Partilhar

15 alimentos que te deixam com mais fome

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 3 dezembro 2019
15 alimentos que te deixam com mais fome

Sabia que existem alguns alimentos que aumentam o apetite? Enquanto pensamos que estamos saciando a fome, estamos apenas abrindo o apetite para mais tarde voltar a comer e aumentar de peso. Enquanto que é previsível que alguns alimentos aumentem o apetite, outros podem ser uma completa surpresa para você. Aposte num cardápio saudável que promova a saciedade e que não o deixe com mais fome, conferindo essa lista de 15 alimentos que te deixam com mais fome do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os alimentos que engordam mais
Passos a seguir:
1

Cereais matinais

Os cereais matinais são um dos alimentos que te deixam com mais fome. Surpreendido? A farinha branca com quantidades exageradas de açúcar refinado provocam picos de insulina em qualquer momento do dia.

No entanto, quando consumidos logo pela manhã, os cereais funcionam como uma agressão dupla ao seu organismo. Como o cortisol é mais alto nesse momento do dia, ele diminui sua capacidade de metabolizar açúcares, provocando fome.

15 alimentos que te deixam com mais fome - Passo 1
2

Pizza

A combinação de farinha branca com óleos hidrogenados e queijos processados fazem da pizza um alimento que cria picos de insulina, mexendo também com a produção de hormônios de saciedade.

3

Pão branco

A farinha refinada também provoca picos de insulina no sangue que acabam por baixar abruptamente e provocar fome.

4

Macarrão

O macarrão branco faz o mesmo efeito que o pão branco, sendo sempre ingerido em doses com porções inadequadas à dose diária recomendada.

5

Sucos

Os sucos contêm os açúcares presentes nas frutas e não as fibras, criando um pico de insulina que acaba por se transformar em fome. Prefira bater a fruta inteira, com casca e sementes, e misturar com pó de proteína para aumentar a saciedade.

Dica: Saiba como preparar sucos para emagrecer, lendo esse artigo.

6

Salgadinhos

Os salgadinhos são feitos com carboidratos de rápida digestão, provocando o pico de insulina que provoca a fome. Por isso é que sempre apetece comer mais!

7

Comidas rápidas

Os ingredientes presentes nas refeições fast food são desenhados para aumentar o tamanho da sua refeição, inflando o estômago e comprometendo a sua capacidade de controlar a fome.

8

Bebidas alcoólicas

Apenas três doses de álcool são suficientes para reduzir os níveis de leptina no seu organismo, sendo esse o responsável pela sensação de saciedade em 30%. O álcool também diminui as reservas de carboidratos, deixando você com vontade de repôr esses níveis comendo.

Dica: Aposte em bebidas sem álcool. Veja como fazer Piña Colada sem álcool nesse artigo.

9

Sushi

Apesar de parecer uma refeição muito saudável, o sushi pouco mais inclui do que arroz. Comer sushi sem outros alimentos provoca fome muito rapidamente, pelo que é preferível ingerir sashimi e peixe grelhado.

10

Adoçantes

Os adoçantes, colocados no café ou presentes em refrigerantes, excitam as células cerebrais de modo a pensarem que vão receber energia, quando não é o caso. Dessa forma, o cérebro sente mais vontade de comer doces ao longo do dia para combater essa expectativa.

11

Batata frita

As batatas fritas são uma forma de abrir o apetite a qualquer pessoa. No entanto, a sua riqueza em gorduras saturadas provocam alterações hormonais que prejudicam a sensação de saciedade, causando mais fome.

12

Sorvete

O sorvete é rico em gorduras e carboidratos, mas o que provoca fome nessa substância é a sua textura. Ele entra na boca sólido mas rapidamente se transforma em líquido, atrapalhando a emissão da sensação de saciedade.

13

Sopas industrializadas

As sopas industrializadas são ricas em conservantes e sódio, contribuindo para a retenção de líquidos e aumentando a sensação de fome. Parecem encher o estômago, mas rapidamente abrem o apetite novamente.

14

Doces

Os açúcares atrapalham a comunicação do estômago com o cérebro, alterando a emissão da sensação de saciedade. A alteração da produção hormonal pode durar até três dias, possuindo ação prolongada.

Dica: Confira essas alternativas naturais ao açúcar.

15

Barras de cereais

As barras de cereais podem ser ricas em fibras, promovendo o trânsito intestinal e regulando a fome, ou ricas em açúcar refinado e gordura hidrogenada. Esteja atento às marcas e sempre e investigue os rótulos antes de comprar qualquer um desses 15 alimentos que te deixam com mais fome.

Dica: Se esse é o seu caso, esclareça a dúvida - Por que acordo com muita fome?

Se pretende ler mais artigos parecidos a 15 alimentos que te deixam com mais fome, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre 15 alimentos que te deixam com mais fome

15 alimentos que te deixam com mais fome
1 de 9
15 alimentos que te deixam com mais fome

Voltar ao topo da página