Partilhar

3 doenças transmitidas por alimentos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
3 doenças transmitidas por alimentos

Alimentos em determinadas situações, como estragados ou com uma carga de agrotóxicos excessiva, podem desencadear problemas de saúde. Por isso, é importante saber quais são as 3 doenças transmitidas por alimentos para que você saiba como se prevenir dessas enfermidades. Para obter as informações mais relevantes veja o que o umComo.com.br separou a respeito do tema para você.

Também lhe pode interessar: Doenças causadas por vermes
Passos a seguir:
1

Quando os alimentos estão contaminados por bactérias, quem os ingere pode ser acometido por uma intoxicação alimentar, que é a primeira da lista das doenças transmitidas por alimentos. O quadro é relativamente comum, sendo que entre os principais microrganismos que provocam o problema está a salmonela, que pode ser encontrada mais facilmente em comidas feitas com ovos crus e carnes de vaca e de aves mal passadas. No entanto, os alimentos são contaminados quando preparados ou armazenados de maneira inadequada.

3 doenças transmitidas por alimentos - Passo 1
2

Quanto aos sintomas mais comuns de uma intoxicação por salmonella está febre alta, náusea, vômito, diarreia, dor no abdômen, na cabeça e nos músculos. Outra bactéria que pode causar a intoxicação alimentar é a Bacillus cereus, sendo que nesse caso os sintomas são semelhantes e as fontes de contaminação mais frequentes são os alimentos que, mesmo cozidos, são armazenados em temperaturas impróprias, incluindo carnes, leite e mesmo vegetais e arroz.

3

A escherichia coli é outra bactéria que dá origem à intoxicação alimentar, sendo que conforme o subtipo desse agente patológico pode haver, entre os sintomas, sangue na urina e nas fezes também. Nesse caso, as saladas mal lavadas e as carnes mal passadas são os alimentos mais suscetíveis a serem contaminados com o microrganismo. Os alimentos processados também podem provocar o problema e uma forma de evitar contaminações é conferir sempre a sua data de validade.

4

No segundo grupo de doenças transmitidas por alimentos estão aquelas que são causadas por agrotóxicos, como é o caso da infertilidade, câncer e problemas na tireoide. O problema é que mesmo alimentos com pouca quantidade de veneno podem desencadear essas doenças, porém, no longo prazo, pois eles se acumulam no organismo. Além disso, quando a doença surge nem sempre ela é associada aos alimentos com agrotóxico.

5

Outro problema é que existem muitos alimentos que fazem parte do dia a dia que recebem mais veneno do que deveriam. Existe uma dose que é considerada segura, mas devido a uma série de fatores ela nem sempre é respeitada. Associa-se a isso uma alimentação cada vez mais pobre em termos nutricionais, não apenas por parte das pessoas com baixo poder aquisitivo, mas também por quem tem dinheiro, mas acaba escolhendo alimentos pouco saudáveis.

6

Além disso, os alimentos podem estar contaminados com metais pesados, que também agem de forma silenciosa no organismo. Um agravante é que geralmente não se pode identificar um alimento contendo mais agrotóxicos apenas pela sua aparência e, por isso, o melhor é buscar alimentos em lugares onde é possível conhecer a sua procedência, como em feiras ecológicas e/ou orgânicas. Nelas, os alimentos são comprados diretamente ao produtor, sem atravessadores.

7

Por fim, os alimentos podem transmitir vírus, sendo as doenças víricas o terceiro grupo da lista. Entre os casos mais comuns está a gastroenterite, provocada pelo norovírus e o rotavírus, responsável pelo mesmo problema em crianças. Os sintomas se assemelham à intoxicação alimentar. A hepatite A e E também é transmitida por vírus. Os alimentos que podem estar contaminados são as ostras e mexilhões criados em águas contaminadas por esgotos, hortaliças e frutas fertilizadas com resíduo de origem animal contaminado ou mesmo irrigado com água inadequada, bem como as carnes mal cozidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 3 doenças transmitidas por alimentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre 3 doenças transmitidas por alimentos

3 doenças transmitidas por alimentos
1 de 3
3 doenças transmitidas por alimentos

Voltar ao topo da página