13 benefícios da pimenta do reino para a saúde

13 benefícios da pimenta do reino para a saúde

A pimenta do reino, também chamada de pimenta preta, é um dos temperos mais populares em todo o mundo. Com origem indiana, a pimenta do reino é usada em todos os continentes. É um tempero quente e picante usado em pratos salgados, combinando muito bem com quase todos os ingredientes dessa categoria como sopas, ensopados, marinadas e molhos. O ingrediente pode ser usado fresco ou seco e contem potássio, ferro, cálcio e piperina (o ingrediente que fornece mais propriedades benéficas para o organismo). Se você gostaria de conhecer os 13 benefícios da pimenta do reino para a saúde, continue lendo esse artigo do umCOMO!

É um antidepressivo natural

Um dos melhores benefícios da pimenta do reino para a saúde é a sua ação antidepressiva. A piperina, o composto principal do tempero, aumenta a produção de serotonina, o neurotransmissor que regula o seu estado de humor. Baixos níveis de serotonina estão, geralmente, associados à depressão.

Além disso, este poderoso agente aumenta is níveis de bera-endorfinas no cérebro, promovendo assim a clareza da sua mente e reduzindo o estresse diário. Assim, a pimenta do reino promove o bem-estar geral das pessoas!

Dica: Conheça também os alimentos ricos em triptófano, uma substância essencial para combater a depressão.

Combate o câncer e previne doenças

Por possuir ação antioxidante, a pimenta do reino combate as células cancerosas, especialmente nos casos de câncer de mama e de cólon.

Além disso, os polifenóis que o tempero fornece protegem o organismo da hipertensão arterial, das doenças cardiovasculares e da diabetes.

Limpa as vias respiratórias

A pimenta do reino pode ser usada para descongestionar e limpar o nariz, uma vez que é um ingrediente que ajuda a soltar o catarro. As suas propriedades também combatem os micróbios, o que faz desse tempero um dos compostos mais populares de remédios para a tosse e resfriados.

Para usar a pimenta do reino para limpar as vias respiratórias, basta beber um copo de água morna com meia colher de sopa da pimenta preta em pó e repetir por 2 ou 3 vezes por dia. Se acha esse método difícil, também pode inalar o vapor de um recipiente com água quente, misturado com uma colher de sopa de pimenta do reino e óleo de eucalipto.

Combate a artrite

Por possuir propriedades anti-artríticas e anti-inflamatórias, a piperina é uma das melhores substâncias para tratar a artrite. Como promove a boa circulação, a pimenta do reino também reduz as dores nas articulações.

Dica: A pimenta do reino branca também é bastante útil para este objetivo. Para conhecer outros alimentos benéficos para a artrite, entre no artigo.

Diminui os gases

Por ser um ingrediente carminativo, a pimenta preta é útil para aliviar e prevenir a formação de gases no estômago. Se você costuma ter esse problema, pode usar pimenta do reino em grãos para temperar os seus alimentos.

Caso queira aliviar a indigestão e sensação de fartura, dilua 1/4 de colher de chá de pimenta do reino e 1/4 de colher de chá de cominho em um copo de leite e beba.

Dica: Massajar a barriga com óleo de pimenta também pode ser útil para aliviar as dores provocadas pelos gases.

Promove a perda de peso

Por funcionar como um agente termogênico, a piperina acelera o metabolismo e aumenta o número de calorias queimadas pelo seu corpo. Use pimenta do reino regularmente para temperar os seus alimentos, de preferência em grãos, e notará uma melhoria na sua figura e na sua saúde!

Aumenta o apetite

Se, ao contrário do passo anterior, você sofre com falta de apetite, recomendo que use a pimenta do reino para dar mais sabor aos alimentos. Isso vai resultar porque a pimenta estimula o olfato, o que aumenta o apetite.

Para aumentar o seu apetite, misture meia colher de chá de pimenta do reino com uma colher de sopa de açúcar mascavo (em pó). Tome o remédio regularmente até notar uma melhoria nos sintomas.

Melhora o processo digestivo

A pimenta do reino aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que promove uma boa digestão. Isto acontece porque os problemas digestivos são provocados pela falta de ácido clorídrico no estômago.

Desse jeito, a pimenta do reino pode ser utilizada para aliviar flatulência, indigestão e constipação. As suas propriedades antibacterianas também são eficazes no combate às bactérias intestinais.

Dica: Entre nesse artigo e conheça mais alimentos para melhor a digestão.

Promove a absorção de nutrientes

As substâncias encontradas na pimenta preta aumentam a absorção de outros nutrientes essenciais como a vitamina B, a curcumina, o selênio e o beta-caroteno. Continue lendo para conhecer outros benefícios da pimenta do reino.

Melhora a saúde dentária

Se você sofre de mau hálito, sangramento, dor ou inflamação nas gengivas, a combinação de pimenta do reino e sal pode ser útil para combater estes problemas. Para usar este remédio natural, misture partes iguais de sal e pimenta do reino com algumas gotas de água e massaje essa pasta nas gengivas.

Evita a retenção de líquidos

A pimenta do reino possui uma ação depurativa, promovendo a eliminação de fluidos em excesso no organismo através da transpiração e da urina. Para saber como prevenir a retenção de líquidos, consulte essas dicas.

Ajuda a deixar de fumar

Alguns estudos científicos indicaram que a pimenta preta pode contribuir para deixar de fumar. Foi provado que, nos primeiros dias após deixar o cigarro, os fumantes que ingeriram pimenta do reino tiveram maior facilidade em reduzir o desejo de cigarro.

Possui ação antibacteriana

Como se 12 benefícios da pimenta do reino para a saúde não fossem suficientes para incluir este tempero no cardápio, o ingrediente conta ainda com poder anti-bacteriano, sendo capaz de destruir diferentes bactérias no estômago. Invista nesse tempero ardido saudável!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 13 benefícios da pimenta do reino para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.