Dieta para a gota

Que alimentos posso comer se tenho gota

Que alimentos posso comer se tenho gota

A gota é uma doença metabólica em que o corpo apresenta uma dificuldade para processar os sais de urato afetando principalmente os rins e articulações, o que se pode transformar numa patologia dolorosa. Se lhe foi diagnosticado a gota, certamente já saberá que a alimentação baixa em ácido úrico é fundamental para evita que esta doença se agrave e se transforme em desconfortos e dores, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe que alimentos pode comer se tem gota e quais os alimentos que deve evitar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gota

Índice

  1. As proteínas
  2. Os láteos
  3. Frutas e verduras
  4. Cereais, farinhas e frutos secos
  5. Bebidas
  6. Avaliação médica

As proteínas

Se sofre de gota deve estar muito atento ao seu consumo de proteína animal. O consumo de carne de bovina e suína deve ser moderado em extremo, pois fomenta a produção de ácido úrico tal como os mariscos, por isso limite o seu consumo para um par de vezes por semana. Os enchidos e patês também não são adequados para o a sua dieta diária por isso não abuse deles. Os ovos são recomendáveis mas não deve passar de quatro por semana. O tofu, bem como a soja ou o grão-de-bico (preparados ligeiramente) são excelentes formas de obter proteínas sem aumentar os níveis de ácido úrico.

Os láteos

Os produtos láteos podem ser incluídos na dieta de quem padece de gota, mas é recomendável optar pelas versões mais ligeiras ou desnatadas no caso do leite, do iogurte, dos cremes de leite (natas), etc, e preferir sempre os queijos com menos gordura.

Frutas e verduras

Quem sofre de gota deve limitar o consumo de tomate, aspargos, lentilhas, ervilhas, couve-flor e cogumelos por serem ricos em purinas, o que faz com que se gere ácido úrico. Os vegetais ricos em fibra como os espinafres e o brócolis são recomendados, uma vez que ajudam a eliminar o ácido úrico do sangue, o mesmo acontece com as frutas. Por isso acrescente estes alimentos à sua dieta diária e sentir-se-á muito melhor.

Cereais, farinhas e frutos secos

Os frutos secos são ricos em fibra e muito bons para o organismo, mas de forma alguma deve abusar do consumo destes alimentos, lembre-se que também têm um importante conteúdo de gordura. Os cereais integrais, o arroz, o trigo e a aveia são importantes fontes de fibra que oferecem boas qualidades às pessoas que sofrem de gota, por isso pode acrescentá-los à sua dieta. Evite as farinhas e açúcares processados, bem como os produtos que não conferem nada ao seu organismo como os doces e os bolos.

Bebidas

O álcool é muito prejudicial para as pessoas que sofrem de gota por isso é necessário limitar ao máximo o seu consumo, pois impede a correta expulsão do ácido úrico do corpo. Beba água em abundância e líquidos, infusões por exemplo, ou sucos naturais e alimentos que o ajudem a se manter constantemente hidratado e a expulsar as toxinas através da urina.

Avaliação médica

Se tem problemas com o ácido úrico ou sofre de gota é importante que visite um médico com frequência para fazer exames regulares e seguir a preceito as indicações do seu médico para ter uma vida tranquila e saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que alimentos posso comer se tenho gota, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
93 comentários
A sua avaliação:
Horacio Belengueze
Gosto de tomar vinhos (tinto e ocasionalmente o branco). Devo parar para reduzir o acido urico no meu corpo ou o que devo fazer?
A sua avaliação:
Eli campos
Queria saber bem o que pode comer,já li q frango e aveia pode,em outra reportagem fala que não, queria muito saber pq sofro muito com as dores
josé celso linhares
Boa noite! Sou apreciador nato de dobradinha, desde que bem feita. Entretando, tomo aluporinol, em função de meu ácido úrico girar em torno de 7 Com dobradinha 3 vezes por semana., mas pratico muito exercício físico.
Dobradinha contém muito ácido úrico. Acima de alcatra, filé de boi, pernil trazeiro e peixe surubim? Antecipadamente grato José Celso.
Flávio Domingues Vieira
Estou no começo desta tal de gota e queria saber que posso comer ou beber para evitar que complica mais está doença obrigado pela atenção.
ORIDES SANCHES
Gostaria que V.Sas. me enviasse uma relação dos alimentps que posso comer, porque consultei recentemente um médico, fiz os exames solicitados e foi constatado que tenho GOTA. Por favor me ajudem. Agradecido. Orides
Luiz Marcelo
Tudo que é Miudos faz mal para quem tem gota.. tipo coração, figado, etc...
antonio
o que comer como mistura
A sua avaliação:
Devanio Alves dos santos
Tenho gota ,será que posso comer o frango grelhado?
wellington aparecido barbosa
bom dia queria saber que legumes posso come,e si posso comer yame
maria angela m. lacerda
o q devo comer se estou com dor de gota
A sua avaliação:
francisco edvan silva
quero saber o que nao posso comer e nao vi nem um cardapio
A sua avaliação:
Cristiane
Tenho acido úrico o que como de mistura.
A sua avaliação:
Ademir Macedo Fernandes
Tenho gota cronica,posso comer peito de frango grelhado e também bife bovino grelhado?
jose smek
eu tenho a gota mais ela ja e cronica e o que eu faço para e limar os caroço crista dos cotovelo.
A sua avaliação:
vitorio
nunca tive gota, sempre tive o acido urico alto, o medico baseado no exame de sangue que deu acido urico alto prescreveu alopurinol. Isto pode ter desencadeado a crise de gota?
A sua avaliação:
Artur Manuel Duarte
Gostaria de saber o que devo comer porque tenho muitas crises de gota nos pés,sem outro assunto de momento,o meu muito obrigado,Artur
A sua avaliação:
lucimar d pereira
quais os alimentos que nao posso comer
Roberto
Posso comer arroz ou melhor um purê de batata
Erivaldo pereira lopes
o meu ácido úrico ta em 9,3%
Debora Oliveira
Olá meu esposo está com ácido úrico alto, achei muito interessante toda a matéria que vcs postaram, mais tenho dúvidas ??? Ele pode comer aveia e cereais ? Com frutas , se possível tem como me enviarem uma dieta para ele !! o que comer ou não no dia a dia , obrigada desde já .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Debora, em primeiro lugar obrigada pelo se comentário. O ideal é o seu marido ser avaliado por um médico ou nutricionista, e com todos os dados em mão poderá analisar e prescrever a melhor dieta para ele.
Reniltom paiva
Gostaria de saber quais frutas posso comer e carnes , arroz pode macarrão , quais sucos 561 ar etc ? Obrigado
Selma Regina Ferreira da Silva
Que alimentos posso comer pois tenho ácido úrico e estou muito enchada.
Que alimentos posso comer se tenho gota