Partilhar

11 benefícios da couve de Bruxelas

Por Paula Cassandra. 30 janeiro 2017
11 benefícios da couve de Bruxelas

O também chamado repolhinho, pois se assemelha ao vegetal, mas em proporções bem menores, foi amplamente cultivado na Bélgica, principalmente, no século 16, o que lhe rendeu o seu nome. Com sabor adocicado e textura crocante, pertence à mesma família da couve e do brócolis, além de repolho. As suas propriedades para o organismo são imensas, por isso, pode fazer parte do dia a dia de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Para saber quais são os 11 benefícios da couve de Bruxelas, confira as informações reunidas pelo umCOMO sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: 11 benefícios da Tangerina
Passos a seguir:
1

Existem muitas razões para incluir a couve de Bruxelas no seu cardápio diário. Entre os benefícios da couve de Bruxelas, pode-se dizer que o primeiro é o fato do vegetal ser rico em substâncias antioxidantes. Elas são essenciais para evitar o envelhecimento precoce das células e combater diversas doenças, inclusive, diferentes tipos de câncer. Alguns dos antioxidantes encontrados no alimento são as vitaminas A, C e E, bem como o manganês e os flavonoides (quercetina, kaempferol e isorhamnetin).

11 benefícios da couve de Bruxelas - Passo 1
2

A segunda vantagem para o organismo é o poder que possui no combate aos processos inflamatórios. Isso se dá em parte porque a couve de Bruxelas conta em sua composição de maneira abundante com os glucosinolatos, que se transformam em isotiocianatos, os quais protegem as células do estresse oxidativo. Os glucosinolatos do vegetal também se convertem na molécula de indole-3-carbinol, que evita o desenvolvimento das células cancerígenas. Essa molécula impede ainda a produção de estrogênios que quebram o colágeno da pele, o que leva ao aparecimento de celulite. A batalha contra as inflamações também acontece através do ômega-3 e da vitamina K que o alimento possui.

3

Devido às substâncias antioxidantes da couve de Bruxelas, bem como àquelas responsáveis pelo combate aos processos inflamatórios, é possível elencar como o terceiro benefício desse alimento a prevenção do câncer. O controle das células cancerígenas está comprovado, principalmente, nos casos de câncer de mama, ovário, cólon, bexiga, pulmão e próstata.

4

Seguindo a lista, a quarta vantagem do vegetal é a proteção ao sistema cardiovascular. Isso também é de responsabilidade, em especial, dos glucosinolatos, que têm propriedade anti-inflamatória, podendo prevenir e até mesmo regenerar os prejuízos que os vasos sanguíneos venham a sofrer por diferentes razões. Além disso, por conseguir regular a inflamação no corpo, a couve de Bruxelas evita casos de doenças isquêmicas do coração, arteriosclerose e ataques cardíacos. Outro responsável pela saúde do coração presente no vegetal é o ácido fólico que, entre outros benefícios, suprime a homocisteína, um aminoácido que pode levar à doença cardíaca.

5

O vegetal também possui o benefício de combater o colesterol, o que ocorre de formas distintas, sendo o quinto da lista. Isso acontece por meio das vantagens que oferece aos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de haver obstrução das artérias, mas também porque é fonte de fibras. Sabe-se que esse nutriente é coringa na hora de evitar problemas associados ao chamado colesterol ruim, uma vez que as fibras se ligam aos ácidos biliares, produzidos pelo fígado para digerir a gordura, tornando a sua eliminação facilitada.

6

Devido ao alto teor de fibras existente na couve de Bruxelas, o sexto benefício da lista é o de ajudar na digestão dos alimentos, evitando a constipação e, por consequência, colaborando com o emagrecimento. Mas também é importante ter os outros hábitos alimentares saudáveis. Uma alimentação rica em fibras não só ajuda na perda de peso, porque sacia a fome por mais tempo, reduzindo o apetite, como colabora ainda com a eliminação do alimento digerido. As fibras são benéficas por várias outras razões, como a de controlar os níveis de açúcar do sangue.

7

O vegetal conta ainda com o chamado sulforafano, uma substância que controla o crescimento da população da bactéria Helicobacter pylori, que vive no estômago de muitas pessoas e pode causar problemas como gastrite e mesmo câncer. Esse, portanto, é mais um e o sétimo benefício da lista.

8

Em oitavo lugar está o benefício da couve de Bruxelas de colaborar com a saúde dos ossos. Isso se dá, em especial, ao fato do alimento ser rico em vitamina K. Esse nutriente também evita a calcificação dos tecidos do corpo, o que pode levar ao seu mau funcionamento, e tem papel importante na função nervosa e para o cérebro, graças às suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

9

A vitamina C que o vegetal tem é outro nutriente e um antioxidante que oferece uma série de benefícios para o corpo, sendo assim o nono da lista. Entre eles, manter fortalecido o sistema imunológico, controlar a pressão arterial e combater problemas como catarata e intoxicação por chumbo, uma vez que o organismo se torna mais resistente e consegue lidar melhor com problemas que possa ter.

10

Ser fonte de vitamina A é o décimo benefício da couve de Bruxelas, uma vez que o nutriente e também um antioxidante é outra substância que protege o sistema imunológico, a saúde dos olhos, inclusive, contra casos de degeneração macular e catarata. A vitamina A é responsável ainda em parte pela saúde dos dentes e dos órgãos reprodutivos, prevenindo as doenças que podem afetá-los.

11

Por fim, o décimo primeiro benefício da couve de Bruxelas está no fato de ser um alimento indicado para uma gestação saudável. Junto com um cardápio variado, esse vegetal é muito importante dada a sua riqueza de nutrientes, como as vitaminas A, C e K, das quais já se falou, bem como a presença de minerais, entre eles, ferro, potássio, manganês e magnésio, além de ácido fólico, esse último obrigatório na alimentação de todas as futuras mamães.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 11 benefícios da couve de Bruxelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 11 benefícios da couve de Bruxelas

11 benefícios da couve de Bruxelas
1 de 5
11 benefícios da couve de Bruxelas

Voltar ao topo da página