A psoríase

Tipos de Psoríase e fotos

Tipos de Psoríase e fotos

A Psoríase pode afetar a pele, unhas, articulações e com menor frequência às mucosas. As lesões mais comuns são maculopapulares e placas eritematosas escamosas vermelho-escuras com escamas não aderentes de cor branco-madrepérola e com bordas perfeitamente delimitadas, as quais são desenvolvidas em uma sequência habitual, onde primeiro aparece uma mácula que progride para maculopapular e finaliza com lesões em placas de cor perolada bem definidas, não convergentes, que descamam com a raspagem. A seguir explicamos quais são os tipos de Psoríase e mostramos fotos de cada caso.

Também lhe pode interessar: Como tratar a psoríase

Índice

  1. Psoríase crônica estacionária ou psoríase em placas (Psoriasis vulgaris)
  2. Psoríase em gotas
  3. Psoríase invertida
  4. Psoríase pustulosa
  5. Psoríase eritrodérmica
  6. Psoríase do couro cabeludo
  7. Psoríase ungueal

Psoríase crônica estacionária ou psoríase em placas (Psoriasis vulgaris)

É o tipo de Psoríase mais comum e afeta o couro cabeludo, zonas de extensão (cotovelos, joelhos), genitais, região do umbigo, lombossacral e retroauricular, com placas simétricas, eritematosas com bordas bem definidas e descamação perolada, que vão desde 1 cm até 10 cm de tamanho. Ao raspar as placas, observam-se sinais de inflamação na pele que estão embaixo da lesão. A inspeção ungueal pode mostrar uma formação de sulcos ou bexiga (pitting). Na maioria dos casos são assintomáticos, embora os pacientes se costumem queixar de prurido.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase crônica estacionária ou psoríase em placas (Psoriasis vulgaris)

Psoríase em gotas

Apresenta pequenas pápulas de 1-10 mm de diâmetro de cor salmão com predomínio no tronco. Podem descamar. Costumam aparecer 1-2 semanas depois de uma infecção respiratória de vias elevadas secundária para estreptococo beta-hemolítico do grupo A, em crianças e adultos jovens, desaparecendo aos 2-3 meses de forma espontânea. Geralmente têm bom prognóstico, em alguns casos com espinhas recorrentes, embora possam ser a forma inicial de uma psoríase que posteriormente ocorre em forma de pequenas placas de evolução crônica. A princípio é necessário somente tratamento local, embora outros tratamentos com antibiótico possam ser necessários se vários processos infecciosos ocorrerem em um mesmo paciente.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase em gotas

Psoríase invertida

Afeta as zonas de flexão, regiões inframamárias e a pele das dobras (axilar, inguinal, perineal, genital). Caracteriza-se por lesões vermelhas, brilhantes, não descamativas e a fissuração ocasional.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase invertida

Psoríase pustulosa

Trata-se de uma forma severa de afetação. Pústulas estéreis que aparecem em palmas e plantas ou de maneira difusa pelo corpo neste tipo de Psoríase (sendo a variante mais severa e denominada de Von Zumbusch). A variante difusa ocorre com febre, mal-estar geral, diarreia, leucocitose e hipocalcemia associados às lesões da pele. A acrodermatite contínua de Hallopeau é considerada uma forma de psoríase pustulosa que afeta mãos e pés. A evolução clínica das lesões é: eritema-pústula-descamação. Demonstrou-se a associação com alterações hepáticas. Costuma ser resistente ao tratamento tópico e outras terapias.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase pustulosa

Psoríase eritrodérmica

É um tipo de Psoríase pouco frequente. Apresenta-se como um eritema generalizado, descamativo que afeta desde a cabeça do paciente até os dedos dos pés. Costuma ser acompanhada de infecções (inclusive sepse), hipotermia e desidratação secundária nas zonas afetadas devido à perda de uma adequada barreira de proteção. Nos pacientes adultos pode ocorrer instabilidade cardíaca e hipotensão pela vasodilatação massiva na pele. Tanto esta forma de psoríase como a pustulosa requerem, às vezes, a entrada hospitalar para tratamento metabólico e da dor.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase eritrodérmica

Psoríase do couro cabeludo

O tipo de Psoríase no couro cabeludo é talvez a mais comum e afeta 50% dos pacientes. Apresenta-se como placas eritematosas com escamas nacaradas/peroladas no couro cabeludo. Os pacientes costumam se queixar de prurido.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase do couro cabeludo

Psoríase ungueal

Neste tipo de Psoríase, a prevalência exata é desconhecida, mas estima-se que mais da metade dos pacientes com psoríase vão apresentar afetação ungueal. É mais comum em pacientes com artrite psoriásica. A alteração típica sobre as unhas é a denominada de pitting, um pontilhado fino disperso ao longo da superfície ungueal. Outra forma de afetação são as denominadas manchas de óleo e a hiperqueratose subungueal, que ocorre nos casos mais graves de afetação ungueal. Costuma ser refratária à maioria dos tratamentos tópicos, requerendo terapia sistêmica ou subungueal mediante infiltração de corticoides.

Tipos de Psoríase e fotos - Psoríase ungueal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de Psoríase e fotos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
francisca Cleonice Sousa PEREIRA
Ola tenho psoriase estou usando proprionato de clobitasol e esotu bem melhou quase não tenho escamação no couro cabeludo
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
José Antônio Silva
Eu tenho psorise, está difícil consegui o remédio, que o médico me passou por ñ tem na minha cidade. Tenho psorise plantar, o que está me ajudando muito é um remédio a base de ervas, os sintomas das minha mão, desapareceu e amenizou muito os sintomas dos pés. Se alguém interessar.
ester
tenho interesse em ervas tbm tenho psoríase plantar
NeiaMaria da Silva Ornagui
Tinha só nos pés cotovelo e joelho,agora tem nos seios,virilha,axila,genital,me confundi com candidíase,nao sei direito ,a coceira e insuportável,meu corpo coca inteiro na cabeça as descamações não acaba já faz anos,sera que posso ter todos dois ou mais tipos de psoríase juntas? Preciso de ajuda,nao aguento mais.
valdecir raimundo correa lopes
tenho pseorise a seis meses estabilizei com cetafhil creme e caro 130,00 reais pois estou muito bem
Gladstone Aguiar Duarte
Acabei com a psoriase, tomando em jejum, 35 gotas diárias de FLOR DE ALICE; esse floral, é produzido por uma farmácia de manipulação de Maringá, no estado do Paraná. Em um ano, a pele está limpa.
Benvinda Aqueline Sarmento dos Santos Sousa Pontes de azevedo
muito esclarecedor ...eu tenho psoríase desde criança mas o demorou a ser diagnosticado ...e hoje tenho ARTRITE PSORIÁTICA...mas é bem difícil conviver com essa doença .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Benvinda! Que bom que as informações foram de valor para você. Muito obrigada pelo seu comentário :)
Maria oliveira
Tenho psoriasis na sola dos pés, uso uma composição de pomada, gostaria de saber informações sobre esta terrivel doença ...obrigada Maria
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Nesse link poderá encontrar mais artigos com informações sobre a psoríase: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/7758/q/psoriase
Cláudia
Eu fiz um comentário onde eu afirmei que o Limão com óleo de girassol cura a psoríase. Vou explicar exatamente como ocorreu às lesões eram no calcanhar e na sola dos pés onde impossibilitava Andar fizemos o tratamento durante dois meses os pés ficaram limpos Já faz mais de um ano os sintomas não mais voltaram creio estar curada
ester
tenho interresse como se faz oleo de girassol com limao
Cláudia
Boa tarde Quero compartilhar com vocês que sofrem com a psoríase o tratamento que descobri que cura a psoríase é simples limão galego e óleo de girassol passa uma porção quatro Limões grande 3 colheres de sopa de óleo de girassol e um copo de água morna Esmague o limão com a casca misture tudo e passar nas lesões
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cláudia! Muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência :)
eliane f c nunes
Só quero comentar que eu usei o oleo de copaiba e melhorou muito o problema de psiorise em minha pele
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Elizete Sã
Gostaria de saber se a psoriase é hereditária?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elizete! A psoríase é uma doença hereditária sim, por isso é bom conversar com o seu médico sobre o seu histórico familiar se tiver parentes com a doença. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Príncipe silva
Olá minha tinha tem nos pés está muito injado e sangrando muito ..que tipo de pomada podemos usar..obg
1 de 8
Tipos de Psoríase e fotos