Partilhar

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017

Se você está procurando seguir um estilo de vida mais saudável e melhorar a sua alimentação, saiba que isso não significa ter de abdicar por completo dos seus alimentos favoritos. Até porque, seguir dietas radicais não é o melhor a fazer para a sua saúde e, no final acabam por o deixar desmotivado. Então o que você tem de fazer é apenas pequenas trocas alimentares para ter uma alimentação mais saudável, com menos gorduras e calorias e mais nutrientes. A reeducação alimentar não se trata de eliminar alimentos do cardápio, mas sim de substituí-los, de escolher os produtos certos. Se o seu objetivo é perder peso e melhorar a sua alimentação e qualidade de vida, então não perca neste artigo de umComo as 10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta e saúde.

Também lhe pode interessar: Top 10 alimentos mais saudáveis

Pão branco por pão integral

Quando pensamos em perder peso e melhorar a alimentação, uma das primeiras coisas que pensamos em eliminar da alimentação é o pão. Mas não precisa fazer isso, tudo o que precisa é de fazer escolhas inteligentes. O pão branco que normalmente consumimos é rico em carboidratos simples e conta com um alto índice glicêmico. Algumas alternativas saudáveis às quais pode recorrer são o pão integral, que contém fibras e vitaminas, pão de tapioca sem glúten ou pão de queijo de frigideira, não tem glúten e conta com muita proteína.

Lembre-se que ao escolher pães com sementes e grãos visíveis, você está fazendo uma escolha melhor, pois estará a consumir mais fibras que ajudam na digestão.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Pão branco por pão integral

Leite de vaca por leite vegetal

O leite de vaca é rico em açúcares e gordura, sendo difícil de digerir a lactose o que pode causar gases e outros problemas gastrointestinais. Além disso, muitas pessoas ao não conseguirem digerir a lactose ficam intolerantes a ela, então o melhor a fazer é substituir o leite de vaca por um leite vegetal, como o de aveia, amêndoas ou arroz. Você pode comprar esses leites já prontos no supermercado ou então fazer em casa, nesses artigos explicamos para você a receita de leite de arroz, leite de amêndoas e de leite de aveia.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Leite de vaca por leite vegetal

Sal por outros temperos

O sal é rico em sódio, pelo que consumido em excesso pode levar a um aumento de pressão sanguínea, para além de doenças cardíacas, cerebrais e renais. Para substituir o sal comum, você pode optar por outros temperos e ervas como cebola, cominho, alecrim e alho. Outra opção para fazer render o sal e deixá-lo com outro gostinho é adicionar ervas secas a ele. Neste artigo explicamos para você como fazer sal de ervas.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Sal por outros temperos

Chocolate em pó por alfarroba

O chocolate em pó é um dos inimigos número um da dieta e de uma alimentação saudável, pois é em rico em gordura e açúcares. Mas você pode trocar o chocolate em pó por alfarroba, um ótimo substituto do chocolate em pó que tem propriedades nutricionais mais benéficas para a sua saúde. A alfarroba tem muito menos gordura que o cacau, para além de não contar com estimulantes como a cafeína e teobromina. Se ainda não conhecia esta vagem, consulte o nosso artigo em que explicamos tudo sobre a alfarroba e os seus benefícios, para além disso ainda poderá encontrar receitas com ela.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Chocolate em pó por alfarroba

Açúcar refinado por mel, stevia,...

Se quer perder peso e seguir uma alimentação mais saudável, então nem preciso dizer que está na hora de dizer adeus ao açúcar branco refinado, rico em calorias e pobre em nutrientes. Hoje em dia, você já conta com tantas opções de produtos naturais mais saudáveis para substituir o açúcar, como o açúcar mascavo. Apesar de preservar nutrientes como minerais e vitaminais, ele ainda continua sendo calórico, então você pode recorrer ao mel, rico em nutrientes e antioxidantes, ao adoçante, à stevia e ao agave, que tem menos calorias que o mel. Para além disso, ainda tem o açúcar de coco e o açúcar demerara, tudo opções mais saudáveis que o açúcar refinado.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Açúcar refinado por mel, stevia,...

Frituras por grelhados e assados

As frituras também são as grandes vilãs de uma alimentação saudável e de dietas de emagrecimento, pois são ricas em gorduras e calórias. Mas o melhor de tudo é que todo o alimento frito pode ser assado, sem perder o seu sabor. Grelhados e assados têm menos calorias e preservam os nutrientes dos alimentos, por isso opte por assar os alimentos ou por grelhar na chapa com um pouco de azeite.

Batata frita por chips caseiros

Tanto as batatas fritas como os salgadinhos de pacote que você compra no supermercado, contam com muita gordura e sal, por isso são alimentos a evitar. Mas para substituir esses alimentos, você mesmo pode fazer uns chips saudáveis em casa, pode ser de batata doce, de abóbora, beterraba, de cenoura e até de frutas como de maçã e de banana. Basta fatiar o alimento escolhido bem fininho, colocar em uma assadeira e levar ao forno por 20 minutos. Fica uma delícia e um snack bem saudável!

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Batata frita por chips caseiros

Suco de caixinha por água aromatizada,...

Sucos de caixinha e os refrigerantes que compramos no supermercado são ricos em açúcar e aditivos químicos. Mas você pode substituí-los por sucos naturais, de preferência sem adição de açúcar; água, essencial para o nosso organismo; água aromatizada, uma ótima opção para dar um sabor à água e ajudá-lo a beber mais; chás, contam com vários benefícios para a saúde ou água de coco, tem poucas calorias e é rica em nutrientes.

10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta - Suco de caixinha por água aromatizada,...

Macarrão comum por macarrão de abobrinha

O macarrão comum é rico em carboidratos, mas você pode substituí-lo facilmente por macarrão de abobrinha. Para fazer o macarrão de abobrinha basta ralar duas abobrinhas grandes no sentido do comprimento e colocar a abobrinha para cozinhar como se fosse macarrão. Quando estiver pronta, escorra a água da abobrinha. Depois numa panela coloque azeite, sal, orégano, alho e pimenta-do-reino a gosto e coloque a abobrinha para temperar.

Óleo de cozinha por azeite de oliva,...

O óleo de cozinha está presente em várias preparações de receitas, mas o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde, pois é rico em gorduras. Para substituir o óleo de cozinha e sem perder no sabor, você pode optar por cozinhar com azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de linhaça, óleo de girassol ou óleo de milho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 10 trocas saudáveis para melhorar sua dieta

1 de 8

Voltar ao topo da página