Doenças do cólon

Sintomas de pólipos intestinais

Sintomas de pólipos intestinais

Os pólipos são crescimentos do tecido de forma anormal e que aparecem na mucosa ou camada interior do intestino grosso e chegam até ao canal intestinal. A zona mais normal de aparecimento é no cólon e o seu tamanho pode estar entre menos de um centímetro ou vários centímetros. O reto é outro dos lugares onde também afetam com mais incidência.

Esta condição afeta 15% ou 20% da população adulta, já que as probabilidades de sofrer deles aumentam com a idade; a partir dos 60 anos, a probabilidade de ter um pólipo é de 25%. Além da idade, um histórico familiar com pólipos ou câncer de cólon aumenta as chances de os desenvolver. Em umComo vamos revelar os sintomas de pólipos intestinais para que possa detectá-los a tempo e tratá-los de imediato.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas dos pólipos intestinais

Passos a seguir:

1

Na maioria dos casos, os pólipos não causam sintomas; no entanto, alguns indícios que poderiam alertar desta anomalia é o aparecimento de sangue nas fezes. Hemorragias, secreção de muco, alteração funcional do intestino ou, em casos isolados, dor abdominal, podem ser outros sintomas.

Ainda assim ressaltamos que, geralmente os pólipos são assintomáticos e que estes só se descobrem após um exame médico. Um dos exames mais comuns é uma exame das fezes, trata-se de detectar restos microscópicos nelas. Este exame não é conclusivo, uma vez que pode dar negativo, mas não é por isso que se descarta a presença de pólipos.

Sintomas de pólipos intestinais - Passo 1
2

Existem exames mais específicos e concisos que se baseiam em observar de forma direta o interior do cólon.

  • Retossigmoidoscopia rígida: Permite o exame dos primeiros centímetros inferiores do intestino grosso.
  • Retossigmoidoscopia flexível: Examina a parte inferior do cólon.
  • Colonoscopia: Graças ao instrumento utilizado pode-se inspecionar todo o cólon. Para realizar este exame é necessário preparar o intestino com uma limpeza abrangente que se realiza com lavagens um dia antes do exame em jejum. Utiliza-se com frequência a sedação do paciente para poder trabalhar mais em profundidade, e graças a este exame já se podem ser eliminar muitos destes pólipos. Repetir este exame dependerá da decisão de seu médico, que o fará tendo em conta fatores como o número e tamanho dos pólipos encontrados e eliminados, o tecido que os formava e a qualidade da limpeza do intestino antes do exame.
  • Radiografia de enema de bário: É um exame menos invasivo, já que se realiza através de uma radiografia específica na qual se aplica uma solução de bário para revestir o cólon.
Sintomas de pólipos intestinais - Passo 2
3

O pólipo hiperplásico e o adenoma são os pólipos mais comuns que podemos encontrar. O primeiro deles, ao não apresentar nenhum risco cancerígeno, dá-se menos importância. O adenoma, no entanto, acha-se que é o que dá origem à grande maioria de cânceres na zona do cólon, se bem que é certo que em uma porcentagem muito elevada não se convertem em tumores malignos. Uma observação do tecido através do microscópio nos dará o resultado a que grupo pertence cada pólipo.

4

Segue-se o conselho de extrair os pólipos porque não existe um método 100% seguro de conferir se um pólipo se tornará maligno ou não. Quase todos estes pólipos podem ser extraídos durante a colonoscopia, uma vez que o aparelho conta com um pequeno laço que corta o pólipo pela base. Para os maiores é necessária uma extração total que em alguns casos deve ser realizada, por questão de tamanho e zona de localização, através de cirurgia.

Neste artigo de umComo explicamos para você o tratamento dos pólipos no intestino para que obtenha uma maior informação sobre o assunto.

Sintomas de pólipos intestinais - Passo 4
5

As chances de voltar a aparecer um pólipo que foi removido completamente são muito pequenas, ainda que os fatores que o causaram continuem estando presentes. É por isso que cerca de 30% das pessoas que desenvolveram pólipos voltam a apresentá-los um tempo depois.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de pólipos intestinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Carolina Miguel
Os pólipos podem se soltar e sair com fortes dores ao evacuar com diarreia e sangramento?
Joselaine
Bom dia gostaria de saber o que uma pessoa com câncer no intestino pode comer? O médico não deu um mês de vida pra ela, ela não segura nada que come.
1 de 4
Sintomas de pólipos intestinais