Diabetes Mellitus

Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2

Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes é uma doença na qual o corpo perde a sua capacidade de regular e controlar os níveis de glicose no sangue, o que também é conhecido como açúcar no sangue. São muitos os pacientes que têm sido diagnosticados com esta condição, mas a verdade é que há também uma quantidade importante de pessoas que sofrem dela sem saber. Isto pode dever-se ao tipo de diabetes que elas sofrem, já que alguns sinais e evidências podem passar despercebidos. Para que você entenda mais sobre esta patologia, em umComo explicamos qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a diabetes tipo 2

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante referir que existem dois tipos de diabetes: tipo 1 ou I e tipo 2 ou II, tal e como é explicado em nosso artigo sobre o que é a diabetes. Isto se deve ao fato de que existem diferenças entre os doentes de uma e outra tipologia, em função de qual seja a alteração de seu organismo.

2

Desta forma, os diabéticos do tipo 1 perdem a capacidade de produzir eles mesmos insulina no corpo, já que seu pâncreas deixa de secretá-la. Isto acontece porque as células beta do pâncreas são destruídas pelo próprio organismo.

3

Este primeiro tipo de diabetes pode aparecer em qualquer idade, mas a verdade é que é mais frequente em crianças e jovens, nos quais se costuma diagnosticar a doença rapidamente, cuja causas são desconhecidas.

O tratamento consiste na administração diária de injeções de insulina, pelo que os diabéticos tipo I devem aprender como aplicar insulina desde que se detete esta condição.

4

Pelo contrário, na diabetes do tipo 2, o corpo do paciente produz insulina, mas em quantidade insuficiente ou de baixa qualidade, devido a alguma deficiência no pâncreas que é o órgão responsável por fabricar esta hormona. A obesidade, a falta de exercício e outros maus hábitos podem ser a causa da diabetes tipo II.

5

Na segunda tipologia de diabetes, a idade é um fator bem mais relevante e é muitas vezes conhecida como diabetes adulta. Desenvolve-se muito mais lentamente do que a tipo 1, de forma que os sintomas são menos óbvios e muitas pessoas não sabem que a têm.

6

Outra diferença entre ambos os tipos de diabetes é o fato de que os anticorpos anti-insulina, antiGAD, IA2 e ICAs são positivos na diabetes tipo 1, e na tipo 2 estão ausentes.

7

Desta forma, os pacientes da diabetes de tipo I costumam depender da administração de insulina de forma externa, enquanto os do segundo tipo não têm porque necessitá-la.

8

Antes de terminar este artigo sobre as diferenças entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, é importante referir que também existe um terceiro tipo de doença diabética conhecida como diabetes gestacional, uma vez que ocorre em mulheres durante a sua gravidez. Nestes casos, mulheres não diabéticas apresentam altos níveis de glicemia e, por conseguinte, o risco de sofrer posteriormente diabetes tipo 2 fica maior, assim como também a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
Oscar Mussa
Como prevenir diabetes do tipo II?
Editor umComo.com.br
Oi Oscar! Dê uma olhada nas dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-prevenir-a-diabetes-tipo-2-8446.html
charlesfuchs122@gmail.com
eu tenho a deabeti tipo2 controlo com os comprimido que o posto ofereci glibenclamida com o metfomina eu estava com muito tempo mim tratando ai eu bebi algumas latra de cerveja emtao a deabeti ficol fora do normal ela chegou a 400 o que eu posso faz alguem pode mim ajuda
sonia santus
Muito boas matérias bem esclarecedoras, gostaria de receber mais informações.
A sua avaliação:
CLAUDIA REJANE MAIA
Boa tarde. Gostaria de receber informativos sobre o controle da Diabetes. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudia! Neste link poderá encontrar vários artigos úteis para o controle da diabetes e outras informações úteis. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Ap
Proparando minha desefa o artigo, me foi muito util
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ap! Que bom saber que o artigo foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário :)
luan
qual a diferença entre um e outro?
Cleiton
Fiquei sabendo recentemente que estou com pré-diabetes. Confesso que isso me assustou um pouco. Pesquisei na internet quais os tipos de diabetes que existe e encontrei diversos artigos. Devo dizer que esse é muito bom! Me ajudou bastante. Tem um outro que eu vi e achei interessante, gostaria de compartilhar com vcs.
malquiria almeida
Queria saber oporq,eu tomo ,meritor,4mlg,nai consumo açucar e minha glicose nao cai de 300
silvaneide
qual as doenças que pode afetar junto do bipolar tipo 1 e o 2
Edelmário Carvalho dos Santos
qual a diferencia entre diabete tipo 1 e 2 fiz o exame recente de sangue e o resultado foi 122 será que sou diabete. grato: Edelmário Carvalho dos Santos
Maria Lucia Maia Leite Alves
Lucia Maia, 67 anos, diabética há 9 anos, a pergunta é a seguinte: O diabetes tipo l, pode evoluir para o diabetes tipi 2? Gostei muito deste artigo e alguma novidade, avise-me. Grata,
Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2