menu
Partilhar

10 sinais que podem indicar problemas de próstata

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 fevereiro 2018
10 sinais que podem indicar problemas de próstata

Além do temido câncer de próstata, existem outros quadros que podem afetar a glândula que faz parte do sistema genital masculino. Muitas vezes, a doença é silenciosa e os sintomas aparecem quando ela já está avançada, sendo necessário buscar o médico o quanto antes. Por isso, é essencial saber quais são os 10 sinais que podem indicar problemas de próstata. Veja quais são eles com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como desinflamar a próstata
Passos a seguir:
1

Assim como o câncer de próstata, outras doenças que afetam a glândula, entre elas, a hiperplasia prostática e a prostatite, quando estão nos estágios iniciais podem ser silenciosas, prejudicando o diagnóstico do quadro. Dessa forma, os sinais que podem indicar problemas de próstata aparecem quando é inevitável buscar ajuda médica. Os sintomas mais comuns nesses casos são as dificuldades de urinar, que se manifestam de diferentes formas, assim, podemos dizer que o primeiro sinal de que algo está errado é a micção frequente.

10 sinais que podem indicar problemas de próstata - Passo 1
2

O segundo sintoma é a vontade de urinar à noite com mais frequência (também chamado de nictúria) e o terceiro o fluxo urinário interrompido ou somente fraco. Na realidade, esses três sinais ocorrem pela mesma razão. Quando há um problema na próstata, ela aumenta de volume, o que causa a compressão da uretra. Essa pressão impede que a bexiga seja esvaziada completamente e, assim, logo ela está cheia de novo.

3

Além disso, mesmo que a próstata inchada esteja prejudicando a saída de urina, quando a bexiga está muito cheia a grande pressão da urina consegue ultrapassar a obstrução. Só que à medida que a urina sai a sua pressão é menor e, por isso nem toda ela é eliminada. Porém, quando a glândula cresce demais é possível que ela obstrua totalmente a uretra, o que vai impedir o fluxo da urina. Se isso ocorrer, a urina que deveria sair da bexiga volta para os rins, causando o hidronefrose e, consequentemente, insuficiência renal. Se não tratada o resultado final é uma lesão permanente dos rins.

4

A hiperplasia e o câncer da próstata são as doenças que provocam essas dificuldades com mais frequência. Porém, vale ressaltar que no caso do câncer pode não haver a compressão da uretra, quando o mesmo cresce na direção contrária e, por isso, não obstrui o fluxo de urina. De qualquer forma, quando ocorre a obstrução, pode haver ainda ardência e/ou dor ao urinar, sendo esse o quarto sinal que pode indicar problemas de próstata. Isso acontece porque quando a bexiga não é esvaziada de modo adequado a urina retida nela pode formar cristais que se tornam pequenas pedras, as quais provocam a sensação de queimação ao urinar.

5

Continuando a lista, o quinto sintoma é a presença de sangue no sêmen, que costuma ser mais comum em casos de prostatite, uma inflamação da próstata, causada pela bactéria Escherichia coli. Esse problema possui outros sinais específicos, entre eles, febre e dor pélvica, o sexto e sétimo sinais de problemas na glândula. Já quando o câncer de próstata está avançado e se expande para outras regiões do corpo os sintomas podem incluir dor nos ossos da coluna, costelas ou pelve, sendo esse o oitavo sinal. Ainda associada à evolução do câncer temos o nono sinal, fraqueza nas pernas, acarretada quando o problema se alastra para a coluna vertebral e comprime a medula espinhal. Outra consequência disso é o décimo sintoma que indica a doença avançada, incontinência urinária e fecal.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

10 sinais que podem indicar problemas de próstata - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 sinais que podem indicar problemas de próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
NELSON BARBOSA DA SILVA
Pequena dor nós testículo
A sua avaliação:
Clésio Eduardo
Não estava muito bem informado quanto ao assunto, agora sim. Obrigado.
Editor umComo.com.br
Que bom que as informações foram úteis Clésio, continue seguindo os artigos do umCOMO :)
jose frança
tenho 58 anos minha prostata deu bastante aumentada, tamanho 71,3 mais o médico passou pra mi COMBODART, já tem 30 dias que eu tomo, mais eu nunca sentir nada, eu urino 2 vezes por noite, não sinto ardor na urina, o mijo sai normal, só uma coisa que eu quero pedir o Sr. que passe um remedio para ereção pra mi deus lhe pague
Pedro B. Dias
A minha próstata esta com aumento de 45 x 40 x 46 peso 46. O meu urologista pediu um ultrassom da próstata e deu esse valores foi pedido também outros exames como o PSA, pois ao urinar eu sinto uma certa arderência no canal do pênis e o jato da urina sai meio fraco, obs. tenho 71 anos.
eloir zorzi rodrigues
boa noite a uns 20 dias sinto que o meu jato de urina esta diminuindo e tbm um dorzinha abaixo da bexiga -meu jato que era ate então forte de fato percebi a diminuição desse jato mais ok mais me incomoda e essa dorzinha irritante tenho uma consulta dia 20 com urologista para fazer um checape -pois fiquei um pouco preocupado com isso
A sua avaliação:
Wagner Campos Prado
Gostaria de treinar minha esposa... MAIS DETALHES TÉCNICOS POR FAVOR!!!
Editor umComo.com.br
Oi Wagner! Pode ver aqui as instruções para fazer o autoexame à próstata: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-um-autoexame-de-prostata-5584.html
A sua avaliação:
kostolias
tenho 74 anos, quando virou apelo nacional, eu fiz uma consulta a um medico talvez menos preparado, ele disse que eu tinha prostatite, mas até aquele dia eu nunca tive sintoma algum, como não tenho até hoje, se há contradições entre os medicos sobre tal "doença", eu estou pagando pela burrice deles, alias tem muito medico que tirou o diploma e parou no espaço, não sabe nem tirar a temperatura do corpo, e eu sou mais uma cobaia nas mãos (ou dedo) desses vagabundos

10 sinais que podem indicar problemas de próstata
1 de 3
10 sinais que podem indicar problemas de próstata

Voltar ao topo da página