Candidíase

Qual a melhor pomada para a candidíase?

Qual a melhor pomada para a candidíase?

A candidíase é uma infeção causada pelo sobrecrescimento de fungos da família Candida spp., 90% das vezes da espécie Candida albicans,e pode afetar qualquer parte do corpo humano. No entanto, é mais frequente que esta infeção afete a boca e a língua (candidíase oral), a vagina (candidíase vaginal), o pênis (candidíase peniana) e em torno dos olhos (candidíase ocular).

Este fungo faz parte da flora intestinal normal (grupo de micro-organismos que vive no intestino e na boca), daí o sobrecrescimento e os sintomas consequentes estarem muitas vezes associados à diminuição de imunidade.

Os sintomas de candidíase dependem do local onde está ocorre - no caso da candidíase oral apresenta-se muitas vezes como placas brancas, facilmente destacáveis com a escovagem e na candidíase vaginal com corrimento vaginal branco, grumoso e espesso, inodoro, que forma placas aderentes às paredes vaginais, eritema, inchaço e fissuras vulvares. Acompanha-se frequentemente de ardor, coceira e dor.

Se ainda não sabe qual o tratamento a seguir e que tipo de pomadas deve usar, em umComo mostramos-lhe qual a melhor pomada para a candidíase.

Também lhe pode interessar: Como usar pomada nistatina

Índice

  1. Como a candidíase é transmitida?
  2. Candidíase: sintomas
  3. Tratamento para candidíase
  4. Como tratar candidíase?
  5. Qual a melhor pomada para candidíase?
  6. Qual a duração do tratamento?
  7. Cuidados durante o tratamento

Como a candidíase é transmitida?

A candidíase não é uma doença contagiosa, por isso você não pega de ninguém. Os fungos já habitam no nosso organismo e, quando o sistema imune se encontra debilitado, os fungos multiplicam-se e causam a infeção. Outros fatores também podem contribuir para aumentar as hipóteses de contrair a doença, como:

  • Tomar antibióticos ou medicamentos esteróides;
  • Ter SIDA ou uma infeção por HIV;
  • Estar a fazer um tratamento com quimioterapia;
  • Fazer uma má higiene pessoal ou utilizar produtos demasiado agressivos;
  • Gravidez;
  • Uso de prótese dentária removível, no caso da candidíase oral.

Candidíase: sintomas

Os sintomas da candidíase variam consoante o local onde a infeção ocorre. Na candidíase oral, na boca ou língua, os sintomas mais comuns são placas brancas, facilmente destacáveis com a escovagem e alteração do gosto e hálito.

A candidíase ocular apresenta sintomas como coceira, visão turva, dor nos olhos, sensibilidade à luz e bolsas sobre os olhos.

Quanto à candidíase vaginal esta apresenta sintomas como um corrimento vaginal branco, grumoso e espesso, inodoro, que forma placas aderentes às paredes vaginais, vermelhidão, inchaço e fissuras vulvares.

É frequentemente acompanhada de ardor, coceira, dor ao urinar e durante a relação sexual.

 

Nos homens pode ocorrer vermelhidão com descamação da pele do pênis, assadura na glande e surgimento de um corrimento idêntico ao sêmen.

Qual a melhor pomada para a candidíase? - Candidíase: sintomas

Tratamento para candidíase

O tratamento para a candidíase consiste primeiro em identificar as causas para poder combatê-las. Posto isto, pomadas e comprimidos antifúngicos têm acção local e podem ser úteis. Quando estes dois não forem suficientes ou em pacientes com o sistema imunitário comprometido o médico costuma prescrever medicamentos por via oral durante um tempo prolongado.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como prevenir a candidíase vaginal.

Como tratar candidíase?

As pomadas e comprimidos indicados para o tratamento são aqueles que contêm Clotrimazol, Miconazol, Econazol, Sertaconazol, Nistatina, entre outros. Mas lembre-se que só as deve utilizar sob orientação do seu médico ou ginecologista.

Qual a melhor pomada para a candidíase? - Como tratar candidíase?

Qual a melhor pomada para candidíase?

As pomadas mais indicadas para o tratamento da candidíase são as antifúngicas, uma vez que são aquelas que trazem equilíbrio à quantidade de micro-organismos. Nos casos de candidíase persistente, o uso de pomadas pode não surtir efeito, por o fungo se tornar resistente a elas. Nestas situações, o tratamento passará por substâncias orais, de uso prolongado e deve incluir o fortalecimento do sistema imune bem como uma dieta pobre em açúcares.

Sugestão: Acesse também o artigo É normal a pomada ginecológica sair?

No tratamento da Candidíase oral podem ser usados diferentes agentes: Clotrimazol (10mg, 5 vezes ao dia) ou Miconazole (50mg, uma única aplicação por dia mas é geralmente mais caro), ambos são muito eficazes. A Nistatina também é muito usada e eficaz mas tem açúcar na sua formulação, podendo ajudar no aparecimento de cáries dentárias.

No caso de Candidíase oftálmica deve ser sempre observado por um Oftalmologista que indicará o tratamento adequado, pelo maior risco de cicatrizes e dispersão da infecção,

Para o tratamento da Candidíase vaginal podem ser usadas pomadas ou comprimidos vaginais. No caso das pomadas, para tratamento da candidíase vaginal, devem ser aplicadas na região interna e externa da vagina. Deve continuar usando a pomada até à data indicada pelo seu médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes. Estas pomadas são também indicadas para a Candidíase peniana.

Os comprimidos vaginais são colocados no interior da vagina, da mesma forma que é colocado um tampão menstrual.

O Fluconazole é geralmente utilizado na dose única de 150mg particularmente em pacientes que preferem o tratamento via oral em vez de tópico.

Atenção: Este anti-fúngico interage com muitos outros fármacos e isso deve ser tido em atenção pelo seu Médico.

Qual a duração do tratamento?

A duração do tratamento local varia desde o uso único até 14 dias, consoante o agente de tratamento escolhido.

Atenção: Você deve continuar usando a pomada até à data indicada pelo seu médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Leia também: Posso usar pomada ginecológica menstruada? - Esta e outras dúvidas comuns

Cuidados durante o tratamento

É importante notar que o tratamento local com óvulos e cremes vaginais, diminui a eficácia dos preservativos como contraceptivo e como protecção contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Sugestão:É normal a pomada ginecológica sair?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor pomada para a candidíase?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É importante notar que o tratamento local com óvulos e cremes vaginais, diminui a eficácia dos preservativos como contraceptivo e como proteção contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
63 comentários
dulci farias
sinto vontade o tempo todo de fazer xixi mesmo quando já fiz ,mesmo não tendo mas nada para fazer ainda sim estou com vontade e fico pingando o tempo todo no vaso sanitário o deve ser isso?
ana
não, isso é infecção urinária
Gracijany
Metronidazol + nistatina. Cura a candidiese?
iran albuquerque
onao obbla ja usei todas pomadas para candiase e comprimidos quando vo dormir ela folta devido o calor ja consultei varios demartologista e nao obetive resultado
Johnny Notariano
Clotrimazol e hoje vou indicar Nistatina, mais para o sexo feminino. Indicarei para homens. Vou aguardar o resultado após duas semanas.
A sua avaliação:
Carlos
Obtive bons resultados no combate a candidíase com o creme QUADRIDERM ( valerato de betametasona + sulfato de gentamicina +toinaftato + clioquinol . Usei por 15 dias 1 x dia.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Obrigada por partilhar conosco essa informação!
Daniele
Pomada mud serve p candidiase
guinho
Gente estou com cândida na grande ja tem mais de um ano, ja usei diversas pomada e ela sempre volta não aguento mais nem me masturbar consigo mais, me ajudem por favor
Melissa
Você já foi ao médico? Tem ctz de que é cândida? Se sim você tm ctz, você tem que além da medicação cuidar da alimentação tmb, tem que comer saudável, dormir bem, evitar o estresse, evite ingerir principalmente o açúcar, massas em geral, queijos amarelos e refrigerantes. Os alimentos probióticos tmb ajudam mto como o iogurte natural em temperatura ambiente, tanto tomar como passar na área afetada, de 3 em e hrs, tomar Yakult e vitamina C e a pomada nistatina , mas tem q usar no minimo 7 dias e remédio como o fluconazol dose única. Mas se está assim tão persistente o melhor msmo é procurar um médico pois ele pode te ajudar direito, pq seu sistema imunológico deve estar baixo tmb.
Carlos
Usei quadriderme creme por 15 dias e tive bons resultados
Alexya
Gynazole É vaginal, mais faz o mesmo efeito em pênis . Usei e mais nunca ela veio. Cuide da sua imunidade, se ela estiver baixa, não vai adiantar de nada. Boa sorte!
Marcos
Olá..me masturbei pela manhã, e logo quando ejaculei,meu telefone tocou era os meus amigos dizendo que já estavam em frente em minha casa pra irmos à praia,não deu tempo de eu tomar banho e de fazer a limpeza,nesse dia usei uma cueca box preta bem apertada e fazia muito calor,quando cheguei em casa percebi que a cabeça do meu pênis estava com bolinhas vermelhas e com um leve inchaço.. O que será?
Nina
Olá , eu estava quase com isso , só que isso eu peguei em assento. Uma mulher tinha saído e min sentei , isso se chama Cândida , pode crê
Rafael
Eu acho q isso é candidiase
Michelle S. Dorigan Gonçalves
Já não sei o q faço usei ginazole trivagel tomei fluconazol e nada funciona estou enlouquecendo já faz 2 meses q estou tratando!Me ajudem
Paula
Eu usei o creme ginecológico Nistatina (aplicava 1 tubo antes de ir dormir, após o banho), importante que você deixe a vagina secar naturalmente, de preferência, não use calcinha pra dormir. Juntamente com a pomada, tomei 1 comprimido de azitromicina de 500 mg durante 5 dias e super fucionou. É importante também cuidar da alimentação. Mas o mais indicado é procurar um ginecologista para que possa verificar o que está acontecendo. Melhoras!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Paula! Muito obrigada por partilhar todas essas dicas, valeu :)
Alexya
Está cuidando da sua imunidade ?? Se não estiver, não vai adiantar você usar nada mesmo.
ELIANE
MUITO BOM
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane! Que bom saber que a informação foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Angélica de Souza
Oi já tomei vários fluconazol em seguida e nada de efeito, oq fazer?
Tati
Eu uso o nitrato de miconazol . E barato e funciona .. ou o itraconazol .. tomar um de dia e um a noite .. Por 1 dia .
Vende sem receita o Itraconazol?
Laura
Sinto muita coceira em volta do anus, principiante nd hora do banho da noite.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Laura! Neste artigo pode encontrar algumas dicas para tratar a coceira no ânus: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-coceira-no-anus-3527.html
wagner
laura ja supositorio da planta eva barbosa
Gil
Eu fui no urologista e ele me receitou uma pomada mud, ele falou para eu aplicar na região afetada, devo passar também sobre a glande do penis ? Pois esta afetada!
Vania
Olá... O site é ótimo, muita informação boa! Também sofro com a cândida e descobri que meu tipo sanguíneo não ajuda muito também. Sou tipo O e o que como agrava ou faz voltar a candidiase. Tudo que o site falou ajuda, iogurte, os banhos de assentos, lavar com vinagre de maçã, etc. Candicort é ótima! Já usei, mas o que pega é que eu esqueço que a cândida vive em nosso corpo e abuso de doces fazendo ela voltar. Gente... É assim mesmo, não que a gente tenha que aceitar mas tem sempre que controlar, ela é tipo diabetes, descuidou....! Parabéns pro pessoal do site mais uma vez... E a luta continua, controlar alimentação, usar pomada, banho de assentos, evitar sabonete líquido íntimo (use comum de barra que é menos abrasivo). Enfim olhem e leiam que tudo no site ajuda! Puf.. Puf.. Escrevi um livro! Rs bjs
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Marluce Silva Ribeiro
Olá.. Estou precisando de uma pomada para aliviar a coceira... Seguida de um corrimento branco tipo leite... No momento não consigo uma consulta. É insuportável. Já tomei 2 comprimidos de Fluconazol .. Me ajuda por favor..
talita
Qual pomada mais indicada para candidiase? Nistatina ou Candicort?
Letícia
Posso compra essa pomada sem receita médica ?
Santiago
Boa tarde,estou com vermelhidão no pênis e a pele está sensível ,oque posso usar para melhorar?
bia
usei nistatina10 dias ae melhorou ae depois de 10 dias voltou a coçeira ae fui aõ medico ele mandou usar nistatina novamente por mas 10 dias usei sertinho e a coçeira depois de dias voltou novamente me ajudem ql pomada devo usar agora para melhorar esta coçeira insuportavel
Alguem
Deve cuidar da alimentação, ha diversos alimentos que podem agravar
grace m o Damásio
Posso usar pomada miconazol pras coceira nas partes íntimas ?
1 de 3
Qual a melhor pomada para a candidíase?