A anemia

Sintomas de anemia microcitica

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 2 outubro 2017
Sintomas de anemia microcitica
Imagem: meetlo.com

Uma das doenças mais comuns entre os seres humanos é a anemia. Graças a má alimentação ou a questões de desenvolvimento celular, muitas pessoas sofrem dessa deficiência em suas hemácias, originando diversos problemas na conduta de uma vida saudável. Sabe-se que existem diversos tipos de anemia, mas nem todos nós os conhecemos em totalidade ou temos a consciência dos sintomas. Esse conhecimento pode alterar claramente o tratamento e as consequências da doença em uma visão de longo prazo. Vamos, nesse artigo feito por umComo, buscar compreender tanto a definição quanto os sintomas de anemia microcítica. Continue lendo para saber mais.

Para saber mais sobre os sintomas da anemia, leia o nosso artigo Como saber se tenho anemia.

Também lhe pode interessar: O que é a anemia microcítica

Índice

  1. Definição de anemia microcítica
  2. Sintomas da anemia microcítica
  3. Tratamento da anemia microcítica

Definição de anemia microcítica

A anemia microcítica se constitui como aquela que diminui o tamanho das hemácias do paciente. As hemácias (ou glóbulos vermelhos) são as células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio e de nutrientes para o corpo. Pois bem, quando há uma deficiência na produção dos glóbulos vermelhos, existe aí a anemia e o corpo se torna mais fraco. Existem três tipos de anemia: a anemia microcítica, a macrocítica e a normocítica. A anemia microcítica, o nosso objeto de estudo, é assim chamada por causar a redução das células hemácias. As macrocíticas aumentam e as normocíticas não alteram o tamanho das células. Alguns exemplos de anemias microcíticas são a anemia ferropriva (ou ferropênica), a anemia sideroblástica e a talassemia, que é também conhecida como anemia hereditária. Observamos os casos de anemia microcítica em pacientes com valor de VCM (valor celular médio) abaixo da média na análise de hemogramas.

Sintomas de anemia microcitica - Definição de anemia microcítica
Imagem: ilovesaude.com

Sintomas da anemia microcítica

Os sintomas da anemia microcítica são aqueles comuns da anemia. Apesar de existirem casos de anemia microcítica assintomáticos, ou seja, que não possuem demonstração de sintomas, a maioria dos pacientes apresenta sintomas. Cansaço, palidez, amarelamento da pele, dor de cabeça, tontura e fraqueza são indicações da anemia microcítica. Fique atenta e ao sentir esses sintomas, vá ao médico e exija um hemograma. Somente dessa maneira saberá se possui a deficiência de hemácias em seu organismo.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tirar palidez do rosto - os melhores truques.

Sintomas de anemia microcitica - Sintomas da anemia microcítica
Imagem: melhoramiga.com.br

Tratamento da anemia microcítica

O tratamento da anemia microcítica é comum para todos os casos. Você deve aumentar as quantidades de ingestão de ferro e de nutrientes no seu corpo. Através de uma alimentação adequada, você tem como missão aumentar exponencialmente o nível de absorção do ferro no sangue, também conhecido como ferritina. Para isso, deve criar uma dieta com diversas comidas que aumentem sua taxa de ferro. Veja nossos artigos que te darão uma grande ajuda nesse processo:

Em suma, frutos secos, carne vermelha, vísceras, carne de peixe, além de alimentos com alta clorofila, como couve, agrião e espinafre, além do bom e velho feijão, um dos alimentos com grande quantidade de ferro disponíveis para a nossa alimentação.

Para saber mais sobre o tratamento da anemia microcítica e os melhores métodos de cura para essa perniciosa doença, dê uma olhada no artigo Como tratar a anemia microcítica, desenvolvido por umComo para te auxiliar no tratamento.

Sintomas de anemia microcitica - Tratamento da anemia microcítica

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de anemia microcitica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: meetlo.com
Imagem: ilovesaude.com
Imagem: melhoramiga.com.br
1 de 4
Sintomas de anemia microcitica