Partilhar

10 perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 5 agosto 2019
Imagem: playbuzz.com

Comprar roupa nova é uma das atividades preferidas as mulheres. Se as peças estiverem em liquidação, a loucura é total. No entanto, renovar o armário nem sempre é uma coisa positiva, pois muitas pessoas acabam adquirindo coisas por impulso e não por necessidade. O resultado é um guarda-roupa superlotado, uma conta bancária negativa e uma sensação de vazio interior. Para evitar fazer compras inconscientes, existem várias coisas que você deve considerar. Gastar sua grana não é um ato de lazer ou compensação emocional, pois isso só vai gerar desperdício. Toda a gente ama vestir bem, mas uma preocupação excessiva pode destruir as finanças e a saúde emocional. Para prevenir que isso aconteça consigo, leia esse artigo do umComo e conheça as 10 perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar em 10 passos
Passos a seguir:
1

Essa peça combina com as outras do meu armário?

A primeira das perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas é se a peça combina com o resto das roupas que você já tem. Antes de ceder aos seus desejos, tente perceber se consegue montar mentalmente três looks diferentes com a peça nova. Se não, o melhor é continuar andando e não levar a peça para casa. Essa análise ajuda a evitar que você desperdice grana com um peça que não vai usar.

10 perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas - Passo 1
2

É algo que vou usar por várias temporadas?

Todas as estações surgem novas tendências de moda. Isso faz com que todas as mulheres desejem o item do momento, não considerando que daqui a um mês a peça só vai ocupar espaço em casa. Dê uma olhada no seu armário e tente perceber quantas peças estavam na moda há algumas temporadas, para agora estarem esquecidas. Não cometa o mesmo erro e aposte no clássico para enriquecer o stock de roupas a longo prazo.

3

Já tenho coisas parecidas com essa?

Muitas mulheres possuem um estilo bem específico, fazendo-as suar peças parecidas com frequência. Quando isso acontece, é difícil criar um destaque no visual. Se você ama uma peça, mas tem três iguais em casa com pequenas diferenças, não compre. Se o modelo for lindíssimo e irresistível, aposte numa cor diferente do habitual.

4

É certo para mim?

Antes de perder o amor à carteira, analise se a peça é adequada ao seu estilo, ao seu tipo de corpo e à sua idade. Olhe no espelho com honestidade e procure roupas adequadas ao seu físico e ao seu estilo. O tamanho deve ser o seu, não compre um tamanho maior ou menor só porque a peça está a metade do preço. Quanto há idade, sempre tenha em conta que algumas peças que ficam bem a pessoas com 20 anos não ficam tão bem em jovens de 50.

5

Em que contexto posso usar isso?

Para fazer outro teste à peça, considere as situações em que poderia usá-la. Procure ocasiões, de preferência quotidianas, em que você usaria essa roupa. Se nesses contextos estiverem presentes a vida social e o trabalho, comprar é liberado.

6

Se fosse de outra marca ou outra loja, eu compraria?

O amor a determinada marca ou estilista pode fazer com que você compre desnecessariamente. Imagine que a roupa está noutra loja ou pertence a outra marca, e decida se a compraria na mesma.

7

Estou tentada com o preço ou com a peça?

Se o preço é a coisa mais atraente dessa peça, não a compre. Adquirir uma roupa só porque está em liquidação é um mau negócio: é preferível possuir poucas coisas de boa qualidade do que coisas baratas de qualidade inferior.

8

Tenho grana para gastar nisso?

Se você tem dificuldades com o seu orçamento no final do mês, o ideal é não gastar grana de forma desnecessária. Espere alguns meses e não perca a dimensão das transações de modo a evitar um desgosto quando chegar a fatura do banco.

9

Essa vontade de comprar não será apenas um impulso?

Se é comum você chegar a casa com dez sacolas, é óbvio que você está comprando descontroladamente. Quando estiver namorando a vitrine de uma loja, lembre-se das suas compras desnecessárias.

10

Vou gastar mais com essa peça?

Uma das perguntas que você precisa fazer antes comprar roupas é se a peça lhe vai dar outros gastos. Ajustes ou modificações das roupas e a manutenção de tecidos delicados pode sair bem caro, por isso evite peças que geram despesas extra.

11

Para que consiga manter a roupa em bom estado, reaproveitá-la e comprar de forma mais sensata, dê uma olha nesses artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre 10 perguntas que você precisa fazer antes de comprar roupas

Imagem: playbuzz.com
1 de 6

Voltar ao topo da página