Partilhar
Partilhar em:

12 benefícios do caju para a saúde

12 benefícios do caju para a saúde

O caju é um fruto muito rico em nutrientes, além de poder ser usado na cozinha em muitas receitas diferentes. Isso acontece porque o caju é composto pela castanha de caju - um fruto seco ingerido depois de ser assado - e pelo fruto, que pode ser rosada, amarela ou avermelhada. O cajueiro é uma árvore muito típica do Brasil e o seu fruto pode ser encontrado com facilidade. O colheita do caju é feita no período entre fevereiro e maio, mas é possível encontrar o fruto noutras épocas do ano, como em junho.

100 gramas desta fruta contêm apenas 53 calorias, contando muitos benefícios para o seu organismo devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais. Esta fruta nutritiva deve ser incluída na sua dieta, uma vez que favorece o bom funcionamento do organismo em muitos aspetos diferentes. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra os 12 benefícios do caju para a saúde!

Também lhe pode interessar: Benefícios do aipo para a saúde

Auxilia o emagrecimento

Um dos 12 benefícios do caju para a saúde é o seu poder emagrecedor. O fruto é pobre em calorias e possui uma porcentagem muito baixa de gorduras que são parte do grupo de gorduras boas (gorduras insaturadas).

Inclua o caju na sua rotina, comendo a fruta in natura em lanches entre as refeições. Além de não fornecer um número calórico significativo, o caju promove o bom funcionamento intestinal pelo seu alto conteúdo em fibras. Isso significa que ajuda a dizer adeus ao inchaço do abdômen e ao desconforto abdominal!

Combate o colesterol ruim

Por conter gorduras monossaturadas, o caju pode ser usado para combater os efeitos do colesterol ruim (conhecido como LDL). O desequilíbrio do colesterol pode provocar acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos e, por esse motivo, o caju é o aliado perfeito para este problema.

Promove a saúde da pele

O caju é rico em cobre, um componente importante de enzimas como a tirosinase, cujo papel é converter a tirosina em melanina, o pigmento que dá cor à pele e ao cabelo. Com apenas 1/4 de xícara de caju, é possível manter uma pele saudável e bonita e cabelos sedosos, com menos quebra!

Dica: Gostaria de saber quais são os melhores alimentos para a pele, além do caju? Entre no artigo!

Fortalece o sistema imunológico

A presença de zinco no caju dá origem a um dos melhores benefícios dessa fruta para a saúde do organismo. O zinco é uma substância essencial para proteger o organismo de infecções microbianas, promover a cicatrização das feridas e sintetizar as proteínas. É um nutriente essencial para mulheres grávidas, promovendo o crescimento da criança na barriga da mãe e nos anos de desenvolvimento na infância.

Previne doenças do sangue

O efeito antioxidante do cobre é essencial para a prevenção de doenças do sangue, uma vez que o mineral apoia a produção de hemoglobina, reduzindo assim o impacto dos radicais livres e favorecendo a saúde geral do seu organismo.

Controla o sistema nervoso

Apostar numa alimentação restritiva, quer seja por motivos estéticos ou de saúde, pode provocar alterações no sistema nervoso como mudanças de humor. Para que isso não seja um problema, você pode consumir o caju e beneficiar da quantidade de Magnésio presente na fruta. Desse jeito, é possível receber um apoio na produção de Dopamina, uma substância que tem um efeito relaxante e conveniente, especialmente para mulheres durante a TPM.

Dica: Acesse esse artigo e confira como cuidar do sistema nervoso com mais conselhos do umCOMO.

Melhora a função sexual

O suco de caju fortalece o sistema cardiovascular, o que é extremamente benéfico para o funcionamento do sistema reprodutor. Além disso, o caju aumenta os níveis de energia e promove o bom desempenho físico, o que aumenta a qualidade dos encontros sexuais no geral. Não descarte essa fruta e os seus benefícios para a saúde sexual.

Previne o câncer

Por ser uma excelente fonte de flavonoides, o caju é um dos melhores aliados para combater o câncer. Um dos flavonoides presentes na fruta tem o nome de proantocianidina, um poderoso agente na prevenção do crescimento de células cancerosas e no combate contra o desenvolvimento de tumores. É especialmente indicado para reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto do câncer da mama e da próstata.

Fortalece os dentes e os ossos

As quantidades de Cálcio e Magnésio presentes na fruta do caju são uma excelente contribuição para a saúde óssea e dentária. Desse jeito, o alimento é perfeito para beneficiar a saúde das gengivas, dentes e ossos e ainda aumentar a flexibilidade óssea e das articulações.

Controla a diabetes

Para evitar a diabetes e controlar o consumo de açúcar (prejudicial à saúde universal) , é necessário apostar em frutas com baixos níveis de açúcar. O caju entra nesse grupo de alimentos, não fornecendo riscos para o desenvolvimento de diabetes e sendo uma fruta segura para os diabéticos.

Evita os cálculos biliares

Os cálculos biliares, ou o aparecimento de pedra na bexiga, são em grande compostos de colesterol. Depois de fazerem investigações, cientistas descobriram que o consumo de caju pode reduzir a probabilidade de gerar pedras em 25%, um dos melhores benefícios do caju para a saúde.

Previne a anemia

O Ferro é um nutriente essencial para o transporte de oxigênio por todo o corpo, funcionando também promover a eficácia do sistema imunológico. A falta de ferro no organismo pode provocar anemia, imunidade baixa e sensação de fadiga, o que faz com que o consumo de ferro seja essencial. Assim, você pode apostar no consumo do caju para beneficiar do seu elevado teor de Ferro.

Dica: Saiba como se alimentar para curar a anemia com outros alimentos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 12 benefícios do caju para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 12 benefícios do caju para a saúde

12 benefícios do caju para a saúde
1 de 3
12 benefícios do caju para a saúde