada apresentam valores superiores. Isto ocorre porque o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue para dentro das células - insulina - existe em pouca quantidade, ou porque existe diminuição da sensibilidade à insulina normal. Uma glicose 150 mg/dL já não é normal, por exemplo.

Este valor varia, não só de pessoa para pessoa, como com o alimentos incluídos na refeição e outras variantes como o estresse emocional ou estado de doença.

Taxa de glicose no sangue por idade

De acordo com um estudo de iniciação científica que avaliou níveis e taxas de glicose e sua relação com sexo e idade [1] quanto ao sexo não há dependência na alteração dos valores e com a idade sim, apesar de serem muito discretas.

É por isso que diferente de outros valores de referência na medicina, os valores normais de glicemia não são medidos por idade e sim de acordo com a ingestão de alimentos: se a pessoa acabou de comer ou está em jejum. Outra coisa que precisa ser levada em conta pois gera interpretações equivocadas é o aparelho de medir a glicemia, que tem calibrações diferentes para crianças e adultos.

Tabela de glicose no sangue por idade (valores normais de glicemia)

  • Adultos em jejum: entre 80 e 110 mg/dl
  • Idosos em jejum: entre 100 e 126 mg/dl
  • Crianças em jejum: entre 60 e 99 mg/d

Como saber se estou com diabetes no exame de sangue

Os valores normais de glicose no sangue (em jejum) devem ser menores que 110 mg/dl e quando aparecem mauires 126 mg/dl são diabetes. Já para o exame da picada no dedo, até 200 mg/dl significa glicose normal, enquanto a partir de 200 mg/dl já é considerado diabetes.

O exame de sangue é a principal técnica usada para detectar diabetes, ainda que esse diagnóstico precise ser confirmado por um médico.

Quais são os valores normais de glicose no sangue? - Como saber se estou com diabetes no exame de sangue

Hiperglicemia: superiores a 126mg/dL

A hiperglicemia ocorre quando os valores de glicose no sangue em jejum superam a quantidade de 110mg/dL. Existem várias formas de diagnosticar uma hiperglicemia que ocorre, na maioria das vezes, na presença de Diabetes Mellitus:

  • Quando os parâmetros de glicose no sangue, em jejum, são iguais ou superiores a 126mg/dL em duas provas de medição de glicose em diferentes ocasiões.
  • Quando uma glicemia ocasional (não em jejum) tem valores superiores a 200mg/dL associados a sintomatologia de hiperglicemia (sede constante e intensa, visão turva, fraqueza, sensação de precisar de urinar constantemente, fome constante e difícil de saciar).
  • Quando, na prova de tolerância à glicose oral, os valores são iguais ou superiores a 200 mg/dl duas horas após a ingestão da solução de teste.
  • Quando a medição da Hemoglobina Glicada tipo A1c (HbA1c), é igual ou superior a 6.5%.

Estas duas últimas medições são pedidas exclusivamente por um profissional de saúde e realizadas em laboratório de análises.

Sintomas de hiperglicemia

  • Muita sede;
  • Vontade de urinar em excesso;
  • Fome;
  • Pele seca;
  • Boca seca
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Hálito cetônico.

Veja também: Como reduzir o nível de glicose no sangue

Hipoglicemia: abaixo de 70mg/dL

A hipoglicemia define-se como o nível de glicose no sangue abaixo de 70mg/dL. Embora possa ser assintomática, na maioria das vezes esta condição provoca visão dupla, sudação, tremores, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, sensação de tontura, entre outros (confira esse artigo para saber quais são os sintomas de hipoglicemia com mais detalhes).

Para detectar a hipoglicemia, é necessário fazer uma medição de glicose com resultados que indicam valores inferiores a 70mg/dl. Se não for detectada a tempo, esta condição pode provocar perda de consciência e até mesmo a morte.

Sintomas de hipoglicemia

  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Recomendações de acordo com o seu nível de glicose

Em caso de normoglicemia, você deve insistir na alimentação correta, evitar uma vida sedentária, manter o corpo hidratado e fazer revisões anuais para verificar se a glicose no sangue está entre os valores normais.

Para os pacientes diagnosticados com diabetes mellitus, é recomendada uma alimentação com poucos carboidratos e nenhum açúcar processado, rica em verduras e peixe e carne magros, exercício físico e avaliação frequente dos valores de glicemia. O seu médico recomendará quando você deve fazer o controle de seu nível de glicose no sangue. Confira esse artigo para saber como deve ser a alimentação de diabéticos.

Nos casos de pacientes com tendência para ter hipoglicemia (geralmente, os diabéticos insulinodependentes), o ideal é ter sempre sachês de açúcar por perto para poder ingerir via oral. Quando a pessoa perde a consciência e a hipoglicemia é evidente, deve ser administrada uma seringa pré-carregada de glucagon (todo paciente diabético tratado com insulina deve ter uma em sua geladeira) por via subcutânea. Confira esse artigo para saber como prevenir a hipoglicemia com mais detalhe.

Quais são os valores normais de glicose no sangue? - Recomendações de acordo com o seu nível de glicose

Alimentos que contêm muito açúcar e devem ser evitados

Por ser tão viciante como a cocaína, um estudo recente de especialistas britânicos da Action of Sugar determinou que o açúcar é a droga do século XXI. Muitos especialistas da saúde recomendam afastar este componente da nossa alimentação por ser uma das principais causas de sobrepeso, obesidade, diabetes e devido ao alto valor calórico que oferece ao organismo.

Quando pensamos em açúcar é comum que venham à nossa mente alimentos como refrigerantes, hambúrgueres, chocolates e qualquer bolo ou petisco, mas a verdade é que diariamente estamos rodeados de alimentos que contêm açúcar e que não são necessariamente doces, mas que, por seu alto conteúdo em carboidratos, ao entrarem no organismo se transformam em glicemia:

Molhos prontos

Entre os alimentos que contêm muito açúcar destacam-se, em primeiro lugar, os molhos. Sim, qualquer molho que acompanhe uma preparação costuma ter grandes quantidades de açúcar adicionado, como é o caso do famoso molho de tomate ou ketchup, que pode conter 20 gramas de açúcar por cada 100 gramas, considerando que consumir seis gramas de açúcar por porção de alimento já é um excesso.

Cereais e iogurtes industrializados

Outro alimento que contém muito açúcar são os cereais. Apesar de ser muito prático e adorarmos tomar o café da manhã com cereal, os cereais também são muito ricos em açúcar adicionado, até ao ponto em que podem trazer ao organismo entre 6 e 12 gramas de açúcar por porção. Muitas marcas usam o açúcar nos cereais como uma forma de chamar a atenção do paladar infantil e aumentar as vendas de seus produtos.

No mercado são muitos os produtos oferecidos como uma opção saudável, quando na verdade são totalmente o contrário disso. Um exemplo destes alimentos são os iogurtes líquidos ou as barras energéticas, que se prestar atenção, contêm entre seus principais ingredientes um grande valor de carboidratos e açúcar.

Bolos e bolachas

Não importa se são integrais, de aveia, de soja ou de chocolate, as bolachas e todo tipo de bolos estão na lista dos alimentos que contêm muito açúcar. Por quê? A maioria contém farinha, que se transforma em glicemia, e por mais que prometam ser produtos leves, sempre contêm um pouco de açúcar para oferecer esse delicioso sabor. Em alguns casos, uma porção de bolo ou cupcake pode ter até 20 gramas de açúcar por cada 100 gramas de produto.

Chocolate em pó

Nós adoramos o leite com chocolate em pó, mas é exatamente o cacau que usamos para conseguir esse sabor irresistível um dos alimentos que contém muito açúcar. O cacau solúvel em pó pode ser tão ruim como o próprio açúcar, até ao ponto em que, só por adicionar duas colheres de chá de cacau a um copo de leite, estará ingerindo até 15 gramas de açúcar.

Refrigerantes e energéticos

Entre os alimentos que contêm muito açúcar não podem faltar os refrigerantes e as bebidas energéticas. Não é segredo para ninguém que o consumo em excesso de bebidas com gás está relacionado com o sobrepeso e a obesidade, e não podia ser de outra maneira: uma lata de refrigerante de cola traz para o organismo 35 gramas de açúcar! Prefira as águas com sabor ou sucos naturais.

Frutas que contêm muito açúcar

Algumas são mais doces que outras e contêm mais açúcar. Entre as frutas que contêm muito açúcar destacam-se a uva, a manga, a ameixa-amarela e a banana. No entanto, também existem frutas secas como as passas, em que uma xícara oferece 30 gramas de açúcar.

Leitura complementar: O que acontece quando você não come açúcar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de glicose no sangue?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/1050_1267_01.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
374 comentários
A sua avaliação:
Pedro Batista
Em jejum a minha glicemia é 7.2 está boa ou não ?
A sua avaliação:
Gina Frey
Quais sao as melhores frutas indicadas para diabeticos.

agradecida
Gina Frey
A sua avaliação:
jose augusto da silva
tenho 68 anos. em jejum a minha glicemia mede em casa 102gm/ml sou pre diabético ou não?
A sua avaliação:
SERVIO
110 EM JEJUM , COMO MUITO PÃO E MASSAS
A sua avaliação:
CARLOS ALBERTO FREITAS
ÓTIMO GOSTEI FOI MUITO ÚTIL
O MEU TESTE DEU EM JEJUM 136 MG. TENHO 67 ANOS
manuel salgado moreira
tenho 80 anos e fiz teste em jejum e deu 136 mg
A sua avaliação:
Joaquim Gonçalves Tristão
A minha medição á glicose em jejum está com 123 é preocupante ?
santa da conceição salles
Minha glicose era 90/dl em abril/2018 e maio/2019 mediu 110. Estou preocupada; Por favor alimentos que posso ingerir; Devo consultar um endócrino ou basta um nutricionista;
A sua avaliação:
Desiderio Sanson
Verrugas nas pálpebras, como tirar?
A sua avaliação:
gracilene montesano
Meu resultado foi 108 é bom ou ruim?
Elenice maria da silva evangelista
A minha glicose tá 110,00 mg/ dL ela está Auta ou normal?
Jorge Ribeiro
Sou diabético tipo 2 Quando é que podemos considerar o nível de glicemia normal ? Qual é a taxa de glicemia normal ?
Mary Craver
Quero saber se os números de glicose nos aparatos no Brasil e no México são os mesmos números daqui dos Estados Unidos. Uma mexicana teve o nível de 340 mas foi no México. Não sei se o aparato é diferente nas medidas devido o sistema métrico ou não. Me parece que 340 é demais mesmo assim. Obrigada
sonia
meu exame de glicose deu 69mg =, tenho 48 anos, é considerado normal?
Maria da Conceição Linhares
Bom dia quando agente faser o exame o normal e quanto ?? 109 e alto ??
Helio Neves de oliveira
Tenho 76 anos, fiz recentemente exame de sangue e o resultado do nível de glicose foi 108 mg/Di, isso tendo tomado cafe com açúcar 2 horas antes. uma vez que o laboratório informou que não teria problemas, apenas no caso de grande refeições. Esse valores merecem cuidados ?
Noemi
Minha glicose de jejum deu 67e normal?
Cicera
Minha glicose deu 170 e normal
Maria cleide gomes martins
Olá eu estou grávida, minha glicose esta 93 meu peso é 70.sinto muito tontura minha pa é muito baixa 10×6 estou com 32 semanas.
Ellen Lima
Glicose em jejum 106 mg/dL é normal??
Delfina
Fiz um teste outro dia de glicose com este aparelho de medir de farmácia e já tinha tomado café da manhã inclusive o café era muito doce, comi banana etc. e deu 117, o moço que mediu falou que eu era pré diabética. Isto é verdade?
1 de 3
Quais são os valores normais de glicose no sangue?