Acalmar a tosse

Remédios caseiros para a tosse seca

Remédios caseiros para a tosse seca
Imagem: vivirsalud.imujer.com

A tosse seca ou tosse irritativa é aquela que se apresenta sem nenhum tipo de escarro ou expectoração, muito comum em casos de resfriado e diversas infecções e doenças respiratórias que produzem irritação nas vias respiratórias. Trata-se também de um problema comum entre os fumadores ou pessoas que sofrem de alergias. A tosse seca pode originar um grande incômodo e dor, especialmente quando ocorrem ataques intensos, por isso em umComo.com.br informamos sobre alguns remédios caseiros para a tosse seca que ajudarão a aliviar e curar esta condição.

Também lhe pode interessar: Como curar a tosse seca em crianças
Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de tosse seca: a aguda que dura três semanas ou menos e a crônica que se estende por mais de três semanas. Em ambos os casos é importante conhecer suas causas, pois normalmente trata-se de um sintoma que ocorre devido a outra condição. Assim, ao tratar o problema que a origina veremos como a mesma desaparece, por isso se sua tosse seca se estende durante mais de uma semana, é fundamental que visite o médico.

2

Um resfriado comum, a asma, a laringite, a bronquite, as infecções respiratórias, a irritação das vias respiratórias devido aos corpos estranhos ou a respiração de substâncias químicas e/ou nocivas, podem desencadear um quadro de tosse seca. Caso esta condição seja sintoma de uma doença ou infecção, a mesma deverá ser tratada para obter uma melhoria.

3

Quando o problema ocorre devido a um resfriado, existem vários remédios caseiros para a tosse seca que o ajudarão a recuperar o mais rápido possível.

Você pode fazer um aromático e delicioso xarope caseiro misturando anis, cravo e camomila. Prepare a infusão de camomila, deixe ferver e adicione depois o anis e os cravos. Deixe ferver durante 5 minutos para desprender todos os aromas e propriedades, desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos.

Coe e misture o líquido com mel e suco de limão a gosto. Tome duas colheres de sopa deste xarope natural três vezes ao dia e notará um alívio imediato da tosse seca.

Remédios caseiros para a tosse seca - Passo 3
4

O leite combinado com o mel, um fabuloso antibiótico natural, é um dos melhores e mais simples remédios caseiros para a tosse seca. Em meio copo de leite morno acrescente duas colheres de chá de mel e beba três ou quatro vezes ao dia para melhorar esta condição. É importante que o leite esteja morno e não muito quente, já que poderia irritar a garganta e aumentar o mal-estar.

Remédios caseiros para a tosse seca - Passo 4
5

Você gosta de chocolate preto? Boas notícias, este ingrediente ajuda a aliviar a tosse seca devido ao seu conteúdo de teobromina. Basta comer 56 gramas de chocolate preto por dia para conseguir melhorar seu quadro de tosse seca. Este remédio pode ser combinado com qualquer das outras alternativas caseiras se deseja conseguir um melhor efeito.

Remédios caseiros para a tosse seca - Passo 5
6

Há uma combinação que pode parecer estranha no começo mas que é muito eficiente para tratar a tosse seca de forma natural. Trata-se de fazer uma bebida combinando a Coca-Cola (ou qualquer outra marca de refrigerante à base de cola) com a cebola. Devido às propriedades deste refrigerante junto com a capacidade da cebola para melhorar as condições respiratórias, este remédio caseiro é uma boa e simples opção.

É só ferver durante três minutos um copo de Coca-Cola com alguns pedaços de cebola. Coe e beba quando estiver morno antes de dormir, verá como sua tosse seca alivia durante a noite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a tosse seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
renata
meu filho tem uma tosse seca como tivesse uma cosquinha na garganta e ela nao passa eu queria saber o que e bom para essa tosse odrigado
gabriel
Boa noite tenho ao a minha finha de4 anos esta com uma tosse seca ja estou cheio de gastar dinheiro en charopes e nada le fas passar a tosse alguen me pode ajudar
inácio
como fasso para curar uma tosse seca com frutinhas naturais??
Silvia Mendes Gomes
Qdo não temos o anis,ele pode ser substituído por poejo,ou malva?
ednilza
Estou com tosse seca, mas que coloco uma baba para fora. Pesquisei e descobrir que é cinuzut, que remédio caseiro você me indica?
Débora
Obrigada pelas dicas, aqui em casa estamos todos gripados e meus irmãos estão com tosses muito secas, é muito incomodo por isso vou seguir algumas dicas caseiras que aprendi aqui. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Débora, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Fatima Rejane Pinheiro
Gostei muito, sempre bom saber que podemos contar com dicas tão boas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fátima, que bom saber que você gostou valeu :) Muito obrigada por comentar e continue a seguir-nos! ;)
Imagem: vivirsalud.imujer.com
1 de 4
Remédios caseiros para a tosse seca